Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2009

    SECÇÃO: Destaque


    SEMANA ABERTA DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE ERMESINDE

    Uma semana aberta muito participada

    Entre 23 e 27 de Março a Escola Secundária de Ermesinde abriu-se mais uma vez à comunidade, numa iniciativa dinâmica organizada pelos delegados de turma: “A Semana Aberta”.

    A Semana Aberta da Escola Secundária de Ermesinde iniciou-se com o Dia dos Costumes e Línguas Estrangeiros, no qual, além das exposições que decorreram todo o dia, houve lugar a uma apresentação digital de países e culturas diversos, que decorreu de manhã e de tarde, tendo sido neste dia a escola visitada por alunos do 2º Ciclo, a quem se ofereceu o lanche.

    Dia 24:

    Fotos MARISA MACEDO
    Fotos MARISA MACEDO
    A terça-feira (24) foi essencialmente dedicada ao desporto, com um torneio de futebol feminino, acompanhado por demonstrações de Parkour, BTT e Skate.

    Porém, o ponto alto do dia foi, com toda a certeza, a presença dos jogadores de hóquei do FC Porto Reinaldo Ventura, Filipe Santos e Edo Bosch, que amavelmente conversaram com os alunos no auditório da escola.

    Sempre muito simpáticos e acessíveis, os atletas responderam a todas as questões colocadas durante cerca de uma hora e meia e revelaram o outro lado do desporto de alta competição, aquele que é genericamente esquecido: os riscos e as lesões, os sacrifícios, os obstáculos, … Contrariaram também a enraizada ideia de que o desporto de alta competição é saudável.

    A primeira pergunta colocada aos jogadores incidiu sobre o que significa, para eles, ser atleta de alta competição. As opiniões não divergiram, e os três consideraram que é um trabalho como tantos outros, com horários e obrigações, mas com uma variante: uma avaliação frequente. Segundo o capitão portista, Filipe Santos, “é como fazer um exame todas as semanas e todos os colegas, amigos, familiares, … conhecerem o resultado desse exame”. Daí também que a frustração seja maior em caso de fracasso.

    Sendo o hóquei o desporto nacional com maior sucesso (conquistou 15 títulos mundiais masculinos, 20 títulos europeus masculinos e 3 femininos, 13 Taças das Nações, 10 Taças Latinas, 14 títulos europeus de juniores e 9 de juvenis), pode parecer estranho que não tenha uma projecção proporcional. Quando confrontado com esta realidade, Reinaldo Ventura não teve qualquer dificuldade em apontar uma das razões: os media. Segundo o próprio, “hoje em dia tudo o que é mediático é bom”, o que faz com que quem está a optar por uma modalidade siga a que maior projecção detém. Assim, para o capitão da selecção nacional, “ se o hóquei fosse mais mediático, teria muito mais praticantes”.

    Esta iniciativa contribuiu para que os alunos da ESE conhecessem uma outra realidade, não se limitando à dos luxos e outros benefícios que geralmente associamos a desporto de alta competição. Simultaneamente, pudemo-nos todos aperceber do esforço e rigor exigido a estes atletas. Por: Catarina Morais (ESE)

    Dia 25:

    O dia 25 foi o Dia da Música, no qual se incluiu, da parte da manhã, uma visita de escolas do 1º Ciclo, também com a oferta do lanche.

    Realizou-se um concurso de karaoke (da parte da manhã) e uma apresentação de danças, ainda da parte da manhã.

    À tarde houve o concurso de bandas, e houve também, igualmente na parte da tarde, uma demonstração/apresentação de escolas de música.

    Dia 26:

    Decorreu no passado dia 26 de Março a quarta edição do Paperbit. O concurso Paperbit, organizado pelo Departamento de Informática da Escola Secundária de Ermesinde chefiado por Alexandra Marques, decorreu no passado dia 26 de Março, nas instalações da ESE, pelo quarto ano lectivo consecutivo, no âmbito da designada “Semana Aberta”.

