Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2008

    SECÇÃO: Local


    Prevenção da obesidade infantil esteve em foco na nossa comunidade

    “A Voz de Ermesinde” acompanhou as actividades finais do ano lectivo 2007/08 do Projecto Intervenção para a Redução da Obesidade Infantil, idealizado pelo Centro de Saúde de Ermesinde e concretizado por alunos de diversas escolas primárias da nossa cidade. A primeira actividade ocorreu no dia 9 na Vila Beatriz, local que recebeu uma exposição dos trabalhos subordinados ao tema da prevenção da obesidade elaborados pelos alunos da comunidade escolar envolvida. No dia 13 o Pavilhão Gimnodesportivo de Ermesinde foi palco de uma série de actividades físico/desportivas onde participaram cerca de uma centena de crianças.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Tem sido alarmante o aumento da obesidade infantil nos últimos anos em todo o Mundo. O nosso país não é excepção, estimando-se presentemente que a percentagem de crianças com excesso de peso ronda os 32 %. Um valor muito idêntico ao que se verifica na freguesia de Ermesinde. Como tal, intervir para combater estes números é uma tarefa urgente e o Centro de Saúde de Ermesinde (CSE) não perdeu tempo em encontrar caminhos para alterar este cenário preocupante. E o caminho escolhido foi a escola, um local que segundo os dinamizadores do Projecto Intervenção para a Redução de Obesidade Infantil – o nome que o CSE deu a esta sua intervenção – é o ideal para prevenir a obesidade, «pois mais nenhuma instituição tem um contacto mais contínuo, longo e intenso com as crianças nos seus primeiros anos de vida. Os programas desenvolvidos nas escolas atingem facilmente as famílias e a comunidade, além de alcançar crianças de baixos níveis socio-económicos», dizem os responsáveis pelo projecto.

    O CSE desenvolveu então o seu trabalho de intervenção junto de alguma da comunidade escolar da nossa cidade, mais concretamente nas escolas primárias da Costa, Carvalhal, Gandra, Montes da Costa, e Saibeiras. O objectivo primordial desta acção que vai para o seu quarto ano de implementação é de que em 2009 a prevalência da obesidade infantil desça para metade.

    Ao longo do ano lectivo que agora está a terminar o CSE desenvolveu junto das referidas comunidades escolares (nas quais se integraram igualmente professores e pais) diversas actividades onde o objectivo principal era passar a mensagem daquilo o que deve ser uma alimentação e uma vida saudável, prevenindo desta forma a queda - ou continuação - das crianças no seio desta problemática. Foram então realizadas inúmeras reuniões, sessões de esclarecimentos, digamos assim, e algumas consultas de nutrição (naquelas situações onde se verificaram que o excesso de peso era uma realidade) com os vários agrupamentos, conselhos executivos, professores, responsáveis pelas refeições das escolas, e associações de pais. Aos alunos das diversas escolas foram dados diversos temas em redor desta temática para que fossem por eles trabalhados e apresentados no final do ano lectivo. De sublinhar ainda que este projecto tem contado com o apoio da autarquia de Valongo.

    ACTIVIDADES

    FINAIS...

    foto
    Os resultados, ou actividades finais, do projecto, referente a este ano lectivo, puderam ser vistos pela nossa comunidade nos passados dias 9 e 13 de Junho. No primeiro dia teve lugar na Vila Beatriz uma exposição dos já referidos trabalhos elaborados pela comunidade estudantil das escolas envolvidas. Temas como "Exemplo de uma ementa", "Regras de uma alimentação saudável", ou "Alimentos que não devemos comer" foram transportados de uma forma artíisca para o papel pelos alunos envolvidos.

    E como a obesidade é consequência não só de uma má conduta alimentar como também do sedentarismo que afecta grande parte da comunidade juvenil, pois não podemos esquecer que muitas das crianças de hoje ocupam a maior parte, se não mesmo a totalidade, do seu tempo em frente à televisão e ao computador, o incentivo à actividade física tem sido digamos que uma das etapas deste projecto. "A importância da actividade física nestas idades é primordial para o desenvolvimento de um ser humano saudável, físico e mental. A prática desportiva promove o desenvolvimento físico e motor das crianças, faz com que elas se integrem, descubram e discutam sobre o mundo em que vivem, entendam o seu corpo e os seus limites. Em termos fisiológicos, o exercício físico mantém a saúde e a qualidade de vida, reduzindo o risco de aparecimento de doenças relacionadas com o sedentarismo, como a obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias...".

    Perante estes argumentos avançados pelos especialistas o segundo dia de actividades finais deste projecto foi preenchido por uma série de actividades físico/desportivas que tiveram lugar - da parte da manhã - no Pavilhão Gimnodesportivo de Ermesinde, nas quais participaram cerca de uma centena de crianças oriundas das cinco escolas atrás citadas. A dar as boas vindas a estes "saudáveis atletas" estiveram o presidente da Câmara Municipal de Valongo, Fernando Melo, e o director do CSE, Carlos Valente. Corridas de sacos, tracção com corda em linha, estafetas de prendas, e uma aula de aeróbica foram alguns dos jogos tradicionais que fizeram com que a pequenada tivesse uma manhã em grande. Pelo meio tiveram direito a um lanche saudável oferecido pelos organizadores.

    É desta forma que a mensagem com vista a uma vida saudável vai sendo passada às novas gerações, segundo palavras de um dos principais rostos destes projecto, a nutricionista do CSE Ana Paula Alves. O futuro avista-se por isso risonho e sobretudo saudável.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].