Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-02-2009

    SECÇÃO: Local


    54ª Conferência de S. Vicente de Paulo

    Espectáculo de beneficência no Fórum Cultural de Ermesinde

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    A Sociedade S. Vicente de Paulo de Ermesinde promoveu, no passado dia 6 de Fevereiro, pelas 21h30, no Fórum Cultural de Ermesinde, um espectáculo de beneficência, com vista à angariação de fundos para a compra de um veículo.

    A sessão foi aberta pela actual presidente da sociedade, Fernanda Xavier, que deu as boas vindas a todos os presentes e relembrou os antecessores, fazendo referência a Maria Sobral Pires, que «dedicou toda a sua vida ao serviço dos mais desprotegidos». Fernanda Xavier frisou que os fundos angariados neste espectáculo seriam para trocar «a velha carrinha, porque sem ela é impossível a nossa ajuda chegar às famílias», declarou.

    O espectáculo começou com a apresentação de um vídeo do historial da Sociedade de S. Vicente de Paulo e da Conferência de Ermesinde. A origem internacional da instituição remonta a Paris, em 1833, quando Frederico Ozanam, com apenas 20 anos, juntamente com seis companheiros, decide fundar a Sociedade S. Vicente de Paulo – «uma associação de beneficência para a assistência dos pobres, a fim de pôr em prática o catolicismo».

    Tratava-se de um grupo de homens decididos a usar todos os seus direitos como cidadãos, toda a sua influência, todos os seus estudos profissionais, para honrar o catolicismo em tempos de paz e defendê-lo em tempos de guerra. Sociedade à qual Frederico se dedicaria, daí por diante, sem jamais poupar esforços.

    Frederico Ozanam viria a falecer a 8 de Setembro de 1853. No dia 22 de Agosto de 1997 foi beatificado na catedral de Notre-Dame de Paris, durante a Missa presidida por João Paulo II.

    De seguida teve lugar um espectáculo pela Escola de Dança – Dançarte que protagonizou um belo espectáculo de danças de salão e ritmos latinos, fundada no início de 2007, esta escola desenvolve o ensino e prática de dança no nível social.

    Logo seguida pela actuação de Vítor Pereira e Coro J11 H (+) cujo repertório se centrou em músicas de carácter religioso. Já com 20 anos a animar a eucaristia na Igreja Matriz de Ermesinde, Vítor Pereira tem já dezenas de trabalhos editados em CD tendo ainda participado em vários projectos musicais.

    foto
    Voltaram as danças de salão, agora com a Dance IN Academia, que com apenas três anos de história já alcançou diversos títulos a nível internacional. Apresentou um excelente espectáculo de dança que fez as delícias de todos os presentes. É de salientar que esta academia produz espectáculos quer no âmbito social, quer no de competição e desenvolve ainda workshops com professores nacionais e internacionais.

    Por fim, actuou um grupo de música instrumental – Grupo de Cavaquinhos do Porto – que com uma sonoriadae totalmente acústica recriou temas da tradição popular portuguesa, desde o Minho até ao Alentejo, passando inevitávelmente pelas ilhas. Como associação e no âmbito da formação musical divulga e promove os instrumentos de cordas portugueses, dando especial relevo ao ensino do cavaquinho.

    Para quem desconhece a Sociedade de S.Vicente de Paulo de Ermesinde é de salientar que se trata de um grupo de cerca de 18 pessoas que se reúne no último sábado de cada mês, na Igreja Matriz de Ermesinde, e tem como principal objectivo auxiliar os mais desprotegidos. A acção deste grupo estende-se aos mais variados sectores: solidão na terceira idade; crianças e jovens em risco; álcool e droga; problemas familiares e carências materiais e económicas.

    Por: Teresa Afonso

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].