Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 29-02-2008

    SECÇÃO: Cultura


    PÁGINA ELECTRÓNICA É http://www.agorarte.pt

    Ágorarte apresentou o seu sítio na net

    Em evento que decorreu, no passado sábado, dia 27 de Fevereiro, no espaço do bar do Fórum Cultural de Ermesinde, a associação cultural ermesindense Ágorarte, através do seu vice-presidente Manuel Valdrez, fez a apresentação do seu ambicioso site – que se encontra já no ar e pode ser acedido por qualquer pessoa –, embora alguns dos conteúdos e links previstos no seu projecto estejam ainda em fase de preparação.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    A associação cultural ermesindense Ágorarte, também conhecida por Ágora, cumprindo uma ambição e projecto já com mais de dois anos, acaba de apresentar publicamente o seu site, «feito por um amigo», a partir de orientações e sugestões da Direcção, em particular do seu maior mentor, Manuel Valdrez.

    Na apresentação, que teve lugar no bar do Fórum Cultural de Ermesinde, em ambiente festivo e descontraído, com direito a guloseimas, acepipes e a um molhar de garganta, começou por usar da palavra o presidente da Direcção Carlos José Faria, agradecendo a presença dos amigos que ali se dirigiram para o evento e fazendo uma breve introdução.

    Foi então a vez de Manuel Valdrez fazer, para os presentes, a apresentação detalhada do site.

    Neste, em destaque, na página de entrada, figura – em Associação – o contacto e um convite à inscrição como associado, um espaço dedicado a informação institucional da associação (a história, os órgãos sociais, os requisitos para se ser sócio, um livro de honra com a indicação de várias personalidades, de renome local ou nacional, que já participaram em actividades do Ágora, e links para alguns sites de parceiros da Associação (exteriores ao concelho), que com ela já cooperaram em determinadas actividades – neste momento figuram já os links da Federação das Colectividades do Distrito do Porto, da Fundação Eça de Queirós, da AMI – Associação Médica Internacional, da Associação José Afonso, da Arca das Letras, do Mundo da Canção, da At-Ambur, da d'Orfeu, da Associação Cultural e Recreativa de Sta. Cruz do Douro e da SPA – Sociedade Portuguesa de Autores.

    Depois, no espaço Informação, com a possibilidade de se fazer download, figura o último jornal da associação,que neste momento corresponde ao número do passado mês de Janeiro.

    Vem a seguir um espaço de Breves, com notícias de interesse do âmbito cultural, na área do concelho ou em áreas de actividade do Ágora, a que se segue um Calendário de Eventos, um registo de Livros e Cartazes propriedade da associação ou produzidos para esta e, finalmente, um contador dos visitantes em linha, do site.

    Este conta também com um motor de busca interno.

    Um grupo de quatro menus permite depois aceder, além desta página de Início, que temos vindo a referir, aos menus Associação (com alguma redundância, que poderia ser corrigida), Actividades, Ermesinde e Contacto.

    No espaço Associação pode encontrar-se, além de todos os itens presentes na página de início para a mesma entrada , a Declaração de Princípios da Ágorarte.

    O menu Actividades lista as actividades realizadas pela associação (encontros de poesia, percursos pedestres, roteiros culturais, participação nas feira do livro de Valongo, espectáculos musicais, Conferências de Ermesinde, sessões Cinema às Quintas, colóquios e exposições.

    Além do Cinema às Quintas, destaca-se o interesse pela Fotografia, e avança-se com duas novas áreas, a Confraria Gastronómica e a Biblioteca, das quais Manuel Valdrez adiantou algumas novidades.

    Assim, por exemplo, referiu aquele dirigente,entre outras actividades de divulgação e apoio à gastronomia local, a Confraria Gastronómica a ser dinamizada pela Ágorarte pretende lançar a certificação do bolo mulato de Ermesinde.

    HOMENAGEM A ALVARENGA

    foto
    Relativamente ao futuro espaço de leitura, ela deverá ostentar o nome de Biblioteca José Alvarenga, em homenagem àquele poeta e ensaísta ermesindense.

    O menu Contacto dá acesso a uma zona onde qualquer internauta poderá entrar em contacto com a associação, fazendo, por exemplo, críticas, comentários e sugestões.

    Deixámos propositadamente para o fim o penúltimo dos menus, dedicado a Ermesinde, pois é aqui que o Ágora introduz algumas matérias de grande interesse público para a Cidade.

    Aqui se faz uma breve apresentação da História de Ermesinde e uma referência aos principais estudos monográficos conhecidos – Manuel Valdrez salientou naturalmente a já clássica “Monografia de Ermezinde”, de Humberto Beça, entre todas as obras dedicadas à nossa Cidade, incluindo os mais recentes “Ermesinde – Registos Monográficos”, de Manuel Augusto Dias e Manuel Conceição Pereira (ambos com cargos de destaque (chefia de redacção e direcção, ainda que interina para o primeiro) em “A Voz de Ermesinde”. Aliás, refira--se que, na apresentação do site da Ágorarte era bem visível como ponto de partida o site do nosso jornal, ou não tivesse ele dado a conhecer as mais importantes realizações desta associação cultural ermesindense.

    No menu Localização pode aceder-se ao Google Maps, que electronicamente situa em mapas de escala variável, todos os pontos do Globo, permitindo avaliar como chegar de Ermesinde a qualquer lado e vice-versa, e localizar mesmo, ao nível do pequeno pormenor, os logradouros e os acidentes geopolíticos locais.

    AS COLECTIVIDADES

    foto
    Um último menu, Colectividades, lista as várias associações de Ermesinde – estão lá referidas 20 (Associação Académica e Cultural de Ermesinde, Associação Amigos de Ermesinde, Associação Académica da Travagem, Associação Cultural Alberto Taborda, ÁGORArte - Associação Cultural e Artística, Associação Cultural Desportiva da Costa, Associação Desportiva Cultural da Gandra, Associação Desportiva e Recreativa da Gandra, Associação de Moradores Recreativa Cultural das Agras Novas - Palmilheira, Associações de Pais e Encarregados de Educação, Associação Portuguesa de Veteranos da Guerra, Centro de Atletismo de Ermesinde, Casa do Benfica, Clube Desportiva da Palmilheira, CPN - Clube de Propaganda de Natação, Ermesinde Sport Clube, Magriços de Ermesinde Cultura e Desporto, Só Jovem, União Columbófila de Ermesinde e Vencedores da Maia e União Desportiva Cultural e Recreativa da Bela), pretendendo-se, num futuro breve, incluir aí elementos sobre a sua história e um link para as páginas web das associações que as tiverem.

    Outras delicatessen são são esperadas para o futuro da página web da Ágorarte logo que possível – a receita do bolo mulato, um capítulo da História do Brinquedo de Ermesinde, extraído – com a gentil permissão do autor – da obra a publicar brevemente sobre as tradições culturais e etnográficas da nossa terra, do investigador da História local Jacinto Soares.

    Uma última referência para a autoria de alguns elementos de design gráfico da página da Ágorarte, que se deveram a um prévio trabalho de Rui Laiginha. O actual logotipo da associação – o seu a seu dono – esse é da autoria de José Manuel Soares.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].