Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2008

    SECÇÃO: Cultura


    Escola e Poesia de mãos dadas – Ágorarte associou-se à festa

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    O Dia Mundial da Poesia, que este ano coincidiu com as férias da Páscoa, foi comemorado pela Escola Secundária de Ermesinde, não na data que lhe é universalmente consagrada (21 de Março), mas sim no passado dia 3 de Abril, já em pleno período de actividade lectiva.

    A iniciativa partiu, como vem sendo hábito, de um grupo de docentes e decorreu, na Biblioteca da escola, em articulação com o Departamento de Línguas Clássicas e Modernas, e sob a coordenação da professora Odete Mendes.

    Logo pela manhã, assistiu-se a uma colorida largada de balões, dos quais pendiam pequenos bilhetes de papel com excertos poéticos manuscritos pelos alunos.

    Este acto simbólico marcou assim, com tons alegres, o início das celebrações que viriam a cumprir-se ao longo do dia com uma grande participação de alunos e professores. Depois, durante a manhã, foram os estudantes do 2º e 3º ciclos que encheram literalmente a sala da biblioteca para assistirem à evocação dos poetas. Miguel Torga, Florbela Espanca, António Gedeão, Almeida Garrett, Cesário Verde e Afonso Lopes Vieira foram alguns dos eleitos de Joana Isabel e Ana Alexandra do 8º ano, turma B, Sara e Ana, do 8º F, Ricardo do 9ºD, Rita, Andreia e Carlos, do 9º G e Paulo, do ensino recorrente. Alguns chegaram mesmo a ler textos de sua autoria como aconteceu com a Sara e a Ana, do 8º F, e a Raquel, do 12º G.

    Convidados para o efeito, dois membros da direcção da Ágorarte, deram também o seu contributo, acompanhando os alunos na leitura de alguns textos. Refira-se que esta associação, para além de desenvolver diversas actividades culturais, tem pugnado pela difusão da poesia e dos autores portugueses. Daí a sua participação.

    Durante a tarde, reservada aos estudantes do ensino secundário, Raquel, do 12º D, foi a única a vencer a timidez para dizer alguns poemas que escreveu. Antes, porém, foi projectada num ecrã, a montagem de algumas das quadras de António Aleixo, ao mesmo tempo que se ouvia em fundo, uma conhecida canção de José Afonso.

    Depois, foram os versos de Camões, Fernando Pessoa, Cesário Verde, Eugénio de Andrade, Sophia de Melo Breyner, Manuel Alegre, José Fanha e Vinicius de Morais que percorreram a sala, pelas vozes dos representantes da Ágorarte.

    No final, Odete Mendes, coordenadora da actividade, sublinhou que esta colaboração não é apenas um encontro da Escola com o meio, mas também um encontro de gerações familiares, avós e netos, pais e filhos que se cruzaram num mesmo palco, a Biblioteca. Odete Mendes recordou ainda que o prazo para entrega dos trabalhos para o concurso literário promovido pela escola estava prestes a terminar, incitando os alunos e seus familiares a apressarem-se nessa entrega.

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].