Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2008

    SECÇÃO: Tecnologias


    Novos workshops da Audiência Zero

    Dando continuação ao plano de workshops de ferramentas criativas open source que tem vindo a desenvolver, para este trimestre de 2008 a Audiência Zero tem um programa de dez workshops dos quais cinco são novidades absolutas. Desde Outubro e até Dezembro é possível participar em actividades que vão desde a performance visual à prototipagem de videojogos. Além dos novos workshops, esa associação assinala como novidade a existência de um Laboratório de Criação Digital, o formato múltiplo dos workshops (de 7 a 10 horas) e os preços especiais para associados.

    Já realizados foram os workshops de “Introdução à Performance Visual e Vjing”, “Modelação Blender” e “Texturas Blender”, o curso de “Fotografia Digital” e desde 30 de Setembro que funciona o Laboratório de Criação Digital.

    O Laboratório de Criação Digital é um projecto «que visa reunir as condições necessárias à livre partilha de conhecimentos, experiências e meios e incentivar a produção criativa multidisciplinar. Pretende-se com este projecto dar um passo importante no Centro de Criatividade e Tecnologia, passando da organização de actividades de transmissão de conhecimentos - workshops e cursos - para actividades de aplicação prática de conhecimento».

    Este laboratório é um espaço colaborativo e multidisciplinar de experimentação e criação com ferramentas tecnológicas, pretendendo-se concretizar a produção de eventos e obras.

    O laboratório funcionará às terças-feiras em horário pós-laboral (a partir das 19h00), embora em caso de necessidade possa ser aberto noutros dias e horários, sendo o primeiro período de funcionamento entre Setembro e Dezembro. O laboratório é constituído por todos os inscritos, e tem participação livre e gratuita. São admitidas pessoas com todo o tipo e nível de interesses e conhecimentos e a inscrição pode ser realizada a qualquer momento.

    A Audiência Zero dispõe do espaço (Galeria Arménio Losa, Rua Silva Brinco, s/n, S. Mamede de Infesta) e dos meios disponíveis, existindo um orçamento disponibilizado para a concretização de projectos. Os participantes serão responsáveis pela gestão dos meios e fundos ao seu dispor.

    A estes cursos vão-se seguir “Introdução a Sensores” (01-02 de Novembro, horário: 10h00-13h00 // 14h30-18h30), “Áudio Digital” (08-09 de Novembro, horário: 10h00-13h00 // 14h30-18h30), “Processing” (15-16 de Novembro, horário: sábado 10h00 - 13h00 e 14h30-18h30 // domingo 10h00--13h00), “Produção de Curtas Metragens” (22-23 de Novembro, horário: 10h00-13h00 // 14h30--18h30), “Edição de Vídeo” ((29-30 de Novembro, horário: 10h00-13h00 // 14h30-18h30), “Vídeo por Computador” (06-07 de Dezembro) e “Prototipagem de Videojogos” (13-14 de Dezembro, horário: 10h00-13h00 // 14h30-18h30).

    Quanto ao workshop de “Introdução a Sensores”, pretende-se que os alunos tomem contacto com os conceitos básicos de electrónica e sensores analógicos, utilizando uma plataforma de hardware a partir da qual aprenderão os métodos básicos necessários ao desenvolvimento de conteúdos interactivos com recurso a ferramentas multimédia. Serão apresentados diversos sensores analógicos (fotoeléctricos, detecção de cores, presença, movimento, pressão, pressão atmosférica, temperatura, sensores de toque, switchs ...) bem como o tipo de informação/interacção que se pode extrair dos sensores. Este workshop destina-se principalmente a pessoas que não têm conhecimentos de programação e/ou de electrónica mas que utilizam ferramentas multimédia nas suas criações como: Max/Msp, PureData, Processing, Macromedia Flash e module8. Ganharão assim bases para poderem prosseguir na criação de conteúdos interactivos.

    Para tirar proveito deste workshop é altamente recomendável ter alguns conhecimentos, mesmo que elementares, sobre, pelo menos, uma das seguintes ferramentas: Max/Msp, PureData, ou Processing. Para aqueles que nunca tiveram contacto com as referidas aplicações a Audiência Zero recomenda a participação no workshop de “Processing”.

    Este workshop tem um preço de 35 euros para o público e de 30 euros para os associados da Audiência Zero. O formador é Filipe Valpereiro, sendo a coordenação de Ricardo Lobo, como aliás de todos os workshops, presenciais ou online. O local de realização de todas as acções de formação é o mesmo referido acima para o Laboratório de Criação Digital.

    O workshop de “Áudio Digital” tem como objectivo «fazer uma introdução às principais aplicações de áudio existentes no domínio das ferramentas do software livre e open source. Para permitir a frequência do workshop a indivíduos sem contacto anterior com áudio, o workshop incluirá uma introdução aos básicos do áudio e do áudio digital assim como ao hardware mais utilizado».

    O formador será Ricardo Lobo, e ainscrição no workshop é de 30 euros. 

