Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-02-2008

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA JUNTA DE FREGUESIA DE ERMESINDE

    Os pequenos grandes problemas do costume...

    Nem só os grandes problemas originam “dores de cabeça” a uma cidade, os pequenos também a atormentam e de que maneira! Este é um pouco o cenário existente em Ermesinde, onde as ditas pequenas maleitas são cada vez mais frequentes conforme se pôde constatar na última reunião pública da Junta de Freguesia de Ermesinde, realizada no passado dia 6 de Fevereiro. Entre os diversos problemas denunciados saliente-se o permanente e proibido estacionamento de veículos na zona pedonal da Rua 5 de Outubro, e os comportamentos graves ao nível da disciplina tidos pelos funcionários do cemitério nº 1 de Ermesinde.

    Nesta sessão foi ainda escolhida a empresa que será a responsável pela criação e alojamento do sítio da Junta na internet.

    Como habitualmente acontece, foi com o período de informações que Artur Pais abriu a sessão, tendo então dado a saber, entre outros assuntos, que a Câmara de Valongo pretende proceder a algumas alterações na sinalização de trânsito na Rua 1º de Dezembro, com o intuito de melhor a circulação do mesmo naquela artéria. Sem abandonar a temática do trânsito, o presidente da Junta informou que na Avenida Primavera se têm verificado com alguma frequência, nos últimos tempos, estacionamentos proibidos, uma denúncia realizada por diversos moradores da zona que exigem a colocação de um sinal de proibição naquele local.

    Deu a conhecer também o facto de alguns funcionários do cemitério, em situação de baixa médica, continuarem a frequentar o local e a proceder a acções graves de ordem disciplinar junto dos outros funcionários em actividade, mais precisamente com interferência no trabalho destes.

    A VOZ

    DA OPOSIÇÃO

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Seguiu-se o tempo de antena dado aos elementos da oposição, com Alcina Meireles a usufruir da palavra em primeiro lugar, para denunciar uma situação deveras lamentável de que o nosso jornal já fez eco há alguns meses atrás. Trata-se do estacionamento permanente, abusivo e proibido de veículos na zona pedonal da Rua 5 de Outubro, o qual dá a ideia do local ser mais um parque de estacionamento do que uma zona destinada a peões. A socialista foi mais longe ao dizer que os elementos afectos à Polícia de Segurança Pública (PSP), que passam no local diariamente, fazem vista grossa, não procedendo à aplicação de multas como deviam fazer, ao contrário do que fazem noutras ruas circundantes. Alertou também, e na mesma rua, para a existência de um cano, oriundo de um prédio, que liberta para a via pública águas pluviais. Também na mesma zona, mais precisamente junto à padaria Forno da Estação, a socialista denunciou o facto de uma pessoa vender ali permanentemente e de forma ilegal peixe, frisando que a mesma, no fim do dia, atira a água dos tabuleiros onde o pescado está exposto para o jardim ali situado. A Rua Alberto Ribeiro continua, na voz da autarca, a ser utilizada como depósito de lixo.

    Sónia Sousa, da CDU, colocou em cima da mesa um naipe de novas e velhas maleitas, sendo que neste último aspecto alertou para o mau estado da Rua do Alto da Costa, ao facto de a paragem de autocarros da Estação de Ermesinde continuar sem luz (de noite) há cerca de dois anos, e de o parque de lazer da zona das Saibreiras estar a ficar de novo inundado pela sujidade. No que concerne a novos problemas, a comunista denunciou a fraca iluminação na Travessa Rodrigues de Freitas, facto que tem sido propício a constantes assaltos a automóveis no local.

    Aproveitaria ainda o uso da palavra para questionar o presidente Artur Pais sobre diversos assuntos, entre os quais a data em que a Junta irá começar a planificar as iniciativas das comemorações do 25 de Abril, e a altura em que se começará a discutir a Carta Educativa do concelho, um documento que foi já aprovado pela Assembleia Municipal em 30 de Abril de 2007 e que foi enviada em Maio à DREN para homologação, o qual se encontra neste momento já homologado.

    Artur Costa iniciou a sua intervenção pegando exactamente neste tema da Carta Educativa, referindo que Sónia Sousa deve andar distraída pois, em diversas reuniões, ele já alertou para a necessidade deste documento ser discutido. Mais uma vez falou da falta de iluminação na ponte da Travagem, um problema com barbas, e para o qual a autarquia de Valongo já prometeu solução, mas até hoje nada tendo feito. Exigiu ainda que o carro da varredura passe na Rua Simões Lopes com mais frequência e não apenas quando a Câmara de Valongo ordena. Condenou ainda a atitude dos funcionários do cemitério que estão de baixa médica, opinando que a Junta deverá tomar medidas urgentes para punir estes actos de indisciplina.

    Por seu turno, Almiro Guimarães subscreveu a intervenção de Alcina Meireles quanto à situação do estacionamento abusivo e proibido na zona pedonal da Rua 5 de Outubro, opinando que a Junta deveria interceder directamente junto do comandante da PSP de Ermesinde sobre a situação. Tal como Artur Costa, condenou a atitude dos funcionários do cemitério, exigindo que sejam tomadas providências sobre este caso.

    AS RESPOSTAS

    DO PRESIDENTE

    Em resposta a esta intervenções, Artur Pais começou por dizer que a questão do estacionamento na Rua 5 de Outubro já foi enviada à autarquia municipal, para que esta passe a colocar lá com mais frequência os seus fiscais. Sobre o acto de indisciplina dos funcionários do cemitério, frisou que é dentro da Junta de Freguesia que serão discutidas e tomadas as punições para esses funcionários e não na praça pública, uma vez que se trata de um problema interno. Sobre as comemorações do 25 de Abril adiantou que não sabe se as mesmas serão possíveis de realizar, pois a Junta não tem ainda orçamento.

    Relativamente a outras questões colocadas pela oposição, foi dizendo ora que iria pôr a Câmara de Valongo ao corrente das mesmas, ora que a autarquia ainda não havia dado respostas.

    No período da Ordem do Dia foi adjudicado o sítio da internet da Junta à empresa Diamart, que assim foi a escolhida para criar e alojar o sítio da entidade no ciberespaço.

    Por: Miguel Barros

     

    Outras Notícias

    · O Ano do Cinquentenário

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].