Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-03-2009

    SECÇÃO: Desporto


    FUTEBOL - CAMPEONATO DISTRITAL DA 1ª DIVISÃO - SÉRIE 1 - 29ª JORNADA

    Empate ao cair do pano!

    Foto ARQUIVO MANUEL VALDREZ
    Foto ARQUIVO MANUEL VALDREZ
    Mais uma tarde com muito sol a acompanhar desta vez as equipas do Ermesinde e do Balasar em mais um jogo da 1ª Divisão, Série 1, da Distrital do Porto, ocorrido a 22 de Março passado.

    A equipa ermesindista trazia grandes expectativas para este jogo com a obrigação de angariar o máximo de pontos possíveis na ambição de se aproximar cada vez mais dos lugares cimeiros.

    Foi um jogo onde houve de tudo um pouco, entre expulsões, penaltis marcados e falhados, confusões nos bancos… e teve emoção até ao apito final.

    Mas comecemos pelo princípio, onde esteve melhor a equipa do Balasar que, após uma boa iniciativa de João Paulo pelo lado direito do ataque, cruzou para Zacarias que, de cabeça, não teve dificuldades em abrir o marcador. A equipa da casa parecia adormecida pela ofensiva do Balasar e pouco passava do quarto de hora de jogo quando Simão, após livre marcado à entrada da área, sem marcação, cabeceou para o fundo das redes de Guimarães. A defesa do Ermesinde era desta forma mais uma vez surpreendida, e o resultado começava a tornar-se complicado para a equipa da casa.

    A perder por um resultado já tão dilatado, e decorridos apenas 16 minutos os jogadores verde-e-brancos “arregaçaram as mangas”, acreditando na possibilidade de alterar o marcador a seu favor. O primeiro protagonista do jogo mais ofensivo que o clube anfitrião começou a mostrar, foi o capitão Paulo (na imagem) que, aos 27 minutos, cabeceou à barra, após uma jogada de insistência dos atacantes do Ermesinde. Porém, três minutos depois, chamado a cobrar uma grande penalidade que ele próprio tinha sofrido, rematou com força, mas a bola bateu na barra da baliza de Marco e projectou-se para a bancada.

    Os adeptos ermesindistas começavam a desesperar com as oportunidades desperdiçadas e com a desvantagem dilatada no marcador, quando, a cinco minutos do intervalo, Paulo foi finalmente bem sucedido: confusão na grande área do Balasar, a bola sobrou para ele e frente à baliza desta vez não perdoou, reduzindo o marcador para 1-2.

    Na 2.ª parte, o técnico José Cunha fez duas substituições de uma assentada: saiu Vieira e Martins que deram lugar a Teixeira e Hélder, respectivamente. Acreditava-se, nos Sonhos, que o Ermesinde ainda pudesse pontuar, mas quando, aos 57 minutos, o conjunto visitante voltou a marcar por intermédio de Mayckol, que se isolou perante Guimarães e não teve problemas em bater o guardião, as esperanças tornaram-se mais ténues.

    Após o golo do Balasar o jogo perdeu em qualidade, com quezílias de parte a parte, que originaram um jogo muito físico, duro por vezes, que provocou até as expulsões de Gustavo, aos 68, e de Mayckol aos 71 minutos do encontro.

    O Ermesinde, sem nunca baixar os braços, continuava a procurar alterar o marcador e após uma boa jogada de cariz ofensivo, Paulo teve mais uma oportunidade de marcar, através de nova grande penalidade a castigar mão na bola do capitão do Balasar. Paulo, chamado a converter pela segunda vez, não falhou e fez o 2-3.

    Nos últimos 10 minutos, o Ermesinde pressionou muito à procura do golo do empate, mas os seus dianteiros estiveram demasiado perdulários, com várias boas ocasiões desperdiçadas na hora de marcar. A um minuto do fim tudo se complicou ainda mais quando Guimarães defendeu fora da área e foi expulso, sendo substituído na baliza pelo atacante Hélder, numa altura em que o Ermesinde já tinha esgotado todas as substituições. O guarda-redes de recurso foi logo chamado a intervir com uma boa defesa, a remate de Lírio na cobrança de um livre directo.

    O árbitro deu mais seis minutos para jogar, após o tempo complementar, e o Ermesinde mostrava nunca desistir de chegar à igualdade. Hélder teve ainda tempo para demonstrar, mais uma vez, que também servia para guarda-redes, e aos 95 minutos, novo penalti para a equipa da casa, a castigar novamente uma mão na bola de um defesa do Balasar. Gerou-se grande confusão no banco da equipa forasteira que resultou na expulsão do massagista do clube. Paulo, de grande penalidade, voltou a não falhar e fez o seu 3º golo no encontro, estabelecendo assim o empate para a equipa do Ermesinde.

    Até ao final da partida houve ainda tempo para Paulo, num remate de inspiração do meio campo, fazer a bola embater na barra da baliza do Balasar.

    Com o fim do jogo, chegou mais um momento de confusão na entrada para os balneários com os homens da turma visitante muito exaltados com a equipa de arbitragem.

    Por: Luís Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].