    Segue-se o workshop de “Processing”, em que «os alunos obterão os conhecimentos indispensáveis para iniciarem a sua actividade na área da programação gráfica. Usando o Processing como ferramenta e linguagem de aprendizagem serão introduzidos os conceitos fundamentais de algoritmia, estruturação e implementação de um programa. Finalizado o workshop, serão capazes de utilizar o Processing como ferramenta de prototipagem rápida, manipular gráficos estáticos e dinâmicos, exportar gráficos para impressão e, finalmente, serão capazes de se adaptar rapidamente a outras linguagens de programação como Lingo de Director, Actionscript de Flash, PHP e Java».

    O workshop de “Produção e Realização de Curta-Metragem” está dividido em dois blocos: teórico e prático. Cada bloco ocupará um dia de formação. O bloco teórico tem como objectivo a criação de um planeamento técnico de um guião previamente existente. O bloco prático inclui a gravação da curta-metragem, na qual os participantes vão assumir todos os papéis inerentes a uma produção deste género. O formador será Victor Santos. O preço é de 35 euros. 

    O workshop de “Edição de Vídeo” será também dividido em dois blocos. «O primeiro bloco consiste no visionamento do documentário "The Cutting Edge", conhecido documentário sobre edição. Após o visionamento serão discutidos alguns aspectos com objectivo de transmitir aos participantes alguns conhecimentos fundamentais. A segunda parte do workshop consiste na demonstração do processo de edição com recurso a um software de edição profissional. O objecto de edição será a curta-metragem produzida no fim-de-semana anterior. A demonstração não se focará no software utilizado, mas sim nas técnicas que são transversais».

    A coordenação e formação será dos mesmos responsáveis do workshop anterior. O preço é de 30 euros.

    No workshop de “Video por Computador” será apresentado um sumário da disciplina, o seu paradigma, história, aplicabilidade científica e, especialmente, artística, técnicas e métodos mais comuns. O workshop servirá, em específico, para compreender os passos técnicos necessários para concretizar um conceito artístico que recorra a esta disciplina.“Toda a componente prática será baseada na ferramenta de programação Openframeworks, que possui um módulo próprio de Video por Computador. O formador será Eduardo Marques e o preço 30 euros.

    Finalmente, o workshop de “Prototipagem de Videojogos” tem por objectivo «ensinar aos participantes os princípios básicos do “game design” e técnicas de prototipagem rápida que lhes permitam criar e testar rapidamente ideias para novos jogos. Os participantes irão aprender conceitos básicos de programação e aplicá-los na criação e modificação de vários protótipos de jogos 2D, aprendendo assim técnicas fundamentais de game design exploratório enquanto dão azo à sua criatividade. O formador é Pedro Ângelo e o preço 30 euros.

    Conjuntamente com estes workshops presenciais a Audiência Zero preparou também um conjunto de workshops online, de “Introdução ao Joomla!, “HTML e CSS”, “PHP e MYSQL”, “Templates para Joomla!” e “Moodle”.

    O workshop de “Introdução ao Joomla!” tem como propósito transmitir «um conjunto de conhecimentos elementares sobre a gestão de um site em Joomla! - um popular e robusto CMS Open Source.“No actual estádio de desenvolvimento da Web afigura-se como natural a criação e manutenção de sites institucionais. A opção por um CMS afigura-se como a melhor forma de o fazer no caso de pequenas entidades com recursos limitados, como é o caso de Escolas e Associações.“Criar e manter um site em Joomla! requer poucos conhecimentos técnicos e torna a produção de conteúdos mais participada e flexível». O formador: Ricardo Lobo, e o preço 30 euros. 

    O Workshop de “HTML e CSS” pretendia que os alunos aprendessem a interpretar as ferramentas básicas de desenvolvimento web, o HTML e o CSS. No fim do Workshop os participantes terão os conhecimentos necessários para criar uma página de raiz. Este Workshop é complementar ao de PHP e MYSQL, que se ocupa da criação de páginas dinâmicas». O formador foi Daniel Bento, e o preço 30 euros.

    O workshop online de “PHP e MYSQL” pretende apoiar a criação de páginas, pressupondo sempre o dinamismo de informação das mesmas. A linguagem PHP e o serviço de base de dados MYSQL são duas ferrramentas complementares open source e gratuitas que permitem criar páginas web dinâmicas.

    Formador: Daniel Bento. Preço: 30 euros.

    O workshop online de “Templates para Joomla!” pretende «ser um complemento ao workshop de introdução. Os templates são uma extensão que permite a personalização gráfica de um site feito com este CMS».

    O formador é Ricardo Lobo e o preço 30 euros.

    O workshop online de Moodle prende-se com a transmissão de conhecimentos. «Com o desenvolvimento da formação em e-learning e b-learning surgiram algumas plataformas adaptadas às necessidades desta forma de transmissão de conhecimentos. O Moodle é uma plataforma open source bastante popular em escolas e universidades em todo o mundo. Este workshop constitui uma introdução estruturada a esta aplicação».

    Formador e preço são os mesmos do workshop anterior.

    Avisa-se que as inscrições foram entretanto fechadas para alguns dos workshops, podendo no entanto as pessoas interessadas inscrever-se noutras ou colher informações sobre futuras, através da página web da Audiência Zero dedicada a estas actividades: http://www.audienciazero.org/cct/component/content/article/19/112-revelados-novos-workshops-e-actividades.

    Por: AVE/AUDIÊNCIA ZERO

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].