Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-05-2009

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL

    Júniores do CPN alcançam a final do Campeonato Inter-Associações

    O CPN apurou-se para a final do Campeonato Inter-Associações de júniores femininos após ter vencido a Série A da competição com um saldo de nove vitórias e uma derrota.

    Para além do CPN, esta série de qualificação foi ainda composta pelo Lousada (da Associação de Basquetebol do Porto), Vagos, Oliveirense (ambos da Associação de Basquetebol de Aveiro), Leões da Enguarda (da Associação de Basquetebol de Braga) e o Barca (conjunto oriundo da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo).

    O apuramento das ermesindenses para a decisão final da prova ficou carimbado a 2 de Maio passado, dia em que foram ao terreno do Lousada perder por 46-49! É verdade, apesar do desaire, o CPN fez a festa da qualificação, uma vez que partia para este encontro com a vantagem de poder perdê-lo por seis pontos de diferença, já que o 1º lugar seria garantido à mesma.

    Contudo, o caminho para chegar ao êxito final foi sinuoso e repleto de obstáculos para o grupo cepeenista, desde logo impedido de contar para este jogo com uma das suas atletas mais influentes – Ana Pereira, que se encontra lesionada. Isto num plantel já de si curto.

    Inferioridade teórica que não se fez sentir nos primeiros minutos do encontro, onde o equilíbrio foi a nota dominante. A três minutos do intervalo, quando o marcador indicava uma igualdade a 18 pontos, o conjunto da casa evidenciou uma toada ascendente sobre o seu adversário, traduzida na obtenção de um parcial de 11-0 que, ao intervalo, colocaria o resultado em 29-18 a seu favor. Com este score o CPN estaria fora da final.

    No reatamento, e na sequência de algumas alterações tácticas efectuadas pelo treinador Agostinho Pinto ao intervalo, o CPN entrou determinado em alterar o rumo dos acontecimentos, conseguindo um parcial de 15-5 no final do 3º período, o qual colocava o marcador em 34-32 a favor do Lousada. Com este resultado as propagandistas estariam novamente com os dois pés na final da competição.

    No entanto, as raparigas do CPN não se davam por satisfeitas e quando o cronómetro indicava dois minutos para o final do encontro passariam para a frente do marcador com uma diferença de seis pontos, dissipando praticamente as dúvidas quanto à equipa que obteria o passaporte para a grande final. Mas o surgimento de alguns erros defensivos derivados do nervosimo que se apoderou das ermesindenses quase deitou tudo a perder. Com menos de dois minutos para o fim o Lousada conseguiu empatar o jogo, levando-o para um prolongamento. Tempo extra este onde o azar bateu mais uma vez à porta do CPN, que se viu impedido de contar com duas das suas mais influentes atletas nesta partida, Luísa Morais e Ana Vale. O cenário parecia voltar a complicar-se, mas a garra da equipa de Ermesinde, que passou a ser orquestrada pela batuta de Diana Gonçalves e Alexandra Meinedo, fez com que o objectivo de estar presente na final fosse alcançado, pese embora o resultado final se ter cifrado por um desaire, por 46-49, como já vimos.

    Maria Sanches, Nádia Amaral, Mariana Duarte e Edite Vilar tiveram igualmente um papel determinante no apuramento do CPN para a final.

    Jogo decisivo este que irá ser realizado em Paços de Brandão no fim-de-semana de 16 e 17 de Maio ante a equipa local, o Brandoense.

    Por: MB/CPN

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].