Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-01-2009

    SECÇÃO: Local


    AUTOCARRO 704 DA STCP CHEGA AO CENTRO DE SAÚDE E REFER AVANÇA NA QUADUPLICAÇÃO DA LINHA ATÉ ERMESINDE

    Boas notícias para acessibilidade dos ermesindenses

    Respondendo finalmente a uma exigência dos utentes de Ermesinde, a STCP passa a servir o novo posto de saúde com a carreira 704, que tem agora uma paragem no local.

    Outra boa notícia para a acessibilidade dos ermesindenses é o anúncio do início da fase de avaliação de impacto ambiental, a partir deste mês de Janeiro de 2009, da quadruplicação da linha ferroviária entere Contumil e Ermesinde (a linha está já quadruplicada entre Campanhã e Contumil).

    A intervenção da Refer irá compreender a construção de duas novas vias entre aquelas estações, que, segundo a empresa, «aumentando a capacidade do troço – hoje em dia praticamente esgotada –, para além de permitirem uma mais vasta e diversificada oferta de transporte nas linhas do Minho, de Guimarães e do Douro, contribuirão para uma melhoria da pontualidade dos comboios.

    A intervenção inclui também a remodelação dos apeadeiros de Rio Tinto e de Águas Santas – Palmilheira, de que fazem parte a construção de novas plataformas de passageiros – dotadas de novos abrigos e de comunicações desniveladas –, e a criação de áreas de estacionamento, de dimensão adequada à respectiva importância. Em Rio Tinto serão criadas condições para o estabelecimento duma ligação pedonal à estação da Lourinha, da futura linha do metro para Gondomar».

    No âmbito da intervenção será ainda contemplada a supressão de todas as passagens de nível existentes actualmente neste troço»

    Recorde-se, entretanto, que este ano será também o do arranque da supressão da passagem de nível de Miguel Bombarda (a única ainda existente), através da construção de uma passagem denivelada.

    Por resolver, entre outras, continuam questões como as más condições de acolhimento da gare da estação ferroviária de Ermesinde, o adiamento das obras necessárias no viaduto “da igreja” sobre a linha ferroviária, por desacerto entre a autarquia e a Refer sobre os valores compensatórios a atribuir a esta para o condicionamento necessário do tráfego ferroviário no local.

    E finalmente, por resolver, está ainda e sempre a grande questão das ligações em transporte público entre as várias freguesias do concelho, uma carência há muito diagnosticada, mas que até agora a autarquia não teve arte nem engenho para resolver.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].