Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-09-2008

    SECÇÃO: Destaque


    Chama da Solidariedade vai passar por Ermesinde e Alfena

    Um grande evento de festa e sensibilização para a solidariedade vai atravessar a cidade de Ermesinde no próximo dia 26 de Setembro. Trata-se da marcha Chama da Solidariedade, uma iniciativa da CNIS (Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social) organizada de parceria com as uniões distritais (UDIPSS) de Lisboa. Leiria, Santarém, Coimbra, Aveiro, Porto e Braga, cujo principal objectivo «é a promoção da Festa da Solidariedade que este ano decorrerá em Barcelos, no Distrito de Braga deixando, ao longo do percurso, de Lisboa a Braga, um rasto de festa e animação».

    foto

    A UDIPSS-Porto, por sua vez, pretende «promover, divulgar e mostrar, de uma forma articulada com todos os actores-chave distritais, a natureza e a identidade do sector social através de uma acção que se pretende participada.

    Para o efeito, a Chama da Solidariedade passará no distrito do Porto – no dia 25 de Setembro, pelos concelhos de Vila Nova de Gaia, Porto e Matosinhos, e no dia 26 de Setembro, pelos concelhos da Maia, Valongo e Santo Tirso. O trajecto terminará com a passagem da Chama da Solidariedade ao distrito de Braga, no Colégio das Caldinhas.

    A iniciativa da Chama consiste no transporte de uma chama, em tudo idêntica à Chama Olímpica, que envolverá toda a sociedade civil e seus parceiros. Para além de ter como principal objectivo a promoção da Festa da Solidariedade, será também um canal de transmissão da Identidade e dos princípios do sector social, nomeadamente os da solidariedade e do serviço ao bem comum. Ao longo do percurso a chama poderá ser transportada a pé, de carro, a cavalo, de bicicleta, de motociclo, de balão, de barco, etc.».

    APELO DA UDIPPS

    E PERCURSO

    NO CONCELHO

    A UDIPPS apelou a todas as instituições de solidariedade social para que «se juntem à festa mostrando aquilo que fazem bem e envolvendo quem, no dia-a-dia, constituiu a razão da sua existência: os cidadãos e as cidadãs, a sociedade civil e outras organizações que se dediquem ao bem comum e cuja missão seja servir os mais desfavorecidos».

    Tendo como pano de fundo o potencial envolvimento da comunidade nesta iniciativa do sub-sector social, a UDIPSS-Porto criou pequenas redes concelhias que ficarão responsáveis por dinamizar actividades ao longo do percurso.

    Vinda de Matosinhos e passando depois pela Maia, a Chama da Solidariedade (segundo percurso, referente ao distrito do Porto) chegará ao concelho de Valongo cerca das 11h00 do próximo dia 26 (depois de um primeiro dia pelos concelhos de Vila Nova de Gaia, Porto e Matosinhos), fazendo um percurso, primeiro por Ermesinde e depois por Alfena, através das ruas Elias Garcia, Bartolomeu Dias, Marginal, Rotunda do Megalito, Rua Manuel Bento Júnior, Rua das Passarias (depois do viaduto da A41), Sra. da Piedade, Laranjeiras, Av. Padre Nuno Cardoso, Rua S. Vicente, Rotunda de Alfena (1), Rotunda de Alfena (2) e Rua Dr. Francisco Sá Carneiro – Água Longa, entrando então no concelho de Santo Tirso, onde se prevê uma paragem para almoço, na Praça 25 de Abril, cerca das 12h45.

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].