Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-07-2007

    SECÇÃO: Local


    O Porto Escutista recebeu a “Chama do Centenário”

    Foto ARQUIVO CNE
    Foto ARQUIVO CNE
    A “Chama do Centenário” é a actividade que marca o início de um novo século de escutismo no mundo e, Portugal, através das suas associações escutistas, muito em particular também com o empenho dos escuteiros da FNA de Ermesinde, foi com muito entusiasmo e alegria que assistiu à sua passagem.

    Esta “Chama” foi acesa no dia passado dia 22 de Fevereiro sobre o túmulo de Robert Baden-Powell (fundador do escutismo) no Quénia. Este acto simboliza a fundação deste movimento. Viaja através do Quénia, Etiópia, Sudão, Egipto, Grécia, Itália, França, Bélgica e Reino Unido, onde termina a sua etapa, amanhã, em 31 de Julho na Ilha de Brownsea, local onde se realizou o primeiro acampamento de escuteiros, há cem anos.

    Foi durante a sua passagem em Moisson (França) que uma delegação portuguesa, integrando elementos da FNA (Fraternidade de Nuno Álvares) e CNE (Corpo Nacional de Escutas), acendeu uma “tocha” que foi transportada para Portugal, passando no passado dia 27 de Julho pela cidade do Porto.

    A “Chama do Centenário” chegou a Portugal, em Braga, no dia 26 de Julho, tendo tido a 27 a sua recepção no Porto. As Associações FNA, CNE, AEP (Associação de Escuteiros de Portugal) Guias de Portugal e Fraternal estiveram empenhadas em que este momento fosse de grande festa e comunhão fraterna de todos os que os vivem e partilham o ideal escutista. O evento decorreu, no dia 27, com a recepção da “Chama”, pelas 18h30, no limite da Região do Porto, na Trofa, com a presença dos escuteiros locais.

    Por volta das 20h00 houve a concentração na Avenida dos Aliados de todos os escuteiros das Associações Escutistas da Região do Porto, a que se seguiu, meia--hora mais tarde, o acolhimento da “Chama” na PÇ. Gen. Humberto Delgado, onde foram acesos cem archotes (um por cada ano de vida do escutismo) e caminhada até ao Terreiro da Sé do Porto.

    Desde o início da concentração de escuteiros até ao acolhimento da “Chama” houve sempre animação escutista.

    Mais tarde, por volta das 21h30, celebrou-se uma vigília de oração, presidida pelo bispo do Porto D. Manuel Clemente.

    A partida da “Chama” em direcção a Lisboa, Leiria, Covilhã e Idanha-a-Nova, onde se irá realizar o XXI ACANAC (Acampamento Nacional) do CNE teve lugar por volta das 22h30.

    O acolhimento da Chama foi uma actividade única! neste ano do “Centenário”.

    Por: J. Jacinto Mota*

    *FNA Ermesinde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].