Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-09-2007

    SECÇÃO: Destaque


    EXPOVAL 2007

    Expoval 07: relançamento económico ainda em fase de arranque ténue

    Decorreu, de 6 a 9 de Setembro, na Escola Secundária de Ermesinde, a edição da Expoval 07 - Mostra das Actividades Económicas do Concelho de Valongo (indústria, comércio e serviços), complementada paralelamente com mostras de Gastronomia e Artesanato, embora comparativamente, de carácter modesto. Do certame constaram também - a abrilhantá-lo - actividades de animação diversas e concertos, dirigidos a todos os públicos.

    Na mostra de actividades econó-micas, destaque para a presença das empresas de Ermesinde - quase 50% dos expositores. Estes eram oriundos quer do concelho, quer dos seus arredores (Rio Tinto, Baguim e Águas Santas), quer de empresas com origens mais distantes, com a sede, por exemplo, em Vale de Cambra ou S. João da Madeira.

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    A Expoval foi inaugurada na noite de quinta-feira, dia 6 de Setembro, pelo presidente da Câmara Municipal de Valongo, que se encontrava acompanhado do presidente da Associação Empresarial de Valongo. Presente ainda esteve a presidente da Mesa da Assembleia Municipal.

    O presidente da edilidade e a sua comitiva percorreram os stands dos expositores, a quem deram as boas-vindas.

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Além das 70 empresas com stands na Expoval, o certame albergou também uma área de carácter mais social, ligada quer à animação dos pequenos visitantes, pela Capricho Nacional, quer de divulgação do trabalho de preservação da natureza do pelouro do Ambiente da edilidade valonguense, ou dos diversos serviços da Agência para a Vida Local.

    “A Voz de Ermesinde” não pode deixar de destacar como positivo o generoso espaço dedicado na feira às questões da igualdade por parte da Agência para a Vida Local (AVL), quer no que respeita à questão étnica - com o CLAI (Centro Local de Apoio ao Imigrante), quer no que respeita às questões da igualdade de género. Uma interessante exposição da autoria da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, punha em destaque a disparidade do número de Prémios Nobel atribuídos conforme os géneros, 33 mulheres laureadas contra 725 homens!

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Também inserida nesta linha de combate pela igualdade na diferença, apresentava-se uma outra exposição, esta do Espaço T, abordando várias temáticas - incluindo a igualdade de género, racial, de orientação sexual, de acessibilidade física...

    Ainda no espaço da AVL havia a decorrer a informação sobre iniciativas de apoio ao emprego, bem como um espaço gratuito de acesso à internet.

    Além do artesanato e gastronomia, já referidos à parte, a mostra espraiava-se por actividades tão diversas como agroindústria, imobiliário, contabilidade, gestão e seguros, educação, saúde, metalurgia, vestuário, segurança, comunicação, e mobiliário e decoração, incluindo o comércio de flores.

    Presentes estiveram ainda grandes empresas do retalho, como o El Corte Ingles, numa grande tenda à parte, com produtos da área do vestuário, o ginásio Attitude, também com uma tenda fora do pavilhão principal (embora uma parte da animação exterior tivesse estado a cargo de outro ginásio - o InAction), várias das empresas parceiras da edilidade, como a Lipor (serviços de recolha de lixo e sensibilização ecoambiental), a Veolia (abastecimento de água), a Vallis Habita (gestão e manutenção do parque de habitação social concelhia).

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    Destaque ainda, entre os expositores, para a presença dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, e para a empresa do ramo imobiliário Imogato, que apresentava, na opinião de “A Voz de Ermesinde”, o stand com o design mais espectacular, numa harmonia saturada do laranja forte típico da imagem desta empresa. Mas a generalidade dos expositores presentes viria antes a premiar o stand da Casa du J. Lau, igualmente vistoso e simulando uma casa.

    Alguns outros stands cuja presença registamos, em destaque: o da Felino, logo à entrada, apresentando uma imagem moderna desta bem antiga empresa de fundição.

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    No domínio da saúde, destaque, por exemplo, para a PeClinic, que propunha serviços ligados a áreas como podologia, ortopedia ou dermatologia, entre outros.

    Ainda na área da saúde, uma outra proposta interessante era a da Cliduca - empresa com serviços na área da pedagogia da fala e psicologia, com instalações em Gondomar e Valongo, dirigida sobretudo ao público infantil, mas não só.

    A Cucamacuca, no artesanato (brinquedo de madeira e objectos em lousa - uma das riquezas específicas do concelho), e a Mimos d’Aldeia na agricultura biológica, apresentavam também propostas interessantes, nos respectivos domínios. Esta última empresa - a única certificada nesta área no concelho de Valongo, em cuja cidade sede do município se instalou recentemente, propõe-se a produção e distribuição de produtos biológicos, visando um mercado de consumidores do concelho e outros municípios confinantes a norte, onde ainda não se instalaram empresas afins. Outra área que esta pequena empresa empresa pretende abordar é o da sensibilização ecoambiental.

    Também a Festas com Arte foi uma das animadoras da feira para os mais pequenos, tendo distribuído uma grande quantidade de balões e levado a cabo um grande número de divertidas pinturas faciais.

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    Uma última referência para a JMBQ, uma jovem empresa da área dos seguros, contabilidade e gestão, exemplo do que, hoje em dia, poderia ser uma proposta apresentada por jovens empresários, visando o acompanhamento das empresas nas áreas de contabilidade e fiscalidade, o apoio de gestão, e a análise de oportunidades de investimento.

    A empresa mostrou ainda disponibilidade para colaborar mais de perto com iniciativas de formação da AVL.

    Enfim, estes destaques não se pretendem exaustivos e são, certamente, produto de uma escolha decerto subjectiva, que é a nossa, e mais não pretende ser.

    O jornal “A Voz de Ermesinde” esteve, pela primeira vez, também representado com um stand na Expoval.

    Do conjunto da mostra, mais uma vez com muitos visitantes (a Câmara de Valongo esperava 50 mil, mas visivelmente foram menos, talvez contando com a concorrência da praia às tardes; mesmo assim as pessoas afluíram em número considerável) a primeira vista, não seriam assim muitas as propostas inovadoras, com sentido de necessidades específicas de potenciais consumidores, ocupando nichos de mercado que pudessem ser mais interessantes. Muito trabalho para o Gabinete do Empresário, a nível de formação!

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    Um pouco nesse sentido tentava ir, talvez, a Conferência de sexta-feira, de que falámos em separado, dedicada à questão das Tecnologias de Informação ao Serviço das Empresas. A questão é que não estamos a enfrentar uma questão de mera debilidade técnica, mas de outro tipo de debilidades mais profundas, menos tecnológicas e, porventura, mais culturais.

    Para a generalidade dos expositores a grande questão era se terá valido a pena a visibilidade pública proporcionada pela feira, em época de recursos parcos. Se se multiplicaram ou não os negócios ou as oportunidades futuras de negócio. A resposta não será evidentemente igual para todos, isto é nem todos teriam os mesmos objectivos a concretizar na feira, mas a existência desta pode constituir uma boa alavanca, com a correcção de algumas pequenas deficiências e com uma conjuntura que fosse mais favorável.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].