Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-07-2007

    SECÇÃO: Especial


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    CSE festejou os Santos Populares com arraial no largo da antiga feira

    Fotos SÉRGIO GARCIA
    Fotos SÉRGIO GARCIA
    O Centro Social de Ermesinde (CSE) não deixou passar em branco as festividades alusivas aos Santos Populares, tendo levado a cabo no passado dia 30 de Junho um arraial no largo da antiga feira da freguesia.

    Uma festa onde não faltou a boa disposição, a diversão e, claro está, os bons petiscos, “ingredientes” obrigatórios neste tipo de ocasiões.

    foto
    Para além da comemoração dos Santos Populares, o CSE aproveitou ainda este evento para mostrar à população algum do trabalho que vem sendo realizado pelas suas diversas valências, nomeadamente os jardins de Infância, os ATL’s, o Centro de Formação, o Centro de Animação das Saibreiras, o Lar de S. Lourenço e “A Voz de Ermesinde”. Todas elas tiveram direito ao seu cantinho neste colorido e animado arraial, aproveitando, como já dissemos, para exibir não só os seus trabalhos como também para comercializar alguns deles, com realce, neste último aspecto, para os utentes mais novos da instituição, que apresentaram aos visitantes – que foram passando pelo local durante o dia – um vasto e interessante conjunto de trabalhos manuais por si realizados ao longo do último ano lectivo.

    Em jeito de nota de rodapé, e puxando um pouco a “brasa à nossa sardinha”, é de sublinhar também que o cantinho de “A Voz de Ermesinde” foi um dos mais procurados pelos visitantes, não só com o intuito de dar uma espreitadela às notícias da terra, como também para poder contemplar a bonita e chamativa decoração da nossa banquinha levada a cabo pela nossa directora.

    foto
    À vista de todos estiveram também as típicas cascatas de S. João, que se apresentaram aos nossos olhos de tal maneira originais que por momentos pensámos estar em plena zona das Fontainhas, local onde, como se sabe, as festividades sanjoaninas atingem o seu expoente máximo.

    Bom, deixando agora um pouco de lado as delícias visuais para passarmos às do paladar, não podíamos deixar de frisar que o visitante teve um sem- -número de petiscos típicos da época à sua mercê. Se o leitor não teve a oportunidade de dar uma saltada ao arraial do CSE lamentamos desde já que tenha perdido um delicioso menu composto – entre outras pérolas gastronómicas – pelas sempre tradicionais e “obrigatórias” nestas ocasiões sardinhas assadas, fêveras, entrecosto e chouriço assados, bifanas, moelas, e o não menos tradicional caldo verde. Petiscos regados, claro está, por uma boa pinga.

    foto
    E depois de um belo repasto nada melhor que uma longa e deveras divertida tarde de variedades, onde destacamos a recriação típica da Cascata de S. João, uma sessão de marchas populares (ambas as iniciativas protagonizadas pelos utentes dos CSE – quer os dos ATL’s e jardins de infância, quer os do Lar de S. Lourenço –, que confeccionaram os seus próprios trajes) , e as actuações da Tuna Académica da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti e do Rancho Folclórico Nuno Álvares Pereira, de Leça do Balio. De realçar que a tarde de variedades foi, aliás, a parte mais significativa e emocionante de todo o dia, ver novos e menos novos utentes do CSE felizes e orgulhosos a brincar aos Santos Populares.

    De sublinhar igualmente que a festa, que terminou já quando o sol havia dado o seu lugar à lua, contou uma vez mais com a imprescindível colaboração e empenho dos funcionários, trajados a rigor, com particular destaque para os três Santos Populares (S. João, S. António e S. Pedro), que “comandaram as tropas” no que concerne à folia –, voluntários da instituição e dos escuteiros, que não se pouparam a esforços para que este dia fosse inesquecível. E assim o foi.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].