Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-01-2008

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL - LIGA FEMININA - 11ª/12ª/13ª JORNADAS

    Depois da tempestade vem a bonança

    Depois de uma fase bastante conturbada (entre finais de Dezembro e princípios de Janeiro), que atingiu contornos máximos com a saída de algumas atletas mais influentes, caso da titularíssima Raquel Jacinto, bem como do treinador Eugénio Rodrigues, a equipa principal de basquetebol do CPN parece agora voltar a “navegar em águas mais calmas”.

    Com a saída destes elementos e com uma série de maus resultados na Liga Feminina, a secção procedeu a profundas remodelações ao nível da categoria de séniores, sendo a mais saliente o retorno do coordenador técnico Agostinho Pinto ao comando da equipa principal propagandista. Uma mudança que começou a dar os seus frutos no passado dia 20 de Janeiro, altura em que, com muito trabalho e espírito de sacríficio, as cepeenistas conseguiram vencer (em jogo da 11ª jornada) no seu pavilhão, o Esgueira por 63-58, dando assim um pontapé na crise (vinham de oito derrotas consecutivas).

    A equipa apareceu neste jogo comandada pela sua capitã Anabela Martins, uma atleta com uma capacidade de luta fora do vulgar, uma peça fundamental neste momento menos bom da equipa, uma vez que se tornou num grande exemplo para as atletas mais novas (na sua maioria ex-júniores). De destacar ainda o regresso de Raquel Tato, que actuava na equipa satélite propagandista, e ainda da americana Allison Mann, uma recente e muito importante contratação do CPN com vista ao que resta jogar de campeonato.

    No passado fim-de-semana (26 e 27 de Janeiro), a Liga Feminina conheceu mais uma jornada dupla (12ª e 13ª rondas) com o CPN a deslocar-se a Santarém e ao Barreiro. Na primeira cidade a equipa de Agostinho Pinto encontrou um adversário directo na luta pela fuga à despromoção, tendo entrado em jogo muito concentrada, efectuando uma primeira parte de alto nível com onze triplos (!) que permitiram, a meio da partida, que o resultado fosse de 57-34 a favor das cepeenistas.

    O CPN sentenciou o jogo logo ao intervalo, muito por culpa de Anabela Martins e Allison Mann – que fez uma exibição de encher o olho. As duas jogadoras estiveram muito bem secundadas pela restante equipa, com destaque para Sofia Coelho, que está em nitida subida de rendimento principalmente ao nível da tabela.

    A segunda parte foi aproveitada por Agostinho Pinto para rodar a equipa e dar descanso às atletas mais utilizadas, visto no dia seguinte ter pela frente um difícil encontro no pavilhão de uma das equipas candidatas ao título. O resultado do jogo de Santarém cifrou--se em 82-53 a favor do CPN, uma vitória muito importante, pois evitou desde logo a descida de divisão.

    E, no dia 27, contra um dos conjuntos mais fortes deste campeonato, o CPN não se amedrontou e efectuou um excelente jogo, com Anabela Martins a comandar as operações e Raquel Tato, à semelhança do que havia feito na véspera, a realizar uma grande exibição, marcando 11 pontos no 1º período. Sofia Coelho e Allison Mann estiveram igualmente em bom plano. A contrariar a excelente exibição das propagandistas esteve a actuação da dupla de arbitragem, que prejudicou em diversos momentos do encontro o conjunto de Ermesinde. Mesmo com a arbitragem a tender para a equipa da casa, o CPN chegou ao intervalo a vencer por um ponto (35-34).

    Na segunda parte o ESSA Barreiro entrou no jogo com um parcial de 10-2 e, com a qualidade da sua equipa, acabaria por dar a volta por cima, acabando por levar de vencidas as bravas ermesindenses por 88-59.

    Em termos de classificação o CPN voltou a posicionar-se em lugares de play-off (8º lugar), agora com 17 pontos somados.

    Noutros jogos desta dupla jornada o grande destaque vai para as derrotas caseiras de um dos príncipais candidatos ao título, o CAB Madeira, que caíu aos pés do Algés (69-74) e do Boa Viagem (66-77), resultados que atiraram as madeirenses para um modesto 5º lugar.

    Ao fim de 13 jornadas apenas uma equipa se pode gabar de ainda não ter conhecido o amargo sabor da derrota, o Olivais. A equipa da cidade de Coimbra, que no passado fim-de-semana obteve duas claras vitórias fora de portas (em Esgueira por 81-54, e em Ovar por 83-46), está a ser a grande surpresa desta Liga Feminina 2007/08, liderando-a neste momento com 26 pontos, mais dois que o 2º classificado, que é nada mais nada menos do que o conjunto do ESSA do Barreiro,actual detentor do título nacional.

    Por: MB/CPN

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].