Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2008

    SECÇÃO: Local


    Bombeiros de Ermesinde criam mais espaços para a vertente da formação profissional

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    No seguimento do êxito alcançado com a transformação das antigas oficinas em (duas) salas de formação, que como é sabido estão alugadas à ADICE, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde (AHBVE) criou recentemente mais três espaços nas suas instalações com vista à vertente da formação profissional. O nosso jornal foi conhecê-los, tendo sido recebido pelo presidente da Direcção desta entidade humanitária,Artur Carneiro, com quem trocamos algumas palavras no sentido de ficarmos a conhecer um pouco melhor este novo espaço.

    Como dissemos, face ao êxito verificado no aluguer das duas salas existentes situadas nas antigas oficinas (rendem à associação 800 euros mensais cada uma) e na ausência de respostas ao concurso público para a exploração do bar da associação a Direcção, em unanimidade, decidiu transformar o espaço do bar em três amplas salas de formação. «Uma associação como a nossa tem de rentabilizar todos os espaços que possui para angariar verbas.

    Este tipo de associações tem de pensar desta forma, pois os donativos que têm são poucos para as despesas que têm», sublinhou o presidente.

    E para levar avante este projecto a associação beneficiou não só da boa vontade de inúmeros amigos que ofereceram diversos tipos de materiais para a obra, mas sobretudo da dedicação extrema dos seus bombeiros que, com as próprias mãos, edificaram a obra.

    «Os bombeiros desta casa são espectaculares. A Direcção está-lhes grata, a eles e ao director Mário Santos que ajudou muito na angariação de materiais para edificarmos esta obra».

    Mesmo recorrendo à prata da casa para levar a cabo a obra e beneficiando da doação de muitos materiais de construção a associação ainda teve de gastar cerca de 10 mil euros nesta requalificação.

    Dinheiro este que se espera agora vir a ser recuperado com o aluguer destas três salas, sendo que, para tal, a partir do início do próximo ano, estarão a funcionar neste espaço dois cursos ministrados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) – entidade esta a que a AHBVE se candidatou para receber nas suas instalações esta formação –, mais precisamente um de Operador de Armazenagem e outro de Educação e Formação de Adultos.

    foto
    Pelo aluguer deste espaço o IEFP irá pagar à AHBVE – ao longo dos dois anos em que estes cursos serão ministrados neste local, conforme foi acordado entre ambas as partes – uma diária de 50 euros, o que perfaz um total de 3 400 euros por ano.

    Para já apenas faltam os computadores para as salas estarem prontas a funcionar, questão esta que Artur Carneiro quer resolver em breve com a aquisição de 14 máquinas.

    Como Artur Carneiro frisou, esta é uma prova de que a AHBVE não pára, e aproveitando a nossa presença deu ainda a boa nova de que em breve irá fazer mais uma tentativa para a aquisição de uma auto-escada orçada em cerca de 600 000 euros.

    Nova tentativa que surge na sequência da resposta negativa do Estado em comparticipar este equipamento extremamente essencial para os bombeiros, isto porque a actual está já muito gasta, tem já mais de 30 anos, e o desenvolvimento das freguesias de Ermesinde e Alfena – área de actuação dos BVE tem sido enorme (tanto em termos de população como em termos de edifícios) tornando-se necessário a aquisição do citado equipamento.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].