Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-05-2009

    SECÇÃO: Arte Nona


    Entretanto...

    Vasco Granja animar-nos-á sempre!

    Foto MANUEL DE SOUSA (FRAGMENTO)
    Foto MANUEL DE SOUSA (FRAGMENTO)
    De seu nome completo Vasco de Oliveira Granja, nasceu a 10 de Julho de 1925, em Lisboa, vindo a falecer em Cascais, a 4 de Maio de 2009.

    Apaixonado pelo Cinema desde a infância, associou-se ao movimento cineclubista. Em 1952 foi detido pela PIDE, em consequência do dinheiro dos bilhetes para os filmes se destinar a financiar o movimento de resistência ao regime do Estado Novo. Esteve preso seis meses, na prisão do Aljube.

    Em 1960 esteve presente no festival de animação de Annecy, em França, a representar Portugal. Durante essa viagem, a primeira fora do seu país, ganhou uma nova paixão pela animação. O cineasta canadiano de animação Norman McLaren tornou-se o seu maior ídolo. Viria a conhecê-lo pessoalmente.

    Durante os anos 60, foi novamente detido pela PIDE, devido à sua ligação na altura ao Partido Comunista Português, mais concretamente à célula comunista dos cineclubes. Esteve preso durante 16 meses, tendo cumprido parte desse tempo em Peniche.

    Em 1974, deu início a um programa de televisão denominado "Cinema de Animação", na RTP, que viria a durar 16 anos, com mais de mil programas transmitidos. Nesses programas, dava a conhecer a animação de todo o mundo, desde aquela que era realizada nos países do leste da Europa, até à proveniente da América do Norte. Pretendia, com o seu programa, divulgar, para além da própria animação, uma mensagem de paz, que considerava estar presente em muitos dos filmes da Europa de Leste que transmitia.

    Ainda em 1974 foi membro do júri do Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême.

    Em 1975, criou um curso de cinema de animação, a partir do qual viria a nascer a Associação Portuguesa de Cinema de Animação.

    Em 1980, foi membro do júri da quarta edição do Animafest, o Festival Mundial de Animação de Zagreb, realizado na então Jugoslávia.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vasco_Granja

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].