Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-09-2007

    SECÇÃO: Tecnologias


    Caldas da Rainha acolheu o ENOS 2007

    Realizou-se recentemente, no passado dia 1 de Setembro, o ENOS 2007 – Encontro Nacional de openSUSE, que teve lugar no Parque D. Carlos I e na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha. O objectivo do ENOS era «dar a oportunidade aos utilizadores portugueses de openSUSE de se juntarem, assim como dar aos participantes uma visão introspectiva dos últimos desenvolvimentos do projecto openSUSE e estimulá-los para que participem na comunidade em si.

    Os tópicos da discussão foram inovação, estado do openSUSE, projectos relacionados, projectos open source.

    foto
    O início do Encontro teve lugar no Parque D. Carlos I (wireless disponível), por volta das 11h00 da manhã, tendo os participantes almoçado juntos, cercas das 13h00, num restaurante local.

    As palestras informais, na Biblioteca Nacional das Caldas da Rainha, foram abertas por Carlos Gonçalves, que introduziu o tema das “Novidades no openSUSE 10.3”.

    O orador traçou uma perspectiva dos últimos desenvolvimentos do projecto openSUSE, explicando os mais recentes aperfeiçoamentos, tais como o tempo de arranque do sistema operativo, o sistema de gerenciamento de pacotes, as traduções, a instalação automática, os novos e revistos módulos do YAST (o sistema de gerenciamento do openSUSE), etc..

    Seguiu-se Rui Nuno Capela, com o tema “BoF: The Linux Audio/MIDI Desktop”, que falou de várias aplicações audio/MIDI, como Qjackctl, Qtractor, QSynth e QSampler. Foram feitas algumas demonstrações que espantaram os presentes relativamente às potencialidades do Linux.

    Após um intervalo a meio da tarde, as palestras foram retomadas com o tema “Terminais LTSP com openSUSE, um caso prático”, apresentado por Bruno Santos, que abordou a introdução desta solução no Hospital Amato Lusitano em Castelo Branco, a partir de uma distribuição openSUSE, e abrangendo 60 computadores [terminais? - nota AVE].

    No Hospital Amato Lusitano foi também implementada esta prática: se alguém quer pôr a tocar ficheiros de audio, ou fazer jogos, pode ir para um terminal Linux... e pronto.

    A terminar as palestras da tarde, de novo Carlos Gonçalves apresentou o tema “As Necessidades da Comunidade openSUSE-pt (nota final)”.

    Neste ponto, foi sublinhada a necessidade de contribuições para o fórum e o wiki da comunidade, a promoção e distribuição do openSUSE em Portugal, maior feedback, ideias e incentivos para as pessoas tomarem parte no projecto openSUSE.

    No ENOS 2007 havia também uma oportunidade para a obtenção de um desconto de 50% sobre a certificação LPI.

    Foto ENOS 2007
    Foto ENOS 2007
    O LPI (Linux Professional Institute (http://www.lpi.org) é a entidade certificadora n.º 1 em Linux a nível mundial. A diferença entre estas certificações e outras está no facto de ser independente da distribuição GNU/Linux em causa. Por isso, qualquer pessoa com conhecimentos GNU/Linux poderá certificar-se. As certificações LPI podiam ser obtidas realizando um exame com a duração máxima de 90 minutos no local do encontro ENOS, através da empresa dri (http://www.dri.pt) (LPI Master Affiliate). O que a dri oferecia eram condições especiais – basicamente um desconto de 50% sobre a certificação em causa, ficando esta a um custo de 60 euros + IVA por pessoa.

    No final do ENOS 2007 , nenhum dos participantes ficou sem a t-shirt openSUSE, o boné, um DVD, um autocolante e um pin, amavelmente oferecidos pelo projecto openSUSE e pela Novell.

    O Encontro Nacional de openSUSE 2007 foi organizado por Carlos Gonçalves, da comunidade openSUSE-pt (http://www.opensusept.org), com o apoio de Caldas Rainha Network (http://www.caldasrainha.net).

    A comunidade openSUSE-pt prevê realizar no próximo ano o ENOS 2008, sendo bem-vindas todas as contribuições de voluntários que possam ajudar a viabilizá-lo e a encontrar um local para o acolher.

    Os contactos podem ser feitos para a mailing list [email protected], para o canal de irc #opensuse-pt no irc.opensuse.org. e para a web http://opensusept.org.

    Todo(a)s são convidado(a)s a participar.

    Por: AVE/PT.OPENSUSE.ORG

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].