Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-03-2009

    SECÇÃO: Cultura


    Espírito solidário do Rotary Club esteve bem patente em mais um sarau cultural

    Fotos MIGUEL BARROS
    Fotos MIGUEL BARROS
    A noite do passado 20 de Março teve um misto de alegria e encanto muito especial com a realização do Sarau Cultural do Rotary Club de Ermesinde (RCE). Evento cultural cada vez mais apreciado pela nossa sociedade, facto comprovado – um ano mais – pela elevada afluência de público ao Fórum Cultural de Ermesinde – local onde decorreu o sarau –, visou essencialmente, e à semelhança de edições anteriores, distinguir os melhores alunos do 12º ano do ano lectivo transacto das escolas secundárias de Ermesinde e Alfena e atribuir donativos a algumas instituições da nossa freguesia.

    João Morgado, o presidente do movimento rotário ermesindense, proferiu as primeiras palavras da noite começando por dar as boas vindas e agradecer a presença de todos em mais um momento importante na vida do clube. Seguidamente lembrou um pouco aquilo o que é a essência do espírito rotário, um movimento que se encontra “implantado” em mais de 200 países de todo o mundo e que agrega em si mais de 1 milhão de “companheiro(a)s”, cuja missão principal passa por apoiar/servir crianças, jovens e adultos carênciados. “Solidariedade”, “fraternidade” e “espírito de servir” são pois algumas das palavras-chave do nobre e notável trabalho desenvolvido por estes homens e mulheres. Bem hajam!

    Posto esta pequena introdução deu-se início ao primeiro momento cultural da noite com a entrada em palco do Grupo Instrumental do Coral da Justiça do Porto. Presença já habitual neste “género” de evento este grupo interpretou, entre outros, temas de Bach, Mozart, Hendel e Vivaldi.

    Após um curto intervalo surgiu o momento alto da noite, o da premiação dos melhores alunos e a entrega de donativos a instituições. Filipa Maria (da Escola Secundária de Ermesinde) e Sandrine (da Escola Secundária de Alfena) viram então reconhecidos pelo RCE os seus brilhantes desempenhos escolares no ano lectivo passado, tendo – cada uma delas – recebido das mãos do presidente João Morgado um diploma e uma compensação monetária de 250 euros.

    foto
    Chamados ao palco foram igualmente a Casa do Povo de Ermesinde, a Escola Secundária de Ermesinde, e a Conferência de S. Vicente de Paulo da Paróquia de Ermesinde que na pessoa dos seus representantes viram ser-lhes doado – igualmente a cada uma delas – um cheque no valor de 500 euros. Donativo muito especial foi recebido por Carlos Santos, da Associação Portuguesa de Amigos de Raoul Follereau, que na sequência de uma recente acção de voluntariado em Moçambique elaborou um trabalho retratando esta missão, trabalho esse que apresentou junto do RCE tendo pedido então ajuda para a aquisição de duas cadeiras de rodas com o intuito de serem enviadas para aquele país. Ajuda essa concretizada e as cadeiras entregues neste sarau e prontas para viajar até Moçambique.

    Findo o momento em que o sentimento de partilha e solidariedade rotária esteve bem patente prosseguiu o sarau cultural com a 2ª parte do espectáculo, a qual foi preenchida com a divertida actuação do Grupo de Danças e Cantares do Coral da Justiça que trouxe até Ermesinde temas – na sua grande maioria – de origem popular, os quais “percorreram” o país do Minho ao Algarve. É caso para dizer que esta agradável noite terminou em beleza.

    A terminar deixamos uma pequena nota informativa, a qual nos chegou às mãos à entrada para este sarau cultural, e que dava conta de que no próximo dia 9 de Maio o RCE vai realizar o 1º Rally Paper Cidade de Ermesinde, enquanto que a 20 de Junho vai levar a cabo um rastreio médico, última acção esta que terá lugar no Largo da Capela S. Silvestre.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].