Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-10-2007

    SECÇÃO: Destaque


    Etnografia e Folclore - Passado e presente

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    A sociedade em que hoje vivemos está, mais do que nunca, em permanente e rápida transformação. A sua organização económica, social e política é sistematicamente ultrapassada pelas transformações que quase não dão tempo à normal contestação de princípios, ideias e valores e às opções de mudança.

    Nunca, como hoje, foi tão importante repensar permanentemente o nosso presente, o rumo do nosso mundo e questionar tudo. Só assim, será possível a mudança para melhor.

    A etnografia e o folclore assumem aqui, como sempre, uma importância que raramente lhes é reconhecida, pelo menos no nosso país. A etnografia, como ciência que estuda os povos e os seus costumes, modo de vida e cultura pode e deve acompanhar as mudanças. O folclore, “saber do povo”, constituído pelas tradições populares na sua mais vasta definição, manter-se-á inalterável mas acumulando sempre novos conhecimentos e experiências de todas as gerações. Embora a etnografia possa ter um papel activo nas mudanças, nenhum destes conceitos permanece imune às profundas transformações da sociedade. Portugal é sempre um caso especial e, neste caso, também não foge à regra. O nosso país sofreu nas últimas décadas uma profunda mudança política, económica, social e cultural que teve reflexos na nossa vida, nas mentalidades e na orientação das nossas opções. Quase tudo mudou mas algumas coisas ficaram exactamente na mesma. O Folclore é uma delas! Embora se tenha instalado a ideia de que o Folclore é como um Museu das tradições populares, que deve permanecer inalterável e mostrado como se de uma exposição se tratasse, também aqui as mudanças terão de acontecer, não no seu conteúdo mas na sua organização e forma de apresentação. A riquíssima diversidade cultural popular contida no folclore carece da dignidade que o nosso povo já conquistou mas que ainda não transparece nas suas manifestações populares tradicionais. Também aqui é importante e urgente pensar e debater a mudança.

    Por: Armando Dourado (*)

    (*) Resumo da comunicação apresentada no 2º Congresso de Etnografia e Folclore.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].