Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-07-2007

    SECÇÃO: Especial


    XIV FEIRA DO LIVRO DO CONCELHO DE VALONGO

    “A Voz de Ermesinde” no meio dos livros

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Foi inaugurada na passada sexta--feira, dia 6 de Julho, a décima-quarta edição da Feira do Livro do Concelho de Valongo, este ano alargada à zona nascente do Parque Urbano de Ermesinde, para poder albergar cerca de 40 stands de expositores - embora alguns destes, como as Publicações Europa-América, ocupassem mais do que um. A Feira termina no próximo domingo, dia 15 de Julho.

    Presentes na cerimónia da inauguração estiveram o presidente da Câmara de Valongo - organizadora do evento -, Fernando Melo, e a presidente da Assembleia Municipal, Sofia de Freitas. Estes encontravam-se acompanhados de vários escritores que, com eles, percorreram os vários pavilhões da feira.

    Pela primeira vez este ano, “A Voz de Ermesinde” participa na Feira com um pavilhão, em colaboração com as prestigiadas editoras Antígona e & etc.

    foto
    A cerimónia de inauguração da Feira do Livro contou, este ano, com uma novidade, a presença, junto dos líderes dos órgãos autárquicos do município, dos escritores Rosa Lobato Faria, Sandra Guimarães, Renata Gil, Ibne Vitterbo Meireles e Leopoldino Serrão.

    Mais uma vez, a animar a feira, serão realizadas várias actividades quer ligadas à promoção do livro, quer espectáculos a ter lugar ao ar livre, no anfiteatro do Parque Urbano.

    Refira-se que, além da Junta de Freguesia de Ermesinde, que tem a seu cargo a organização do espectáculo comemorativo do Dia da Cidade de Ermesinde – que deverá contar com actuações da Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE), Helsar Dancers e Clássicos de la Salsa, também a associação cultural Ágorarte participa, este ano, activamente, no programa da Feira do Livro, sendo a responsável por uma grande parte da dinamização cultural prevista.

    Além dos momentos propostos pela Ágorarte (em caixa à parte), realizaram-se já os espectáculos da Tuna do Distrito Universitário do Porto, no dia da inauguração, do grupo de dança contemporânea Quero T no sábado,e um momento de leitura com Helena Magalhães e apontamento ao piano por Beto Mendonça, a que se seguiu um concerto com Sandra Botelho – no domingo, dia 8.

    Ontem, dia 9, houve a Feira da Pequenada, com Pintá Música, que voltará a animar a Feira no dia 11, e uma comemoração do centenário de Miguel Torga, que contou com um apontamento pela Confraria da Palavra Dita e as presenças de Agostinho Santa, Conceição Fraga, Mário Mendes e Braga Amaral.

    foto
    No sábado, dia 14, finalmente, haverá lugar a um sarau com fados de Coimbra.

    Encontram-se representados na Feira do Livro além da Câmara Municipal de Valongo, da Ágorarte, de “A Voz de Ermesinde”, e das Publicações Europa-América, já referidas, a Livros de Vida Editores/Cetop Edições, a Lyon Editores/Editorial Inquérito, a Culturarte, a Licultura, a Mercado dos Livros, a Saudiforma, a Editora 7 Dias 6 Noites, a Crerital, a Joguete Publicações, a Porto Editora//Âmbar/Impala/Gailivro/Ducal Papelaria, a Marina Editores, a Dom Quixote/Caminho/ /Campo das Letras/ Planeta/ /Colares, Quasi, Inovação à Leitura/Gradiva (também no stand da Livros do Brasil), Novagaia/Livros Horizonte//Quidnovi/Gótica/Difel/Relógio d’Água/Palavra/Estampa/Livraria Índex, Alfarrabista João Soares, Livraria Paulinas, Girassol/Asa/Everest/Verbo/Livraria Weboffice, Folha de Rosto, Civilização Editora/Livraria A Capa, Filhos da Terra/Prof.a Maria Adélia Pires Gamboa, A Palavra Perduda (Galiza), Jogos Didácticos/Livraria Lamegarte, Livros do Brasil//Presença/Pergaminho/Afrontamento/Guevel/Figueirinhas/Texto.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].