Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-01-2008

    SECÇÃO: Destaque


    Lançada a primeira pedra do Hospital Privado de Alfena

    Decorreu no passado dia 29 de Janeiro, a cerimónia de lançamento da primeira pedra do Hospital Privado de Alfena, um empreendimento do Grupo Trofa Saúde, mas cuja construção e financiamento está a cargo do Grupo Eusébios. Presentes à cerimónia estiveram diversas individualidades, como o representante do governador civil Miguel Lemos – na impossibilidade da presença de Isabel Oneto em pessoa –, Manuel Lopes, presidente do Conselho de Administração do Grupo Eusébios, José Amarante, futuro director clínico do Hospital Privado de Alfena, José Vila Nova, presidente do Conselho de Administração do Grupo Trofa Saúde, e os autarcas Fernando Melo, presidente da Câmara Municipal de Valongo, e Arnaldo Soares, presidente da Junta de Freguesia de Alfena, que usaram da palavra. À cerimónia esteve igualmente presente o bispo auxiliar do Porto, D. João Miranda Teixeira.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    D. João Miranda Teixeira concluiu a cerimónia do lançamento da primeira pedra do novo (futuro) hospital aspergindo esta, que ficou acompanhada de algumas «moedas de curso corrente, de um jornal nacional e de um jornal local». Antes da oração final, tinham usado da palavra, Miguel Lemos, para sublinhar a importância do empreendimento para o distrito do Porto. Declararia ainda que não seria possível a alavancagem da economia portuguesa [que o Governo tem vindo a realizar], sem o papel da economia privada». Fez também o elogio do projecto arquitectónico do Hospital de Alfena.

    Manuel Lopes, presidente do Grupo Eusébios, fez a leitura do projecto segundo o grupo, declarando que «o mercado exige diversidade de oferta a nível da construção civil, engenharia civil, engenharia ambiental,...». Revelou que o grupo iniciou a sua internacionalização em Angola, estando hoje presente em muitos mercados internacionais.

    Sobre o hospital revelou que iria criar 400 postos de trabalho e que se estenderia por uma área construída de quase 18 mil m2.

    Acrescente-se que se implantará numa área envolvente de 50 mil m2, na Rua das Passarias, e que beneficiará das boas acessibilidades do concelho através dos eixos viários A1, A3, A4, A41 e A42.

    José Vila Nova,o responsável maior do grupo Trofa Saúde, falou do lema da proximidade das instituições de saúde às pessoas e da prática do grupo de concertação com os poderes públicos e mobilização da sociedade civil.

    Elogiou o dinamismo da Junta de Freguesia de Alfena e anunciou para este hospital a focalização nos serviços de Cardiologia de Intervenção, Oncologia, Medicina e Ortopedia e Reabilitação.

    Fez também o elogio dos seus parceiros de projecto

    Revelou ainda o montante do investimento, orçado em cerca de 30 milhões de euros.

    E continuou considerando que as respostas da década de 70 já não são adequadas ao mundo de hoje. «Não queremos apenas tratar doentes, queremos promover a saúde», concluiu.

    foto
    O director clínico do futuro Hospital de Alfena, José Amarante, qualificou o hospital como de média dimensão, como é desejável.

    E anunciou que será dotado de equipamento de última geração e beneficiará das parcerias com outras instituições do grupo Trofa Saúde, como o Hospital da Boa Nova. Como exemplo dos serviços que o hospital irá prestar apontou os cuidados primários, continuados e paliativos, diagnósticos precoces e consultas de grupo.

    Fernando Melo elogiou o «belíssimo complexo» futuro e defendeu uma perspectiva de saúde de proximidade e de qualidade. E salientou ainda o facto de, pela sua localização, o Hospital Privado de Alfena se prestar muito bem a servir o Grande Porto.

    Finalmente, destaque para a intervenção do presidente da Junta de Alfena, Arnaldo Soares, que se congratulou pela decisão de investimento em Alfena, e falou da necessidade de captar investimento, uma das preocupações fulcrais deste autarca, que aproveitou ainda a ocasião para adiantar: «Esperamos em breve poder anunciar o projecto e construção de uma significativa unidade comercial, esperamos em breve ver surgir um parque empresarial capaz de gerar 700 postos de trabalho e sonhamos com um campo de golfe, com múltiplos equipamentos associados».

    E mais à frente, noutra parte “cheia” do seu discurso, agradecendo ao presidente do Grupo Eusébios, Manuel Lopes, que «tem estado inteiramente disponível para (...) ajudar a encontrar soluções, quer para uma nova sede da Junta de freguesia, quer na disponibilização de terrenos ao Ministério da Saúde, para a construção de uma nova Unidade de Saúde em Alfena, para que não percamos, definitivamente, a Unidade de saúde que ainda temos».

    foto
    Agradeceu também a José Vila Nova a confiança depositada na freguesia.

    O Hospital Privado da Trofa, terá sete pisos, funcionando no Piso 0 a Admissão, Urgência e Imagiologia, no Piso 1 a Administração, área comercial e Fisioterapia, no Piso 2 os blocos operatórios (principal, ambulatório e de partos) e a unidade de cuidados intensivos, nos Pisos 3 e 4 a Consulta Externa, e nos Pisos 4, 5 e 6, o Internamento.

    Será um hospital geral e de agudos, com destaque para o serviço de urgência de 24 horas por dia.

    Está previsto o estabelecimento de protocolos com empresas, associações, diversos subsistemas públicos e privados de saúde e de acidentes, além do Sistema Nacional de Saúde.

    À cerimónia estiveram presentes muitas individualidades do concelho, como a presidente da Assembleia Municipal de Valongo, Sofia de Freitas, vários vereadores e deputados municipais, e vários dirigentes de associações potencialmente parceiras do futuro hospital, como Alberto Carvalho, presidente do Centro Social de Ermesinde, e Albino Poças, dirigente da Santa Casa da Misericórdia de Valongo.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].