Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-03-2009

    SECÇÃO: Local


    Sobrado acolheu seminário “À Descoberta da Logística”

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Apresenta-se com o avançar dos tempos cada vez mais como uma ferramenta imprescindível para o bom funcionamento de uma qualquer empresa e consequentemente como uma área onde os caminhos para uma saída profissional começam a multiplicar-se em tempos onde o desemprego ganha contornos alarmantes. Falamos da Logística, a “ciência programada ao minuto” como é apelidada por muitos, e que na tarde do passado dia 25 de Março esteve em foco no Centro Cultural de Sobrado, local onde decorreu o seminário “À Descoberta da Logística”, organizado pela turma do curso EFA (Educação e Formação de Adultos) Técnico de Logística, da Escola Profissional de Valongo.

    Como o próprio nome do seminário indica foram neste evento desbravados todos os caminhos desta área, o que é, como é aplicada, como é estruturada, entre outras questões.

    Foram convidados a abordar a temática vários oradores oriundos de diversas áreas onde a Logística tem um papel fundamental no desenvolvimento de cada uma. No primeiro painel da tarde, por exemplo, que foi baptizado de “O Conceito da Logística”, estiveram dois “especialistas” nesta temática, dois homens que apesar de terem formações superiores em outros ramos servem-se diariamente da Logística para optimizar os seus desempenhos profissionais.

    A primeira intervenção coube a António Guedes, que apresentou a comuniação “O que é a Logística?”, sendo que entre outros ensinamentos dados à plateia composta pelos futuros técnicos de Logística referiu que está é a “arte de planear... tudo. A Logística aplica-se a serviços, produtos e até à vida, porque tudo o que fazemos no nosso dia-a-dia contém este conceito. A essência da Logística é essencialmente assegurar que o serviço prestado seja efectuado na hora certa, no lugar certo, e que o produto chegue ao cliente na quantidade certa e da forma mais económica para este».

    foto
    O orador percorreria ainda ao de leve o caminho evolutivo que esta área teve ao longo das décadas, desde o início do século XX onde se apresentava como uma ferramenta importante para a troca de produtos agrícolas entre os povos, passado pela década de 40 (a era da troca electrónica de dados), até à era actual, a era da diferencialização, a era da especialização onde a oferta de serviços é tanta que só os melhores conseguirão sobreviver, isto se optimizarem/aperfeiçorem os seus serviços de oferta.

    História da Logística ao longo dos séculos que foi igualmente abordada pelo segundo orador do painel, Fernando Almeida, que num curto espaço de tempo disponível fez uma viagem histórica pelos 5000 anos em que ela foi aplicada, desde a Idade Greco-Romana, passando pela Idade Média, até à Idade Moderna.

    No 2º painel, intitulado “A Logística aplicada à Comunidade”, foram dados dois exemplos práticos de aplicação desta área, ou seja como ela funciona em duas áreas distintas, neste caso a indústria informática (palestra ministrada por Miguel Vieira), e o campo militar (pela voz do orador Sargento-Mor Cordeiro).

    No 3º e último painel da tarde, “Factores Essenciais para a Logística”, o qual contou com as intervenções de Isabel Pinto e Isabel Nunes, foram dadas algumas “dicas” do que se pode e deve fazer para optimizar a Logística, as técnicas essenciais, digamos assim, para prestar um bom serviço logístico.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].