Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-09-2007

    SECÇÃO: Tecnologias


    Software Freedom Day passou ao lado

    Realizou-se no passado sábado dia 15 de Setembro, um pouco por todo o mundo, o Sofware Freedom Day (Dia da Liberdade de Sofware), um evento que vem sendo realizado no sentido de promover a liberdade do software em relação aos constrangimentos impostos pelas licenças e código fechado. Segundo a definição criada pela Free Software Foundation, software livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição.

    Ao todo foram mais de 300 eventos, realizados em várias cidades de todos os continentes. Se, em Portugal, no ano anterior, ainda se realizaram alguns encontros de confraternização, este ano o Software Freedom Day passou praticamente ao lado, não se tendo constituído oficialmente nenhuma equipa que o tomasse em suas mãos.

    Apesar de tudo houve algumas confraternizações virtuais (no Second Life) e outras. Por exemplo, o site Programas Livres (http://www.programaslivres.net/) ofereceu CD’s de software livre (“Programas Livres”) a quem relatasse, nas vésperas da data da comemoração e até ela, uma história de migração real para software livre.

    Entretanto o Software Freedom International Board anunciou que iria tomar nas suas mãos a tarefa de conseguir o reconhecimento oficial da data para 2008 por parte das Nações Unidas (http://www.softwarefreedomday.org/).

    Por: LC

     

    Outras Notícias

    · A Memória do Rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].