    Foram dez as equipas, todas do 9º Ano de escolaridade, que concorreram na edição deste ano lectivo de 2008/ 2009 do Paperbit.

    Cerca das 10h00 partiu o primeiro grupo de participantes composto pelas três primeiras equipas (9ºA, 9ºB e 9ºC) que, na posse de uma palavra - passe previamente fornecida e de um questionário preparado para o efeito, circularam entre o bloco A e o Polivalente da escola, resolvendo os enigmas e respondendo às questões que lhes foram colocadas a cada etapa. Quarenta e cinco minutos mais tarde foi dado o “tiro de partida” para o segundo grupo de equipas (turmas D, E, F e G) e às 11h30 arrancaram as três últimas turmas participantes (H, I e J).

    Como principais regras constantes do regulamento do concurso há que destacar as seguintes: cada turma deveria ser representada por uma equipa de três elementos; a prova teria a duração de duas horas; a saída da escola por qualquer elemento da equipa implicaria a desqualificação imediata da mesma.

    A prova terminou cerca das 12h25, altura em que todos os participantes se juntaram para a fotografia oficial do concurso dando por encerrada a actividade.

    No dia seguinte foram divulgados os resultados, sagrando-se vencedora a turma E (cuja equipa foi constituída pelos alunos Ana Margarida Cerqueira, Flávia Carvalho e Hélder Ribeiro), seguida da D, em segundo lugar, e da A em terceiro.

    Por: Tiago Reis (ESE)

    Dia 27:

    Inspector da PJ alerta os jovens para os perigos da utilização da Internet – Jorge Melo, inspector da Polícia Judiciária do Porto e membro da Brigada de Crimes Informáticos, deslocou-se no passado dia 27 de Março de 2009, no âmbito das actividades realizadas ao abrigo da «Semana Aberta», à Escola Secundária de Ermesinde.

    A palestra subordinada ao tema «Segurança na Internet», agendada para as 10h00, teve início às 10h16.

    Jorge Melo começou por exibir, após breve apresentação do tema a tratar, um vídeo acerca da história da internet com passagem pelos “chats” (salas de conversação online). Foram distinguidos diversos tipos de vírus informáticos e apelou-se à protecção dos computadores através da utilização de firewalls, anti-vírus e anti-spam, eliminando os e-mails considerados suspeitos e não fornecendo dados pessoais quer por e-mail, quer através do preenchimento de formulários disponíveis em sites cujo grau de fiabilidade desconhecemos.

    Seguidamente, este inspector enumerou vários exemplos de crimes informáticos. Começando pelos “danos relativos a dados ou programas”, J.M. referiu dois casos: o de um estudante universitário que, perto do final do curso superior, destruiu, por vingança, “todo o trabalho realizado por um colega rival” e o de uma professora que, por ciúmes, “entrou no espaço de três colegas no site do Ministério da Educação” e lhes bloqueou o acesso ao concurso para a colocação de professores. No que diz respeito ao crime de “acesso ilegítimo”, o orador destacou os acessos não autorizados a endereços de correio electrónico de terceiros, a contas da Internet fornecidas pelos ISP’s (Internet Service Providers) ou servidores por forma a facilitar a realização de “downloads volumosos e sem custos acrescidos” e, ainda, a “informação protegida de empresas e da Administração Pública”. Jorge Melo relembrou, igualmente, que a “reprodução ilegítima de programa protegido” também constitui um crime punível nos termos da lei.

    Os utilizadores da internet, desde miúdos a graúdos, estão sujeitos, directa ou indirectamente, a ser vítimas de vários outros crimes: abuso sexual de crianças, actos sexuais com adolescentes, pornografia de menores, difamação, injúrias, devassa da vida privada e até a gravações e fotografias ilícitas, como foi “o caso da Escola Carolina Michaëlis” em que foi colocado em circulação “o vídeo da agressão à professora” que se recusou a devolver o telemóvel à aluna.

