Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-09-2007

    SECÇÃO: Destaque


    Bloco de Esquerda inaugurou sede concelhia

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    O Bloco de Esquerda inaugurou no passado sábado dia 15 de Setembro, a sua sede central no concelho de Valongo, que fica situada num centro comercial em frente da Igreja Paroquial de Ermesinde.

    À inauguração, além de militantes locais, compareceram o deputado da Assembleia da República José Teixeira Lopes, e o deputado municipal do Porto, José Castro.

    Teixeira Lopes, que usou da palavra numa saudação breve aos militantes locais do partido, destacou a importância da abertura deste local público, considerando que uma sede do BE significa «um local aberto à população» e «uma ponte para as instituições».

    Abordou depois, brevemente, alguns aspectos da política nacional, comentando que «o País está a saque». As políticas de saúde (há medicamentos que não são administrados porque «custam caro») e educação (45 mil professores contratados despedidos) mereceram do deputado as referências mais abundantes, destacando-se ainda, entre outras, a denúncia que fez da Educação para a Publicidade, entregue nas mãos de especialistas precisamente das marcas que mais uso dela fazem, no sentido de instigar o consumo (caso da Nestlé, Kellog’s e outras).

    Denunciou também, quanto à questão do financiamento dos partidos, a ligação do PS ao lobby do bingo e os motivos obscuros, ligados a projectos imobiliários, por trás da campanha de despoluição do Leça.

    Voltando à política concelhia, terminou concluindo que para a política local tudo teria sido muito pior se o BE não tivesse eleito os seus representantes e muito melhor se tivesse eleito mais.

    Antes do deputado, Luís Santos, eleito do BE para a Assembleia de Freguesia de Ermesinde, tinha usado da palavra para agradecer a presença de João Teixeira Lopes e José Castro, desculpar a modéstia das instalações concelhias, mas salientando também que são um importante salto em frente na vida do partido, não sendo mais necessário «reunir em casa de camaradas».

    Luís Santos lembrou depois o que tem sido o trabalho autárquico do Bloco de Esquerda (BE) no concelho de Valongo, através do seu eleito deputado municipal Fernando Monteiro (ou do substituto Carlos Basto), citando a alteração do regimento, o papel na criação da comissão de acompanhamento dos bairros sociais e outras intervenções.

    Fez depois a mesma espécie de resumo para o trabalho do Bloco na Assembleia de Freguesia de Ermesinde (que modestamente mal concretizou protagonizada por ele próprio), em que referiu igualmente a alteração do Regimento.

    Abordou depois a participação do BE em lutas como a da defesa dos transportes contra as alterações prevista pela STCP, que previam a redução de carreiras ao fim-de-semana e a alteração de percurso, ao fim-de-semana, o que, como se sabe, levou à paragem simbólica dos autocarros em Sonhos.

    Finalmente, o deputado da Assembleia de Freguesia do BE anunciou para o dia seguinte a realização de um Piquenique dos núcleos do Bloco de Esquerda abrangidos pela Bacia Hidrográfica do Rio Leça.

    PIQUENIQUE

    foto
    Esse piquenique teria lugar em Valinhas, no concelho de Santo Tirso, num parque situado junto ao rio Leça.

    Os militantes do BE passearam pelas margens do rio, ali realizaram um almoço-piquenique e, durante a tarde, escutaram uma palestra sobre a Bacia Hidrográfica do Leça, uma intervenção da deputada Alda Macedo e várias intervenções dos representantes do BE nos concelhos abrangidos pela bacia do Leça.

    Seguiu-se depois uma animação cultural.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].