Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2009

    SECÇÃO: Local


    CM Valongo desenvolve plano de emergência alimentar

    Pouco passava das 18h30 de quarta-feira, dia 8 de Abril, quando as famílias que estavam referenciadas para levantar a refeição na Escola Básica da Costa, em Ermesinde, começaram a entrar para a cantina e assim serem os primeiros a beneficiar do projecto municipal. Uns mais intimidados do que outros, dada a presença de comunicação social, todos se sentaram nas mesas que habitualmente recebem as crianças à hora do almoço. O presidente da Câmara Municipal aproveitou para explicar aos presentes quais os motivos que o levaram a inscrever 75 mil euros em sede de Orçamento para investir na distribuição de refeições para 200 famílias. Fernando Melo recordou que muitas crianças têm a única refeição quente na escola e através deste projecto passam a ter, com as suas famílias, o jantar. «Isto é um começo. Vamos distribuir 200 refeições por dia e esta é a forma deste concelho de lembrar destas pessoas que precisam de ajuda», disse, acrescentando que a autarquia tudo fará para ajudar, dentro das suas possibilidades e de acordo com as necessidades.

    MITIGAR A CHAMADA

    “NOVA POBREZA”

    Em declarações aos jornalistas, o autarca explicou que o concelho não tem, à semelhança de cidades como Porto ou Lisboa, problemas de pobreza que culminem com casos de sem-abrigo, mas tem, neste momento, problemas com a chamada “nova pobreza” que surgiu com o aumento dos casos de desemprego. Por isso, relevou, a Câmara Municipal de Valongo está a tomar medidas no sentido de mitigar as consequências desta situação, quer apoiando com a distribuição de refeições e bens alimentares, como aconteceu no Natal, como promovendo a instalação de novas empresas no concelho e, desta forma, mais postos de trabalho. «As autarquias também têm de fazer alguma coisa, têm a obrigação de proteger as suas famílias mais carenciadas», destacou.

    Esta medida de acção social visa colmatar uma lacuna identificada localmente, complementando os serviços actualmente prestados por Instituições Particulares de Solidariedade Social, que não conseguem suprir, na totalidade, as actuais necessidades das famílias. De acordo com um levantamento efectuado junto das entidades locais que efectuam apoio alimentar às famílias carenciadas, quer ao nível do Banco Alimentar, quer ao nível do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar para Carenciados (através da AMI), este apoio é manifestamente insuficiente para fazer face às necessidades alimentares dos núcleos familiares, um vez que, na sua maioria, o apoio é realizado apenas duas vezes no ano.

    DISTRIBUIÇÃO

    NAS CANTINAS

    ESCOLARES

    A confecção e distribuição destas 200 refeições diárias será desenvolvida nas cinco freguesias, nas cantinas das escolas básicas do 1º Ciclo do concelho.

    Para além de Ermesinde [na escola da Costa, como vimos, AVE], em Alfena, as escolas de Cabeda e da Codiceira serão os pontos de distribuição, em Campo acontecerá nas escolas de Balselhas e da Retorta, m Ermesinde será na escola da Costa, em Sobrado ficará na escola de Fijós e, finalmente, em Valongo as refeições serão distribuídas nas escolas do Calvário e Nova de Valongo.

    As famílias beneficiárias do programa são referenciadas pelo Departamento de Acção Social da Câmara de Valongo, mas os agregados que necessitarem de ajuda podem recorrer a este serviço e expor a sua situação pessoal, de forma a poderem usufruir da ajuda municipal.

    De acordo com um levantamento efectuado junto das entidades locais que já efectuavam apoio alimentar às famílias carenciadas, quer ao nível do Banco Alimentar, quer ao nível do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar para Carenciados (através da AMI), estes apoios eram manifestamente insuficientes.

    Por: Isabel Monteiro*

    * Fomento d'Ideias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].