Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2008

    SECÇÃO: Desporto


    2008: O ano desportivo em revista...

    Como já é habitual no final de cada ano civil o nosso jornal elabora uma pequena cronologia dos melhores momentos do desporto ermesindense. Este ano ultrapassamos as fronteiras da nossa cidade e alargamos esses momentos ao resto do concelho. Do basquetebol ao polo aquático, passando pelo taekwondo ou pelo ciclismo, o Concelho de Valongo coleccionou neste ano que agora chega ao fim inúmeras conquistas que ficarão com toda a certeza gravadas a “letras de ouro” na sua história desportiva...

    JANEIRO

    18/19/20 de Janeiro: A equipa de basquetebol de júniores femininos do CPN sagra-se em Rebordosa campeã distrital.

    As propagandistas superaram na fase final da competição a concorrência composta por Coimbrões, Desportivo da Póvoa e Académico do Porto. Para além do título colectivo o CPN viu ainda duas atletas suas, Vanessa Soares e Luísa Morais, serem escolhidas pela organização para integrar o “cinco ideal” da prova.

    FEVEREIRO

    16 de Fevereiro: A casa de espectáculos do Fórum Cultural de Ermesinde recebeu a gala anual da entrega de prémios da Associação Regional do Norte de Pesca Desportiva, que juntou na nossa cidade nomes sonantes desta modalidade.

    MARÇO

    8/9 de Março: Jornada dupla na Liga Feminina de Basquetebol. A equipa sénior do CPN alcança duas vitórias fora de portas (ante a Ovarense e o Esgueira) e assegurou matematicamente a presença nos play-off da competição.

    O principal objectivo da temporada estava garantido.

    ABRIL

    13 de Abril: O Ermesinde confirmava matematicamente a descida da Divisão de Honra à 1ª Divisão Distrital depois de mais uma derrota caseira, desta feita ante do Sport de Rio Tinto.

    2007/08 seria uma época negra para os ermesindistas, que terminariam o Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto no último lugar da tabela.

    25 de Abril: Mais de uma centena de crianças oriundas de diversas associações desportivas e escolas da nossa cidade correram mais uma edição da Corrida Juvenil 25 de Abril, promovida um ano mais pela Junta de Freguesia de Ermesinde, inserida nas comemorações do 34º aniversário da “Revolução dos Cravos”.

    MAIO

    1 de Maio: Marco Cunha, ciclista da Casactiva/Quinta das Arcas/Aluvia/União Cisclista de Sobrado venceu, em Setúbal, a Taça de Portugal (no escalão de sub-23 anos) de 2008. Era o início de um ano em grande para o ciclismo sobradense.

    2/3/4 de Maio: Decorreu no Maiashopping a fase final da Superliga Bilharsinde (SB), prova de bilhar (variante pool português) nascida na nossa cidade em 2007 sob a batuta do Voxx Caffé.

    Durante três dias as milhares de pessoas que passaram pelo citado centro comercial puderam assistir à fase final de uma competição iniciada em Outubro de 2007 e que reuniu algumas das melhores equipas de concelhos de Valongo, Matosinhos e Paredes. Salão de Jogos “O Filipe (na 1ª Divisão), Café Santo António (na 2ª Divisão) e Fernando Moutinho (no torneio individual) foram os grandes vencedores desta 1ª edição de uma SB pautada a todos os níveis pelo sucesso.

    JUNHO

    1 de Junho: O popular e conceituado ciclista oriundo de Sobrado, Nuno Ribeiro, conquistou a 22ª Volta a Trás-os-Montes.

    E por falar em Sobrado dizer que neste dia terminava no Pavilhão Multiusos desta freguesia valonguense a fase final do Campeonato Nacional de júniores femininos em basquetebol, competição onde marcou presença a equipa do CPN, que partiu para esta fase final ostentanto as insignias de campeão nacional em título. Contudo, as cepeenistas perderiam esse estatuto em Sobrado para o conjunto do ESSA do Barreiro.

    15 de Junho: O ciclista Nuno Ribeiro voltava a somar um triunfo importante na época de 2008. Desta feita seria a conquista da 9ª edição do Grande Prémio Internacional dos CTT.

    21 de Junho: Na Piscina Municipal Rota dos Móveis, em Paredes, a equipa de natação de cadetes “B” do CPN uma medalha de ouro e outra de prata durante o Encontro de Técnicas Combinadas organizado pela Associação de Natação do Norte.

    Foto ARQUIVO MANUEL VALDREZ
    Foto ARQUIVO MANUEL VALDREZ

    JULHO

    3 de Julho: A equipa de juvenis masculinos de polo aquático do CPN (na imagem) recebia na sua piscina (no intervalo do jogo de séniores entre os propagandistas e o Salgueiros, a contar para a Taça Lusoswin) o troféu alusivo à conquista do Campeonato Regional 2007/08 da referida categoria.

    12 de Julho: A vitória na 2ª edição do Troféu RTP/Município de Valongo, em ciclismo, pertenceu a um corredor da equipa da casa. Carlos Sabido, da Casactiva/Quinta das Arcas/Aluvia/União Ciclista de Sobrado, foi o primeiro a cortar a meta instalada no Alto de Santa Justa.

    NOVEMBRO

    9 de Novembro: O atleta Pedro Póvoa que brilhantemente representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Pequim foi a grande atracção do 6º Torneio de Taekwondo do Estrelas Susanenses (colectividade de Valongo).

    DEZEMBRO

    6 de Dezembro: O CPN comemorou no seu salão nobre a passagem do seu 67º aniversário. Oportunidade para o clube distinguir atletas e demais personalidades/instituições da nossa cidade.

    O jornal “A Voz de Ermesinde”, que neste ano comemorou 50 anos de vida, foi um dos homenageados desta bonita festa.

    19/20/21 de Dezembro: Um ano mais Ermesinde foi por três dias a capital do basquetebol ao nível dos escalões de formação com a realização do 10º Torneio Internacional do CPN. Cerca de 200 atletas (repartidos pelos escalões de iniciados, infantis e mins) participaram num evento que foi repartido pelos pavilhões gimnodesportivo e do CPN e que foi apadrinhado pelo antigo futebolista internacional português Vítor Baía.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].