Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-07-2007

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    A despedida do ATL

    Fotos ATL/CSE
    Fotos ATL/CSE
    Este Verão foi um “Verão e pêras” para o ATL 4 do Centro Social de Ermesinde! Tivemos as provas finais da escola e estudamos muito… mas para além do estudo, tivemos muita diversão e visitas ao exterior!

    Tudo começou com o dia 1 de Junho…Comemorámos o Dia Mundial da Criança, com vários jogos desportivos e não só, um lanche muito bom e muita brincadeira…

    No dia 5 de Junho comemorámos o Dia Mundial do Ambiente. Os meninos da manhã foram ao teatro no Fórum de Ermesinde, assistir a uma peça sobre a reciclagem, enquanto que os meninos da tarde fizeram uma visita à LIPOR, ou mais propriamente à Horta da Formiga.

    A Emília Machado era a nossa guia e mandou-nos abraçar as árvores, cheirar o ar puro e tocar na natureza. Depois levou-nos a passear na horta, explicou-nos o que era a compostagem e a importância que pode ter na nossa vida e no ambiente. A compostagem é uma forma de transformar os alimentos e restos de comida, em material novo, adubos e terra! A Emília explicou-nos como se faz compostagem em casa, nas escolas e nos ATL, disse que o compostor é onde se faz a compostagem e que nós, se quiséssemos podíamos fazer um para ter no Centro Social. Para começarmos a fazer compostagem em casa, a Emília deu-nos um balde castanho para encher com restos e alimentos podres e depois levarmos à Lipor ou ao “comilão”. O “comilão” é o nome do compostor, que é um contentor castanho ou de madeira, onde as pessoas podem colocar os restos de frutas e legumes, cascas, borra de café e chás, cascas de ovos e outros alimentos, que depois são levados para a Lipor para reciclar. Depois fizemos uma visita à horta biológica da Lipor, onde vimos, tocámos e cheirámos todos os alimentos, legumes, plantas e ervas aromáticas. A Emília disse que ali, até as flores se podiam comer, porque tudo cresce com o composto da compostagem e é tudo natural, da natureza!

    Foi muito boa a visita, mas nós achamos que devíamos ter um compostor no Centro Social de Ermesinde e que devia haver mais “comilões-compostores” nas ruas! Assim nós tínhamos mais vontade de ajudar o ambiente e transformar a terra.

    Como nos portámos muito bem e interessámo-nos pelo ambiente, a Emília ensinou-nos o hino da horta da Formiga e convidou-nos para irmos lá outra vez, conversar, brincar e reciclar com um grupo de idosos no dia 18 de Junho, e nós aceitámos o convite!

    O tema, desta vez, eram os Santos Populares. Além da Emília estava lá um grupo de idosos do Centro Social de Rio Tinto, com dois animadores e o Juliano, que também é eco-conselheiro da LIPOR. Vimos também o Sr. Manuel, que é o responsável pela horta e que conhecemos na última visita.

    Os idosos fizeram roupas em material reciclável para as marchas populares, a Emília inventou uma música de marchas populares para a Horta da Formiga e toda a gente aprendeu a cantar e a dançar. Havia balões de S. João feitos com garrafas de plástico, manjericos, roupa e fitas de papel, muita música e uns arcos que foi o Juliano e a Emília que fizeram. Primeiro vimos como os idosos marchavam e dançavam e aprendemos com eles. Depois misturamo-nos, crianças e idosos, e dançámos ao som das marchas que a Emília cantava. Até a D. Amélia dançou…e muito bem! No final ofereceram-nos um gelado e rebuçados, os idosos cantaram uma música para nós e nós cantámos-lhes o hino da horta, que tínhamos aprendido com a Emília.

    Foi uma visita muito divertida e alegre! Agradecemos à Lipor e à Emília o convite, a amizade e a simpatia com que nos recebeu…e esperamos pelo próximo convite!!!

    Mas não foi só… este Verão, já fomos ao Museu Militar, ao Continente do Maiashopping, tivemos o arraial dos Santos Populares, fomos ver a nossa educadora Eugénia e o seu bebé Rui Pedro, visitámos o Oceanário, em Lisboa, tivemos os Torneios de Verão e agora estamos a fazer praia!

    Está toda a gente a divertir-se, até as nossas voluntárias, que prepararam um “Chuva de Estrelas”. Sabem a melhor?… Ganhámos o concurso com uma música das Doce («Amanhã de manhã…vamos a acordar!...») com uma letra muito especial dedicada ao Centro Social e ao ATL, criada por nós!!! Isto de ser finalista tem muito que se lhe diga…para que possam aprendê-la, aqui vai a letra…

    foto

    “Acaba a escola

    Começam as férias

    Do Centro Social.

    Muitos amigos

    Praia e diversão

    É um Verão bestial!

    Vou gozar e brincar a valer.

    No meu ATL é brincar e aprender…

    É o melhor…dos melhores…!

    Vamos a acordar,

    E ficar aqui

    No parque a brincar

    No Centro divertir!

    No ATL 4

    É sempre a abrir…

    O Bruno a asneirar

    E a Mila a dormir!

    A Ana Catarina

    E a Sara traquina

    O Tó glutão

    E o João trapalhão!

    A nossa sala

    É uma alegria

    Um mundo de magia.

    Aqui enchemos

    A nossa vida

    De amor e fantasia!

    A Patrícia tolera as asneiras

    E a Mafalda, pensa em brincadeiras

    Com a Joana a ajudar!!!!

    Vamos a acordar,

    E ficar aqui

    No parque a brincar

    No Centro divertir!

    No ATL 4

    É sempre a abrir…

    A gente a chegar

    A Rosário a sorrir!

    Saudades da Gena

    E do Rui Pedro…

    Ficou a Vânia

    A guardar o segredo!

    Vamos a acordar,

    E ficar aqui

    No parque a brincar

    No Centro divertir!

    Quando for embora

    Eu vou sentir

    Muita emoção

    Ao ter de partir!

    Mas ser finalista

    É mesmo assim

    Tudo o que começa

    Um dia tem um fim!!! “

    Por: ATL/CSE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].