Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-02-2009

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO

    Uma folha de rosto em vez do parecer integral foi o facto saliente de uma reunião muito morna

    Foi excepcionalmente breve e consensual a última sessão pública da Câmara Municipal de Valongo, que teve lugar no passado dia 5 de Fevereiro naquela cidade.

    Com a ausência de intervenções do público, e com um período de antes da Ordem do Dia também relativamente pouco conflituoso, o mais interessante ficaria o subentendido dossier da zona industrial de Alfena, ali apenas abordado por via indirecta, à custa de uma queixa de Maria José Azevedo, por não lhe terem sido entregues os documentos pedidos a a esse respeito – um Parecer enviado pela CCDRN.

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    Dados os últimos desenvolvimentos da política local, não se esperava uma sessão da Câmara tão morna e desinteressante, como afinal viria a acontecer.

    Da Ordem de Trabalhos, além dos normais Resumo Diário da Tesouraria e aprovação das actas (no caso as de 18/12 e 08/01, apenas constava da Ordem de Trabalhos a discussão de uma cedência gratuita de parcela de terreno com vista à beneficiação da Rua 1º de Maio em Alfena, ponto este a que se juntou depois a desanexação de dois terrenos com vista à construção de escolas. Um e outro absolutamente pacíficos e consensuais.

    Na vereação socialista, ao lado dos habituais elementos presentes, pontificava desta vez Susana Gandra, uma presença pouco habitual, em substituição do seu correligionário Agostinho Rodrigues.

    No ponto das intervenções antes da Ordem do Dia destaque para a intervenção de Maria José Azevedo, que pediu ao presidente uma cópia do Parecer da CCCDRN sobre a zona industrial de Alfena.

    A vereadora quixou-se de que, formulado o seu pedido, lhe ter sido entregue apenas uma folha de rosto e não o texto integral e pediu que se apurassem as razões desse procedimento, o que obrigou a uma tentativa de explicação por parte do assessor visado.

    Maria José Azevedo inquiroiu também das razões porque numa lista de funcionários a quem tinha sido atribuído um prémio de desempenho, se verificava a ausência de sete nomes dentre eles, sendo que num caso, segundo explicação entretanto adiantada, tal se deveria a que o referido funcionário teria sido entretanto promovido.

    Recorde-se que, muito recentemente, a Câmara Municipal de Valongo tornou público um comunicado em que refutava as razões do parecer negativo da CCDRN às suas pretensões para a referida zona industrial de Alfena.

    António Gomes queixou-se da consequência para a circulação viária das obras na Rua José Joaquim Ribeiro Teles, em Ermesinde, defendendo ser razoável, nestas circunstâncias, um cumprimento menos rigoroso das regras de circulação em favor de uma maior liquidez no tráfego, e apelando a que a Câmara interviesse junto da Polícia para uma maior tolerância neste entretanto. Mário Duarte aceitou ir colocar esse problema.

    Jorge Videira abordou uma colocação de barreiras de protecção na Rua do Carvalhal, de origem incerta em termos de autorização, e finalmente José Luís Pinto regozijou-se com os números apresentados em relatório do Centro de Monitorizasção Ambiental (4 728 participantes em acções no ano de 2008). O mesmo vereador chamou a atenção para o Inverno calmo em termos de cheias do rio Leça, uma situação só possível em função da intervenção realizada no leito do rio.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].