Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-11-2008

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA JUNTA DE FREGUESIA DE ERMESINDE

    Mercado Municipal de Ermesinde continua esquecido

    Decorreu sem grandes novidades a reunião da Junta de Freguesia de Ermesinde realizada no passado dia 4 de Novembro. Foram abordados alguns problemas antigos da cidade nomeadamente o problema das obras no Mercado Municipal.

    Artur Pais comunicou que a Câmara Municipal de Valongo já tomou providências relativamente aos transportes que dão acesso à nova unidade de saúde de Ermesinde, no entanto a oposição continua a não poupar críticas à posição do PSD nesta matéria.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    A última reunião da Junta de Freguesia de Ermesinde que decorreu no passado dia 4 de Novembro teve início com o habitual período de informações prestadas pelo presidente. Artur Pais informou que a Câmara Municipal de Valongo (CMV) solicitou à STCP a alteração do percurso do autocarro número 704 de forma a facilitar os acessos à nova unidade do Centro de Saúde de Ermesinde. A par disso foram também tomadas providências para implementar todas as alterações necessárias, dando como exemplo a sinaléctica em falta.

    INTERVENÇÕES

    DO PÚBLICO

    Esmeralda Carvalho começou por mostrar a sua indignaçao perante a confusão que se desencadeou no Dia de Fiéis Defuntos, tudo porque o cemitério foi encerrado ao final da manhã, rotina habitual ao domingo. No entanto, porque se tratava de uma data em que as pessoas, tem por hábito deslocar-se ao cemitério, Esmeralda Carvalho chamou a atenção ao executivo para a necessidade de alterar o horário do encerramento do cemitério quando a data assim o justificasse.

    Por fim, referiu alguns problemas já anteriormente por si abordados, como sendo a colocação de marcos de correio em vários pontos da cidade e a limpeza das sarjetas.

    A OPOSIÇÃO

    Seguiram-se as intervenções dos partidos da oposição. Sónia Sousa começou por questionar o presidente sobre que obras foram levadas a cabo no Mercado Municipal de Ermesinde, no ano transacto, já que o plano de obras previa a execução das mesmas no edifício. A nova unidade de saúde de Ermesinde foi novamente abordada por Sónia Sousa que apelidou de vergonhosa a atitude do PSD face à construção do edifício em questão. Afirmou que «o PSD tem responsabilidades, disponibilizou o terreno mas não acompanhou devidamente a obra, nem acautelou transportes e nós já tinhamos avisado a câmara há um ano», justificou.

    Sónia Sousa questionou Artur Pais sobre a data de abertuda da unidade de saúde da Gandra e qual o critério a ser utilizado para a divisão dos utentes entre as duas unidades de saúde.

    O último tema abordado pela CDU foi o PIDDAC e a ausência de verbas para a educação, nomeadamente para levar a cabo obras no agrupamento das escolas de S.Lourenço e Escola Secundária de Ermesinde que, segundo Sónia Sousa «ainda tem pré-fabricados com mais de dez anos onde os alunos continuam a ter aulas». A par disso salientou o «grave défice de auxiliares de acção educativa em Ermesinde»; e a necessidade de recursos humanos na Esquadra da PSP da cidade.

    Seguidamente tomou a palavra Alcina Meireles que começou por chamar a atenção para o estado de degradação em que se encontra o piso da rua da Costa e o amontoado de lixo que vem a acumular-se na rua do Juncal., em Ermesinde.

    Artur Costa voltou a falar na ausência de passagem do carro da varredura na rua Simões Lopes, bem como da rua do Pico cujo jardim já foi tratado mas o piso continua em mau estado. Outro dos assuntos abordado por Artur Costa foi a contínua situação de desaguamento de água contaminada no Rio Leça, sem que haja uma intervenção por parte dos responsáveis. Finalmente o autarca tocou novamente no assunto do mercado referindo que espera pelo cumprimento das promessas da CMV.

    Almiro Guimarães voltou ao assunto do Mercado Municipal: «Preocupa-me o desleixo com que a Câmara Municipal de Valongo tem tratado este problema, há 12 anos que o Fernando Melo tem mantido a promessa de restauração do mercado».

    Por fim, Américo Silva declarou estar empenhado de corpo e alma na restauração do Mercado Municipal, no entanto revelou que caso a CMV passasse o Mercado Municipal à Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE), esta poderia então levar a cabo as obras necessárias, caso contrário a Junta pouco poderia fazer. Américo Silva acrescentou ainda que alertou o executivo para o problema do encerramento do cemitério na tarde do Dia dos Fiéis Defuntos mas nada foi feito para contornar a situação.

    AS RESPOSTAS

    DE ARTUR PAIS

    foto
    Relativamente às obras no Mercado Municipal Artur Pais referiu que a JFE não tem condições para fazer obras de grande volume, mas prometeu solucionar o problema da Escola Secundária de Ermesinde.

    Declarou também que ainda não há data prevista para a abertura da unidade de saúde da Gandra nem da metodologia a adoptar para dividir os utentes.

    Relativamente ao acumular de lixo na rua do Juncal, Artur Pais informou que o proprietário do terreno em questão já foi notificado por carta.

    Na parte final da reunião o executivo procedeu à aprovação de actas.

    Por: Teresa Afonso

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].