    Reportando várias situações de perigo na internet, o inspector Melo deu o exemplo de um caso muito pertinente. Uma menina, à data dos factos em conflito com os pais, conheceu um rapaz via internet, deslocou-se com ele para o Algarve acabando por se aperceber de que, na realidade se tratava de um indivíduo na casa dos quarenta. Este tentou violá-la, mas a jovem acabou por conseguir fugir e reportar o caso às autoridades.

    Segundo o representante da directoria do Porto da PJ, os estranhos atraem os jovens, oferecendo-lhes o carinho e a atenção de que estes, por vezes, julgam não dispor nas suas famílias e “aproveitando temas de interesse para os jovens como música, passatempos, etc.”. Para ilustrar o que havia dito, J.M. exibiu um vídeo sobre os encontros após as primeiras conversas através da internet, recomendando a denúncia dos abusos sofridos às autoridades.

    A palestra terminou cerca das 11h25, com o orador a enumerar dois casos de burla pela internet: um indivíduo, cujo sexo não foi revelado, nunca tendo jogado na lotaria, recebeu um diploma atestando o facto de ter ganho um prémio na mesma; no segundo caso, uma pessoa que decidiu comprar uma viatura via internet acabou por pagar, por três vezes, um montante estimado em cerca de dois mil euros para a aquisição do veículo. Por: Tiago Reis (ESE)

    foto
    PRESENÇA DA AMNISTIA INTERNACIONAL – Integrando o projecto desenvolvido pelo Grupo de Estudantes da Amnistia Internacional, em simultâneo com o grupo “Activismo & Participação Cívica dos Jovens”, e delineando como principais objectivos, o envolvimento da Comunidade Escolar e o fomento do debate de problemáticas contemporâneas e socialmente pertinentes, foi desenvolvido, ao longo da semana, um conjunto de actividades nesse mesmo âmbito.

    Embora primordialmente destacado no Dia da Escola Secundária de Ermesinde (27 de Março), o Projecto Direitos Humanos/Amnistia Internacional iniciou o conjunto de actividades previstas dias antes, dinamizando, na terça-feira, o Workshop “Vamos defender os Direitos Humanos!” (que se viria a repetir), cuja metodologia assentou essencialmente, na discussão de um conjunto de temas, como a Pena de Morte, a Eutanásia ou a Homossexualidade, complementando, assim, o conhecimento já adquirido previamente pelos alunos relativamente a esta Organização. A par disso, destaca-se ainda o desenvolvimento de uma sessão de sensibilização seguida de um debate, no Auditório da escola, que contou, pela primeira vez, com a presença de turmas do décimo ano de escolaridade. Procurava-se deste modo, cativar este grupo de alunos para o Projecto.

    Culminando o desempenho ao longo da semana, salienta-se a realização de duas grandes actividades, caracterizadas pela procura do total envolvimento de toda a comunidade. São elas: “Um Balão por Direito”, que, a par da que fora realizada no ano anterior, consistiu na largada de diversos balões; e “Trinta Direitos, Uma Marca, Um Compromisso”, a qual procurou, de igual modo, dar a conhecer a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Objectivamente, esta última assentou na criação de um “mural” com as marcas (mãos), de todos aqueles que desejassem colaborar, concluindo com a assinatura de um compromisso de defesa da supramencionada declaração; contou-se com a participação de mais de 350 pessoas.

    Importa, efectivamente, agradecer às entidades que possibilitaram a realização de todas estas actividades e, em especial ao Presidente da Junta de Freguesia, ao Conselho Executivo da ESE e ainda à Sede da Secção Portuguesa da Amnistia Internacional, fundamental para a viabilidade da banca de angariação de fundos presente na escola ao longo da semana e referir, por último, o excelente contributo dos novos membros do grupo.

    Por: Pedro Pereira/Marisa Macedo (ESE)

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].