Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-12-2008

    SECÇÃO: Cultura


    PortoCartoon de novo em Ermesinde agora com o tema da Globalização

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    A Globalização foi o mote do IX PortoCartoon-World Festival, cujos melhores desenhos podem ser vistos até ao dia 1 de Março de 2009, na Galeria de Exposições, do Fórum Cultural de Ermesinde. Reunindo cerca de 200 cartoons, a mostra apresenta os trabalhos finalistas do IX PortoCartoon-World Festival. Esta mostra esteve patente nas recentes edições dos Salões Internacionais de Humor de Piracicaba (Brasil), de St. Just le Martel, em França, dois dos mais importantes salões de humor do mundo.

    Na edição deste ano poderão ser vistos centenas de cartoons vindos dos cinco continentes, neles se incluindo os premiados, as menções honrosas e os melhores desenhos seleccionados pelo júri internacional do festival, presidido, mais uma vez, pelo famoso cartunista francês George Wolinski. Recorde-se que Grzegorz Szumowski, da Polónia, foi o grande vencedor deste festival internacional de caricatura, que se realiza anualmente desde 1999. O segundo prémio ex-aequo foi atribuído ao brasileiro DaCosta e ao italiano Alessandro Gatto. O terceiro prémio foi para Run Tang Li, da China.

    Para além dos quatro premiados, podem-se apreciar as quinze menções honrosas e os melhores desenhos feitos por artistas de países tão distantes e diferentes como Brasil, China, Irão, Indonésia, Israel, Polónia e a Ucrânia, entre muitos outros. A caricatura da pintora Paula Rego, feita pelo português António Santos, premiado com uma Menção Honrosa, também está patente.

    Os visitantes da exposição poderão ver como os diferentes cartunistas abordam, com humor e sátira, o tema da “Globalização” e retratam o impacto e as implicações que esta vem tendo à escala mundial, nos mais diversos sectores da sociedade. Desde a Economia, à Política, passando pelos costumes e problemas do dia a dia de um planeta globalizado, estão patentes desenhos que ajudam a reflectir.

    O PortoCartoon, organizado anualmente pelo Museu Nacional da Imprensa, é considerado pela Federação Internacional de Cartunistas, um dos três maiores e melhores festivais do mundo. Esta edição do PortoCartoon corresponde à edição do ano de 2007, cujo tema foi dedicado, como dissemos, à Globalização, e pode ser vista no Fórum de Ermesinde graças a um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Valongo e o Museu Nacional da Imprensa.

    Entretanto realizou-se já a X edição do PortoCartoon, dedicada ao tema dos Direitos Humanos, e cujo vencedor foi, curiosamente um cartunista português, Augusto Cid. A mostra de que damos conta na página 20 deste jornal, e que teve lugar no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira incidia já sobre este tema dos Direitos Humanos – o X PortoCartoon.

    Com entrada livre, a exposição do Fórum de Ermesinde pode ser visitada até 1 de Março, no seguinte horário: 3ª a 5ª, 10-13h e das 15-19h; 6ª, 10-13h, 15-19h e 21-23h; sáb., 15-19h, 21-23h e dom., 15-19h.

    Por: AVE/fomento d'ideias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].