Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-12-2007

    SECÇÃO: Local


    VIDA ESCUTISTA

    Dia da Região do Porto

    Foto FNA
    Foto FNA
    A Fraternidade de Nuno Álvares viveu o seu “Dia da Região do Porto” no passado sábado, dia 1 de Dezembro, em Ermesinde. Nesta actividade, organizada pelo Núcleo de Ermesinde da FNA (sob a tutela regional), participaram os elementos associados e seus familiares, membros do CNE local e regional, com a presença do Chefe de Agrupamento de Ermesinde, outros chefes do mesmo agrupamento e do Chefe Regional do Porto. estiveram representados neste encontro os seguintes núcleos da Fraternidade de Nuno Álvares: Alfena, Avintes, Burgães, Ermesinde (organizador), Rebordões, Grijó, Santiago de Bougado, S.Martinho de Bougado, Massarelos e Oliveira do Douro. O poder local esteve representado por José Luís Pinto, vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara de Valongo e Artur Pais, presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde. Esteve ainda presente António Vasques, presidente da Casa do Povo de Ermesinde. A FNA esteve representada pelo seu presidente nacional, Vítor Faria, para além de outros responsáveis.

    As boas-vindas aos participantes, dadas pelos elementos do Núcleo de Ermesinde da FNA, iniciaram-se por volta das 10h00 no Fórum Cultural da nossa Cidade, tendo início a Sessão Solene pelas 10h30. Nesta Sessão intervieram os oradores convidados e representantes da FNA a nível regional e nacional. Foi apresentado o filme “A Chama do Centenário do Escutismo no Mundo” e entregues louvores aos elementos que se destacaram durante o ano de 2007, entre eles o presidente da FNA de Ermesinde, Edmundo Queirós. A sessão terminou com a intervenção da Direcção Nacional, sobre o tema “Expansão da FNA”.

    O almoço-convívio que constava no programa deste Dia decorreu com animação e muita alegria na Escola Secundária de Ermesinde, a que se seguiu um workshop sobre o tema “Expansão da FNA”. Trabalho que contou com a presença de Cristina Soeiro (psicóloga), que se deslocou propositadamente de Lisboa para o orientar. Este foi outro momento alto em que os associados da FNA, divididos em três grupos de trabalho, reflectiram sobre o que tem de bom a FNA (qualidades) e como cativar novos associados (antigos escutas do CNE) para assim aumentar o seu efectivo.

    Coube ao presidente da Direcção Regional do Porto, Francisco Pinheiro, encerrar esta grande actividade com uma palavra de agradecimento a todos os presentes, aos que tornaram esta actividade possível, às entidades que patrocinaram financeiramente ou com ofertas, e com a “Canção do Adeus”.

    A frase escrita pelo elemento associado Luís Hierro descreve bem o sentimento de todos os participantes: «O espírito fraternal, a participação, o convívio e a alegria, acompanhados de uma organização eficiente, confirmou o Dia da Região como uma actividade de referência no programa anual».

    Por: J. Jacinto Mota *

    * FNA – Núcleo de Ermesinde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].