Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 29-02-2008

    SECÇÃO: Local


    CENFIM de Ermesinde coloca mais 30 formandos no mercado de trabalho

    No passado dia 14 de Fevereiro, o CENFIM (Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica), há mais de duas décadas a formar jovens em Ermesinde, numa cerimónia pública largamente participada, fez a entrega de certificados a cerca de 30 formandos que concluíram com êxito mais dois cursos que ali frequentaram nos últimos três anos, e foram “passaporte” seguro para o mercado de trabalho.

    Fotos MAD
    Fotos MAD
    O acto solene começou às 19 horas, no Auditório deste estabelecimento de ensino (um espaço construído em 2002 e que tem capacidade para 75 pessoas) que se encontrava totalmente cheio.

    Na mesa que presidiu à sessão, tomaram lugar o director do Núcleo, António Luís, os coordenadores pedagógicos dos Cursos, José Manuel e Joaquim Rocha, o coordenador da Formação da AFTEM, Ferreira Teixeira, e o representante da Mibéria (uma das muitas empresas com quem o Cenfim estabeleceu parceria), Barreiro Lucas.

    Na assistência encontravam-se os formandos com os seus pais e encarregados de educação, tutores do posto de trabalho, formadores, funcionários do Núcleo e convidados.

    Usou da palavra em primeiro lugar António Luís, que justificou a razão de ser da cerimónia, explicando que por sua proposta no Conselho Municipal de Educação, aprovada por unanimidade, todos os estabelecimentos de ensino se deveriam juntar na organização de uma cerimónia pública, onde seriam entregues os certificados e diplomas aos alunos finalistas. Era também uma forma dos diversos estabelecimentos de ensino exporem as suas propostas formativas, falarem das saídas profissionais dos seus alunos, enfim, uma oportunidade anual de auscultação, esclarecimento e envolvimento com o mercado de trabalho. Como tal decisão acabou por não se concretizar ainda este ano, o Cenfim avançou sozinho, esperando que no futuro próximo a decisão do Conselho Municipal de Educação seja, efectivamente, levada à prática.

    Foram convidados os parceiros deste órgão municipal, incluindo o presidente da Câmara Municipal, que não pôde comparecer por se encontrar de férias, e dos outros, apenas esteve o director do Centro de Emprego de Valongo.

    O director do Núcleo teve, a seguir, palavras de elogio para com os trinta formandos, dos cursos de CNC e Mecatrónica, que, concluídos os seus cursos, conseguiram colocação no mercado de trabalho, a cem por cento, sendo que alguns até foram disputados por várias empresas.

    Lembrou que o Cenfim também faz formação para activos, e, por isso, conta com o seu regresso a “casa” para realizarem a sua formação contínua.

    VAUCHERS

    E CERTIFICADOS

    PARA FORMANDOS

    foto
    Para o efeito, os formandos finalistas receberam, juntamente com o seu certificado, um vaucher de formação, com um crédito de 30 horas, que poderão usar no Cenfim de Ermesinde.

    Dos restantes membros da Mesa, interveio também o Barreiro Lucas, que explicou a importância do Cenfim na formação de activos para as empresas e augurou um futuro risonho para este tipo de formação profissional e, em particular, para o Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica.

    Um a um, todos os formandos receberam da mão dos seus coordenadores pedagógicos o certificado e o vaucher de formação. No final, houve um lanche-convívio oferecido pelo Cenfim de Ermesinde e partilhado por todos os que tomaram parte na cerimónia.

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].