Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2009

    SECÇÃO: Opinião


    foto

    O Presidente Sonhador

    Um jornalista do JN referiu esta semana que tinha o sonho de ser presidente de uma empresa municipal. Curiosamente, também esta semana, o presidente do município de Valongo declarou, em separata distribuída com aquele jornal, ser um sonhador e ainda querer “fazer imensa coisa”. Ora, eu também tive um sonho. E nesse sonho, os primeiros raios de sol esboçam a paisagem urbana e anunciam o nascer do novo dia no concelho da Sonholândia. É terra de gente empenhada na defesa da qualidade de vida e do bem-estar de todos os que integram aquela comunidade. Nestas matérias, o sonhador, enquanto habitante típico da Sonholândia, é um privilegiado e é, por isso, invejado pelos membros dos municípios vizinhos. É inegável o contributo do Presidente da Sonholândia para o desenvolvimento do concelho, permitindo ao sonhador sentir um especial orgulho em viver naquele município.

    Na Sonholândia, o sonhador vislumbra um planeamento urbanístico equilibrado com respeito pelas exigências da densidade e da qualidade construtiva sem cedência à tentação de encher não só os cofres municipais com as receitas provenientes dos IMI, IMT e licenças de construção, mas também os bolsos dos empreiteiros com a “betonização” do concelho. O sonhador beneficia das excepcionais condições dos serviços públicos municipais instalados na nova centralidade do município – a “Nova Sonholândia”, obra de monta do Presidente e motivo de orgulho da população local.

    Nas áreas das acessibilidades e mobilidade, o Presidente cumpriu com o prometido e o sonhador pode, com segurança e comodidade, deslocar-se para qualquer ponto do município, utilizando o Metro da Sonholândia. O sonhador usufrui ainda de ligações rodoviárias de qualidade, tendo o Presidente dado particular atenção à manutenção e conservação da rede viária. O sonhador pode desfrutar, hoje, dos múltiplos equipamentos desportivos municipais, sobretudo, os do Pólo Universitário da Sonholândia que constitui um importante legado deixado às gerações vindouras.

    Na Sonholândia existem muitas outras coisas de que o sonhador se pode gabar e sentir orgulhoso. Mas a mais importante de todas é a confiança que o sonhador deposita no Presidente, pois este foi-lhe sempre leal e sincero, nunca prometendo o que sabia não poder cumprir. Nunca o Presidente usou dos (já mais que gastos) truques de retórica política de anunciar obras a fazer no presente, com a utilização dos verbos no passado como se já estivessem concluídas, ou então, de anunciar meras intenções, com utilização dos verbos no presente como se já estivessem a ser concretizadas. Nunca a Presidente utilizou meios de comunicação para divulgação e promoção da sua própria imagem, especialmente, em ano de eleições. Assim como o sonhador nunca sentiu o Presidente agarrado ao poder e obcecado pela sua eternização no mesmo, caindo no ridículo de não perceber que o seu tempo já passou e que é inglório o esforço de usar um capacete de obras para parecer dinâmico ou uns óculos de sol para parecer jovem e moderno.

    Por: Eliseu Pinto Lopes

     

    Outras Notícias

    · Orgulhosamente sós
    · É tempo de mudar

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].