Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-09-2007

    SECÇÃO: Destaque


    EXPOVAL 2007

    Conferência “Soluções de Mobilidade - as tecnologias de informação ao serviço das empresas”

    Única iniciativa da feira mais dirigida aos profissionais que ao grande público, a Conferência “Soluções de Mobilidade - As Tecnologias de Informação ao Serviço das Empresas”, que se realizou na tarde do dia 7 de Setembro, teve a dinamizá-la, como conferencista, Alexandre Pessoa, de divisão de Marketing da Optimus, que se encontrava acompanhado na mesa, por Eunice Neves, em representação da Câmara Municipal de Valongo, e também na sua qualidade de principal dinamizadora de muitas das conferências e workshops que têm vindo a ser organizadas pela edilidade, dirigidas aos empresários do concelho.

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    A conferência incluída na Expoval teve, concerteza os seus méritos, pecando, todavia, por ser demasiadamente demonstração de marketing e menos demonstração universal das potencialidades abertas pelas novas tecnologias no domínio da comunicação empresarial.

    Após Eunice Neves ter feito a apresentação do conferencista e referido o papel do Gabinete do Empresário em várias acções de promoção do empreendedorismo, Alexandre Pessoa iniciou a sua conferência, com auxílio de uma apresentação digital, apresentando as diversas propostas da Optimus para o mercado empresarial e apontando a rápida evolução das soluções e necessidades, desde as necessidades de comunicação pessoal e acesso à empresa (de que seriam exemplo as mensagens sms, o acesso à web, e o e-mail, até à integração móvel com os negócios - de que seriam exemplos CRM e ERP).

    Alexandre Pessoa traçou um quadro da substituição no meio empresarial, dos telemóveis simples (que já permitiriam um certo grau de “manualização de serviços”, para os PDAs, capazes de um muito maior número de serviços, sobretudo com a internet móvel (o “Kanguru”, no que respeita à Optimus, que o conferencista apontou como proposta pioneira em Portugal, ainda em crescimento acelerado e numa contínua melhoria de performances).

    Entre estes novos serviços apontou a TV móvel, o acesso à banca, às notícias, à informação de trânsito, às farmácias de serviço, à wikipedia (enciclopédia digital de criação aberta) e... o que considerou muito importante, à geo-referenciação. Sobre isto, Alexandre Pessoa destacou a parceria com a empresa portuguesa NDrive, produtora de software para GPSs.

    O conferencista antecipou que muito brevemente não haveria um telemóvel PDA que não viesse já munido de uma solução GPS.

    E falaria depois daquilo que pode proporcionar a geo-referenciação, que permitiria localizar qualquer pessoa, fosse o condutor de um camião de mercadorias, fosse a filha de um pai preocupado.

    O quadro da Optimus ajudou assim a perceber a emergência de um mundo orwelliano, onde o direito à privacidade de cada um(a) parece definitivamente à mercê dos escrúpulos. O Big Brother chegou à cidade.

    E referiu depois mais algumas soluções da empresa, como o Optimus Home (a caminho dos 200 mil clientes), o Escritório Optimus Negócios, como solução integrada de substituição de soluções de voz fixa, fax, internet.

    O conferencista apresentaria ainda outras soluções nesta perspectiva de extensão ou da substituição do “fixo”, como o “Plano Fixo Móvel”, ou o Uno.

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Um exemplo das potencialidades abertas pela geo-referenciação foi, segundo o quadro da Optimus, o serviço SMS2Know, que permitiu dar a conhecer a colocação de professores via sms.

    No final abriu-se um período de perguntas e respostas, em que o conferencista tentou aquilatar do bom uso que o público fazia dos seus equipamentos.

    No final foram sorteados cinco telemóveis entre os presentes, sendo curiosamente uma das contempladas a presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Valongo, Sofia de Freitas, o que provocou alguns risos na sala.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].