Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2008

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL

    CPN comprova a sua mestria ao nível do basket de formação com a organização de mais um grande torneio internacional

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Foram três dias inesquecíveis para cerca de 200 jovens que visitaram a nossa cidade por ocasião da 10ª edição do Torneio Internacional de Basquetebol do CPN. Evento já tradicional no desporto do nosso concelho, e porque não dizê-lo do calendário do basket nacional, que decorreu nos passados dias 19, 20 e 21 de Dezembro, destinado aos escalões de iniciados (femininos), infantis (femininos) e minis (misto). À semelhança do ocorrido em anteriores edições este torneio foi pautado pela excelência, quer a nível organizativo, quer desportivo, quer ainda social. De facto, é caso para dizer que o CPN provou, se é que ainda tem alguma coisa a provar, que é um clube modelo no plano da formação. Contando com o apoio da Câmara de Valongo, Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE), Associação de Basquetebol do Porto (ABP) e Federação Portuguesa de Basquetebol, participaram nesta 10ª edição as equipas do Montgermont (França), Ovarense, Juvemaia, Cluny (Espanha), FC Porto, Selecção de Sub-13 da ABP e, claro está, o CPN. Conjuntos que disputaram alegres e aguerridos jogos, repartidos pelo Pavilhão Gimnodesportivo de Ermesinde e pelo Pavilhão do CPN, para gáudio do muito público que ocorreu aos dois recintos desportivos para ver bom basket. Ora cá está outro factor que demonstra a popularidade deste torneio, a presença de público em grande número.

    Em termos desportivos a competição de iniciados foi ganha pela Selecção de Sub--13 da ABP (orientada pelo coordenador geral do basquetebol do CPN Agostinho Pinto), ao passo que o título de infantis ficou na posse da equipa da casa.

    No final do evento o nosso jornal trocou, como é hábito, algumas palavras com o responsável pela secção de basquetebol do CPN, Agostinho Pinto, que nos confessou então que, de um modo geral, o torneio correu dentro do esperado. «Mais do que o sucesso desportivo e organizativo, este evento foi um momento de convívio salutar e de enorme fair-play entre todos os participantes», sublinhou.

    foto
    De referir ainda que o CPN aproveitou ainda o facto deste torneio se realizar em época natalícia para levar a cabo uma campanha de angariação de alimentos e brinquedos para crianças carenciadas de duas instituições da nossa freguesia, no caso o Centro de Animação das Saibreiras (valência do Centro Social de Ermesinde) e o Lar Marista de Ermesinde. Também aqui o sucesso foi palavra notada, pois segundo a organização a campanha foi acolhida com enorme interesse pela comunidade local, tendo-se reunido um elevado número de alimentos e brinquedos quer ao longo dos dias que antecederam o evento quer durante o mesmo.

    De referir ainda que este torneio foi apadrinhado pela antiga estrela do futebol nacional Vítor Baía. O ex-internacional português foi presença mais do que notada no último dia do certame, distribuindo centenas de autógrafos, acedendo a pedidos para tirar fotografias, e colaborando na entrega de prémios durante a cerimónia de encerramento, sempre, mas sempre, de uma forma extremamente simpática, a forma que no fundo sempre caracterizou este grande senhor do futebol... mundial. Cerimónia de entrega de prémios que contou ainda com as presenças do presidente da autarquia de Valongo, Fernando Melo, do presidente da JFE, Artur Pais, e do presidente da ABP, António Belém, personalidades que confirmaram in loco o prestígio que este evento granjeia cada vez mais a nível...internacional.

    O CPN está obviamente de parabéns.

    Resultados:

    Infantis

    Montgermont, 22 - Ovarense, 24;

    CPN, 45 - Juvemaia, 30;

    CPN, 36 - Ovarense 27;

    Montgermont, 30 - Juvemaia, 15;

    Ovarense, 34 - Juvemaia, 17;

    CPN, 40 - Montgermont, 32.

    niciados

    Cluny, 27 - ABP Sub-13, 38;

    Cpn, 13 - ABP Sub-13, 39;

    FC Porto, 16 - Cluny, 65;

    Cpn, 39 – FC Porto, 17;

    ABP Sub-13, 37 – FC Porto, 7;

    Cpn, 20 - Cluny, 38.

    Classificações:

    Infantis

    1º CPN;

    2º Ovarense;

    3º Montgermont;

    4º Juvemaia.

    Iniciados

    1º ABP Sub-13;

    2º Cluny;

    3º CPN;

    4º FC Porto.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].