Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-09-2008

    SECÇÃO: Institucional


    Segundo o IEFP, no 1º semestre desemprego em Valongo cresce 3,9%

    Contrariando a tendência geral dos números do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o desemprego, medido pelos inscritos no Centro de Emprego do nosso concelho, cresceu, nos primeiros seis meses do ano, 3,9%. Conforme se demonstra no Quadro I, o desemprego totalizava, no final de 2007, 5 241 ao passo que, no final de Julho, atingia 5 447.

    foto
    Observando o Quadro I, alguns dados se destacam. Desde logo, o facto de, no meio de uma generalidade de aumentos de desemprego nos vários itens analisados pelo IEFP, o decréscimo significativo no seio daqueles que possuem como habilitações o ensino superior, assim como nos que procuram o primeiro emprego. Também positivo o facto de o desemprego de longa duração (mais de um ano) ter descido, embora de forma ligeira.

    No sentido contrário, destaca-se a subida do desemprego masculino, bastante superior ao das mulheres e nos que se incluem no escalão etário dos 35 aos 54 anos, escalão que representa a força da população activa.

    foto
    No Quadro II, compara-se o desemprego nos vários concelhos do Grande Porto, em termos da relação com a população residente (de acordo com as “Estimativas da População Residente em 31/12/2007, do INE – Instituto Nacional de Estatística), uma forma de obviar a inexistência do cálculo da taxa de desemprego por parte do IEFP.

    Assim, este “desemprego per capita” revela que o nosso concelho tem uma posição muito pouco favorável no conjunto do Grande Porto.

    Como se vê, apenas Vila Nova de Gaia tem uma posição ainda mais desfavorável do que a de Valongo.

    Por: Faria de Almeida

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].