Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2009

    SECÇÃO: Local


    AACE aprovou as contas de 2008 e apresentou o programa das comemorações do seu 10º aniversário

    Foto MIGUEL BARROS
    Foto MIGUEL BARROS
    Cerca de meia centena de associados da Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE) aprovaram unanimemente o Relatório e Contas da instituição referentes ao ano de 2008. Este foi um dos principais destaques saídos da Assembleia Geral (AG) levada a cabo pela associação – na sua sede social – ocorrida na noite do passado dia 31 de Março.

    Depois de cumprido o ponto 1 da Ordem de Trabalhos (OT), o qual se referia à leitura da acta da reunião anterior, o presidente da mesa da AG, Queijo Barbosa, deu então entrada no ponto seguinte, precisamente o da leitura, discussão e votação do Relatório e Contas do ano transacto. Seria então vincado no relatório de gestão que 2008 «ficará na história da AACE como um ano de consolidação das actividades em que se envolveu, muito contribuindo para o desenvolvimento cultural de Ermesinde, em áreas diversificadas, como o canto com os Órfeões (sénior e juvenil), a música tradicional portuguesa, o fado, o teatro com a Companhia “Casca de Nós” e as escolas de cavaquinho, viola e piano». Gravado a “letras de ouro” nos registos históricos da associação ficará também o facto de o Gabinete do Primeiro Ministro ter declarado a AACE como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.

    No que toca a números a associação terminou 2008 – um ano de crise económica, como nesta assembleia foi várias vezes relembrado – com um resultado positivo de aproximadamente 3 200 euros (com os proveitos a totalizarem cerca de 27 710 euros e os custos a rondar os 24 520 euros). Sem qualquer tipo de reparo o documento seria posto então à votação, tendo sido, como já o frisámos, aprovado de forma unânime. Voto unânime seria igualmente dado pelos associados à proposta do Conselho Fiscal que pedia a atribuição de um voto de louvor à anterior Direcção pelo trabalho desenvolvido à frente dos destinos da associação.

    O PROGRAMA

    DO 10º ANIVERSÁRIO

    No ponto 3 da OT seriam discutidos vários assuntos de interesse geral para a associação, entre eles a divulgação – por parte do presidente da Direcção Alberto Mateus - do programa das comemorações do 10º aniversário da AACE. Evento festivo que será iniciado a 15 de Abril e encerrado a 26 do mesmo mês. De uma forma mais específica as festividades começarão então na noite do dia 15 com a cerimónia protocolar seguida da actuação do Órfeão Sénior. Na noite seguinte será a vez do Grupo de Música Tradicional Portuguesa e o Grupo de Alunos da Escola de Cavaquinhos animarem as hostes. A 17, a noite estará a cargo única e exclusivamente do Grupo de Fados, ao passo que um dia mais tarde os alunos da escola de música (violas e piano) da AACE farão a sua primeira aparição pública e mostrarão assim os dotes musicais aprendidos. O dia 19 começa bem cedo com a romagem ao cemitério para prestar homenagem aos fundadores e associados já falecidos, ao que se seguirá uma missa solene na igreja matriz. A parte da tarde será entregue aos órfeões juvenis da AACE e da Madalena. O cartaz das festividades será apenas concluído nos dias 24, 25 e 26 com a reposição da divertida peça (teve estreia na Mostra de Teatro Amador deste ano) “A Birra do Morto”, levada a cabo pelo grupo “Casca de Nós”.

    (Nota: Todos as actuações das valências da AACE à excepção do grupo de teatro, que utilizará a sala de espectáculos do Fórum Cultural, decorrerão no auditório da Junta de Freguesia

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].