Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-10-2007

    SECÇÃO: Local


    AVL promoveu acções subordinadas à temática Igualdade de Oportunidades

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    No seguimento de uma série de iniciativas no âmbito do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, a Agência para a Vida Local (AVL) da Câmara Municipal de Valongo levou a cabo nesta quinzena duas acções referentes a esta temática. Ambas decorreram no Fórum Cultural de Ermesinde, sendo que a primeira, ocorrida no passado dia 23, foi direccionada aos estudantes dos vários níveis de ensino do concelho de Valongo. Antecedida de um apontamento de dança protogonizado pelo grupo StepUp Dance e de um pequeno filme sobre os diversos projectos e serviços disponibilizados à população pela AVL a acção foi aproveitada para inaugurar a exposição móvel alusiva a esta temática, a qual fará um périplo pelo país divulgando informação sobre o tema. De destacar ainda a presença nesta acção da governadora civil do Porto, Isabel Oneto, que no uso da palavra desejou que todos os jovens ali presentes que visitassem a exposição móvel instalada no exterior do fórum cultural pudessem aprender algo com ela. «Felizmente, os meninos que aqui estão hoje ainda vivem numa fase em que a exclusão – a diversos níveis – ainda não é uma realidade. Espero por isso que se divirtam com esta exposição, pois vão poder fazer muitos jogos, mas sobretudo que aprendam com ela, que aprendam que quem está ao vosso lado é alguém exactamente igual a vocês. Lembrem-se sempre de que quando estamos a olhar para o lado estamos a olhar para nós. Todos somos iguais, todos precisamos de um amigo, independentemente de quem quer que seja ele», sublinhou a governadora civil.

    Presente esteve também a presidente da Assembleia Municipal de Valongo, Sofia de Freitas, a qual sublinhou que o facto de sermos todos iguais não quer dizer que tenhamos de pensar todos da mesma maneira, pois com os pensamentos diferentes dos nossos semelhantes podemos aprender muito. A terminar deixou um conselho a todos os professores presentes na sala, «ensinem os nossos jovens a ser cidadãos e a ter respeito pelos outros».

    foto
    Antes da inauguração da exposição móvel os presentes na casa de espectáculos do Fórum Cultural de Ermesinde puderam escutar um poema declamado e escrito por Amândio Santos – professor –, intitulado “Esta cidade, chamada igualdade”.

    Entretanto, na última 6ª feira a AVL levou a cabo uma teatro-conferência subordinada ao tema “Porque somos todo(a)s iguais... porque sim”, a cargo do ENTREtanto Teatro. Como comentadoras desta peça de teatro estiveram Marta Costa, a representar a Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres, e Joana Castro, do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Inter-Cultural.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].