Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2008

    SECÇÃO: Cultura


    Apresentação da 11ª Acção de Formação em Teatro

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Decorreu no passado dia 6 de Junho, no Fórum Cultural de Ermesinde, a apresentação pública da Acção de Formação em Teatro promovida pelo Entretanto Teatro, cuja encenação esteve cargo de Hugo Sousa.

    A peça R&J foi construída a partir de Romeu e Julieta e Sonho de Uma Noite de Verão de William Shakespeare, contou com mais de 30 formandos e abordou, como seria de esperar, a temática do Amor. Mas não fala de uma história de amor qualquer, esta tem mais de 400 anos e serve de inspiração geração após geração.

    Num mundo de rivalidades, traições, morte, religião, em que todos somos Romeus e todos somos Julietas, surgem questões fundamentais. O que é o Amor? Existe hoje em dia, rivalidade tamanha a ponto de as pessoas se insultarem, agredirem e até matarem? Como tornar credível a ligação tão forte dos jovens com a religião? É à volta destas questões que a peça decorre e envolve a assistência à medida que a acção avança.

    O cenário recria um ambiente mágico – luzes que aparecem e desaparecem, bolas de sabão, espelhos, caixas de música e espíritos – convidam à imaginação e a um romantismo povoado de sonhos e ilusões que, de repente se torna assustador, voltando de seguida ao que era, e assim sucessivamente.

    A peça retrata a vida de dois jovens que se apaixonam mas cujas familias alimentam um ódio de morte. Impedidos de viver o seu amor e perante o desespero e a infelicidade são levados a cometer suicídio. É aclamada a mais bela e trágica história de todos os tempos.

    SOBRE A FORMAÇÃO

    A formação desenvolveu-se durante dois meses. É a 11ª Acção de Formação em Teatro e já faz parte da dinâmica das associações recreativas que desenvolvem actividade teatral no concelho de Valongo. Têm como objectivo fomentar a experimentação, actualização e renovação de conhecimentos das competências técnicas em teatro e está estruturada nas competências técnicas ao nível do corpo, voz e interpretação.

    No final do espectáculo foi entregue um certificado a cada um dos formandos que com grande emoção encerraram a estreia da peça.

    Por: Teresa Afonso

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].