Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-07-2007

    SECÇÃO: Local


    Velhos são os trapos

    Foto FILIPA SILVA
    Foto FILIPA SILVA
    Sabemos que o que escrevemos como título não é mais que um ditado popular muito antigo, mas ficámos, no dia 22 de Junho, com a certeza que tem toda a razão de o ser.

    Referimo-nos com este texto ao que se passou na Associação de Promoção Social e Cultural de Ermesinde com os utentes desta instituição. Foram precisos alguns dias para que os mesmos, juntamente com as doutoras Rosa Pinto, Filipa Silva e encarregada D. Irene Videira preparassem a sua festa de S.João, desde o fazer e o enfeitar dos arcos passando pelo enchimento de balões até às risadas de boa disposição para que a sua marcha pudesse sair à rua.

    E agora vamos ao dia 22 de Junho, 11 horas da manhã. Os idosos perfilados com os seus arcos e balões, as suas t-shirts e bonés identificativos, lá saíram do Centro de Dia percorrendo as artérias da nossa cidade até ao túnel novo da estação. Ao passar pela zona comercial do mesmo foram distribuindo balões, sorrisos e boa disposição pelos miúdos e graúdos que apareciam. Subiram a zona principal da estação e foi bonito de se ver idosos que lá passam o tempo, assim como outras pessoas, a apreciar a marcha de quem apesar da idade e dos sacrifícios passados continua a ser gente válida e com gosto pela vida. Saíram à rua na praça da estação e lá continuaram a fazer maravilhas cantando músicas alusivas à quadra dos seus tempos de criança e juventude. Desceram o túnel velho continuando a distribuir balões simpatia e carinho por todos que por eles passavam, em direcção ao seu Centro de Dia.

    No seu local de convívio diário a azáfama era grande, pôr mesas e preparar o almoço porque a barriga já dava horas. Chegados ao Centro foi sentar. Então começou a ser servido o tradicional caldo verde com a rodela de chouriça. Após o caldo verde e com o copinho de vinho na mão, eis que surge a primeira surpresa com a música "Vamos Brindar", cantada pelo animador de serviço Cândido Guará, também um amigo da instituição. E sim, foi bonito de se ver todos os idosos a brindar e cantar com o artista. Após a primeira música foram servidas as tradicionais sardinhas assadas acompanhadas de batatas cozidas e pimentos assados. O animador de serviço voltou a animar a festa com as suas músicas e boa disposição. Algum tempo mais tarde e no intervalo da música foi feita a votação às quadras inéditas alusivas ao S. João escritas pelos idosos. Não estava em causa haver um vencedor, mas sim o convívio e a alegria de viver destes idosos. É de salientar a presença do Sr. Jorge Videira membro da Direcção, de Fernando Dinis e Pedro Dinis, construtores credenciados da nossa cidade, e ainda Sr. Carvalho, da Padaria Carvalho, e Sr. Pinto, da Drogaria de Alfena, amigos desta instituição.

    Está de parabéns a Associação de Promoção Social e Cultural de Ermesinde, a sua Direcção, suas funcionárias, bem como todas os voluntários que ajudaram para que esta festa fosse possível. Em pequena conversa com a D. Irene Videira, foi-nos solicitado o agradecimento às empresas que colaboraram e tornaram possível esta magnífica festa, assim como o apelo à PSP local para que, se possível, fizesse mais visitas nocturnas pelo Centro de Dia, pois durante o último mês foi vandalizada por duas vezes a estátua que existe na frente das nossas instalações.

    Por: JOSÉ SILVA/R.FREIRE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].