Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-01-2008

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL - FASE FINAL DO CAMPEONATO DISTRITAL DE JÚNIORES FEMININOS

    CPN é campeão distrital de júniores femininos

    Foto CPN
    Foto CPN
    Depois de uma fase um pouco atribulada em finais de Dezembro último e inícios de Janeiro, o CPN fez alguma reestruturação na sua secção de basquetebol, sendo a principal delas o regresso de Agostinho Pinto (até então treinador da equipa de júniores) ao comando técnico das séniores do clube (ver mais desenvolvimentos na peça de baixo).

    Com a fase final do Campeonato Distrital de Júniores à porta, a prioridade da secção foi preparar da melhor maneira a equipa deste escalão, sendo traçado como objectivo principal a qualificação para o Campeonato Nacional. Objectivo este não só plenamente cumprido como até superado, pois as propagandistas sagraram-se campeãs distritais! Um feito alcançado então nos passados dias 18, 19 e 20 de Janeiro, em Rebordosa, local onde decorreu a fase final da competição, e resultou de uma grande vontade e entrega de todas as atletas, técnicos e dirigentes que sabiam de antemão que a equipa não estava nas melhores condições para atingir o título.

    A fase inicial iniciou-se (no dia 18) com o Coimbrões a defrontar o Académico do Porto, último conjunto que não tinha perdido nenhum jogo na 1ª fase deste Campeonato distrital, mas que sentiu enormes dificuldades para levar de vencido o “cinco” de Vila Nova de Gaia.

    No segundo duelo da noite o CPN defrontou o Desportivo da Póvoa, num jogo que começou a um ritmo muito alto e sempre com o ascendente das poveiras, que terminaram o 1º período a vencer por 19-16. Vantagem que seria dilatada no final do período seguinte para 32-24.

    O intervalo chegou em boa altura para as ermesindenses, que rectificariam alguns erros cometidos nos dois primeiros períodos e mesmo com um Desportivo da Póvoa em alta, o CPN teve uma excelente reacção, que começou ao nível da defesa – implacável –, e comandado pela base Luísa Morais, no ataque, e nas tabelas por Verónica Sousa, deu a volta ao marcador, tendo o jogo terminado com uma vitória a seu favor por 67-61.

    No dia 19 o Desportivo da Póvoa venceu o Académico do Porto por 26 pontos de diferença.

    O jogo seguinte do dia opôs o CPN ao Coimbrões. Uma partida sem história dada a supremacia das propagandistas, que aproveitaram para dar descanso às suas jogadoras mais utilizadas na véspera e dar assim alguns minutos às atletas menos utilizadas. O resultado final deste encontro cifrou-se num claro e indiscutível 76-52 a favor das pupilas de Agostinho Pinto.

    No dia de todas as decisões (20 de Janeiro), o Desportivo da Póvoa venceu facilmente o Coimbrões, precisando então de uma vitória do Académico do Porto sobre o CPN para festejar o título distrital. Encontro entre portuenses e ermesindenses que começou sob o signo do equilíbrio, como demonstra o marcador no final do 1º período (12-12). Na etapa seguinte o equilíbrio manteve-se com ambos os sectores defensivos a sobrepor--se aos ataques, sendo neste capítulo de sublinhar as excelentes exibições das cepeenistas Diana Gonçalves e Inês Cardoso, atletas cuja força de vontade e garra tornou praticamente inviolável o cesto da sua equipa como, aliás, demonstra o resultado ao intervalo (25-21 a favor das de Ermesinde).

    No início da 2ª parte, e com quatro pontos de avanço, o CPN entrou em campo muito determinado e, sustentado por uma defesa a todos os níveis impecável, foi aumentando a sua vantagem, chegando ao final do 3º período a vencer por 38-26.

    Com o título distrital muito perto de ser alcançado, a ansiedade começou a subir no início do 4º período e, com o desenrolar do jogo, o Académico começou a encurtar a sua desvantagem no marcador. Um facto resultante do cansaço que as jogadoras do CPN já demonstravam, sendo que a dois minutos do fim o resultado se cifrava numa igualdade a 47 pontos. As propagandistas reagiram prontamente a este seu momento menos bom e com Vanessa Soares em excelente forma na linha de lance livre, o CPN acabou por vencer a partida (com um resultado final de 54-47) e conquistar assim mais um título distrital da Associação de Basquetebol do Porto.

    Luísa Morais e Vanessa Soares seriam no final escolhidas para integrar o “cinco ideal” da prova.

    Da nossa parte aqui ficam os parabéns aos novos campeões distritais:

    Agostinho Pinto (treinador principal/coordenador técnico da secção) Júlio Silva (treinador-adjunto), Sérgio Melo (seccionista), Inês Cardoso, Verónica Sousa, Maria João, Diana Gonçalves, Luísa Morais, Ana Vale, Ana Pereira, Vanessa Soares, Bruna Almeida, Rute Mendes e Margarida Lucas (todas elas atletas).

    Por: MB/CPN

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].