Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-02-2009

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE ALFENA

    Novos órgãos autárquicos de Alfena tomaram posse

    «Alfena voltou a ter órgãos autárquicos em funcionamento». Esta afirmação foi vincadamente proferida pelo recém-empossado presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia, Rogério Palhau, no final do acto de instalação dos novos órgãos autárquicos da freguesia de Alfena ocorrido na noite do passado dia 7 de Fevereiro no auditório do Centro Cultural de Alfena.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Numa sala a “rebentar pelas costuras” - foram muitos os cidadãos que não conseguiram lugar neste espaço – Arnaldo Soares e os restantes “unidos por Alfena” foram saudados efusivamente pelo povo alfenense que depois do voto de confiança – para lá de expressivo – dado aos Unidos por Alfena (UA) nas eleições intercalares do passado dia 25 de Janeiro, recorde-se que esta lista de independentes obteve nas urnas uma vitória esmagadora com 82,4% dos votos, não quis deixar de estar presente nesta tomada de posse e mostrar uma vez mais o seu total apoio a este grupo de homens e mulheres que irá gerir os destinos da freguesia até – pelo menos – Outubro próximo, altura em que o povo será chamado de novo às urnas para eleger os seus novos – ou não – representantes políticos.

    Com o poder político do concelho representado quase na sua máxima força, ali estiveram o presidente da Câmara de Valongo Fernando Melo, o vereador José Luís Pinto, a presidente da Assembleia Municipal Sofia de Freitas, bem como os líderes concelhios do PSD (partido que, recorde-se, nestas intercalares apoiou a lista dos UA), João Paulo Baltazar, e do PS, Orlando Rodrigues, coube a Arnaldo Soares conduzir a primeira parte, como o próprio referiu, desta tomada de posse. Etapa onde foram chamados ao palco os 13 eleitos saídos das intercalares de Janeiro, sendo que 12 deles, como se sabe, integraram a lista dos UA. Um a um foram cumprindo as formalidades, tomando posse na nova Assembleia de Freguesia de Alfena (AFA), tendo sido curioso o cumprimento especial dado por Arnaldo Soares ao único elemento não integrante da sua lista a conseguir um lugar na AFA, mais precisamente Ana Macedo, a cabeça de lista do Partido Socialista.

    De uma forma mais específica a ordem de chamada/tomada de posse foi a seguinte: 1º Arnaldo Soares, 2º Luís Garcês, 3º Maria Manuela Duarte, 4º Rogério Palhau, 5º José Morais, 6º Estela Silva, 7º Serafim Vieira, 8º António Peixoto Gomes, 9º Ana Macedo, 10º Claúdia Dantas, 11º Ricardo Magalhães, 12º Mário Rodrigues, 13º Cristina Marques.

    A COMPOSIÇÃO

    DA NOVA JUNTA...

    Concretizada a tomada de posse dos 13 eleitos foi chegada a vez de instalar a Junta de Freguesia de Alfena (JFA) e a AFA. Para acompanhar Arnaldo Soares no novo executivo foram então propostos pelos eleitos dos UA os nomes de Luís Garcês, Maria Manuela Duarte, José Morais e António Peixoto Gomes. Posta à votação – por sistema de voto secreto – a proposta seria aprovada por unanimidade com 12 votos a favor e uma abstenção (não sendo muito difícil de descortinar que a “autora” deste voto em branco foi a socialista Ana Macedo).

    ... E DA NOVA AFA

    foto
    Com menos os cinco elementos (Arnaldo Soares, Luís Garcês, Maria Manuel Duarte, José Morais e António Peixoto Gomes) que transitaram para o executivo da JFA foi necessário então substituí-los por cinco novos elementos, mais precisamente pelos cinco primeiros que se posicionaram abaixo dos 13 eleitos atrás mencionados, para completar a AFA. Desta forma António Fernandes (ausente desta tomada de posse devido a compromissos profissionais no estrangeiro), Américo Gomes, Sónia Batista, José Pinto e Célia Ferreira (todos eles eleitos pela lista dos UA) completaram aquela que será a nova AFA.

    Para esta tomada de posse ficar encerrada faltava apenas eleger o presidente da mesa da assembleia, e os 1º e 2º secretários deste órgão. Foram então propostos – separadamente – pelos UA os nomes de Rogério Palhau, para presidente da mesa, de Serafim Viera, para 1º secretário, e de Estela Silva, para 2º secretário. Postos individualmente à votação – também por sistema de voto secreto – as três propostas seriam aprovadas por unanimidade e pelo mesmo número de votos, isto é, 11 a favor e uma abstenção (recorde-se que a nova AFA estava com um elemento a menos, António Fernandes, ausente, como já referimos, no estrangeiro).

    RESPONSABILIDADES

    ACRESCIDAS

    foto
    Findo o acto da tomada de posse seguiram-se os habituais discursos dos autarcas empossados, sendo o mais esperado pela numerosa massa populacional presente o de Arnaldo Soares. Começando por agradecer a presença de todos neste acto e o voto de confiança dado à sua lista pela população de Alfena a 25 de Janeiro o presidente da JFA relembrou um pouco o trabalho que a equipa por si liderada realizou ao longo dos três anos do mandato resultante da vitória nas eleições autárquicas de 2005. Trabalho dificultado pelo facto de ter remado sempre contra a maré, como frisou, numa alusão a todos aqueles seus adversários que tentaram complicar de todas as maneiras possíveis o seu trabalho. Após as eleições intercalares de 25 de Janeiro último um novo ciclo começa na vida de Alfena, um ciclo onde agora acrescem responsabilidades acrescidas, pois «não queremos defraudar quem em nós votou. Vamos trabalhar em conjunto para que os sonhos de todos nós se tornem realidade, para que a finalidade seja o bem de Alfena e dos alfenenses». Seguidamente falou das dificuldades que o país e o mundo em geral atravessam, dificuldades essas a que não são alheios os alfenenses. Como tal, reforçar a acção do Gabinete Social da JFA junto de todos aqueles que necessitam de auxílio será uma das directrizes principais da “gestão” de Arnaldo Soares que faz questão de sublinhar que as «pessoas estão sempre em primeiro lugar».

    No aspecto humano vincou ainda a continuidade no apoio à terceira idade, lembrando que a recém criada Escola Sénior de Alfena está «aqui para trabalhar».

    Enumeraria ainda outros projectos que pretende ver edificados durante o seu mandato, casos – entre outros - da criação da Zona Industrial no Nó da Senhora do Amparo, algo fundamental na sua visão para criar postos de trabalho numa freguesia que como tantas outras neste país sofre com o desemprego, da construção de uma nova unidade de saúde familiar, ou do alargamento da zona de lazer do Parque de S. Lázaro. «Muitos são os sonhos que temos para Alfena, e é por isso que aqui estamos, para os tornar realidade. Mas para os atingir Alfena precisa de todos nós, todos unidos, mesmo aqueles que votaram de forma diferente em relação à maioria do povo. A esses pedimos que se juntem a nós para trabalhar em prol da nossa terra. A nossa voz nunca se calará no que toca a defender os interesses de Alfena», terminou este homem que ficará na história da freguesia de Alfena, pois como Rogério Palhau fez questão de deixar bem sublinhado «não há memória em toda a vida da freguesia de uma vitória tão expressiva – obtida nas urnas – como a que foi obtida por Arnaldo Soares e os seus “Unidos por Alfena” no passado dia 25 de Janeiro».

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].