Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2007

    SECÇÃO: Local


    Educação ambiental e cultura artística de mãos dadas na Vila Beatriz

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    “Educar pela arte é partilhar com as crianças universos sensoriais e promover as suas múltiplas linguagens expressivas...”, uma frase que serviu de mote para que os jardins de infância da Bela, Sampaio e Gandra (do Agrupamento Vertical D. António Ferreira Gomes, Bela e Sampaio) levassem a cabo uma peculiar e deveras interessante exposição onde a cultura artística e a educação ambiental aparecem de mãos dadas.

    foto
    Inspirados em Amadeo de Souza Cardoso, após uma visita ao museu deste ilustre pintor, 125 crianças dos atrás citados jardins de infância, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, deram largas às suas férteis imaginações e criaram um conjunto de trabalhos de uma beleza ímpar, desde casas (de todas as formas e cores), castelos, bonecos, quadros e imagine-se um autocarro escolar confeccionado a partir de latas, peça esta que nos deixou de olhos arregalados tamanha a sua originalidade e beleza. Para criar arte os jovens artistas utilizaram um sem número de materiais recicláveis, tais como cartão, papel, jornal ou plástico. De realçar que nesta junção da arte com a educação ambiental os pequenos artistas não estiveram sozinhos, uma vez que a família (pais, irmãos, tios, avós, entre outros) também foi chamada a dar uma mãozinha. Aliás, um dos objectivos deste projecto passou precisamente por criar uma interacção entre a escola e a família, algo que foi plenamente alcançado, conforme pudemos apurar em conversa com as cinco educadoras (Céu Pereira, Adelina Maia, Ana Paula Serafim, Cristiana Ouro e Glória Queiroga) responsáveis pelo projecto. «Os familiares estão de parabéns, envolveram-se de tal maneira no projecto que as expectativas que tínhamos no início excederam-se para além do que alguma vez poderíamos imaginar. Foi um projecto que motivou tanto os filhos como os pais. Foi fantástico, estamos todas muito emocionadas e orgulhosas», sublinharam as educadoras.

    Para além de criar a tal envolvência entre família e escola este projecto pretendeu ainda sensibilizar as crianças para as questões de preservação do ambiente. Digamos que juntou-se a vertente ambiental à vertente artística, onde os ensinamentos sobre a preservação ambiental foram transformados em arte.

    foto
    Na nossa visita à exposição estivemos à conversa com um dos pequenos artistas que contribuiu, e muito, para o sucesso deste projecto, o Hélder, de 6 anos, aluno do Jardim de Infância da Bela, que de uma forma detalhada nos mostrou não só os seus trabalhos como os de outros colegas. Que materiais foram utilizados, o que significavam os objectos, foram algumas das explicações dadas de uma forma simpática pelo Hélder. No final desta visita guiada não restaram dúvidas, estivemos perante um futuro artista das artes plásticas!

    Por último, dizer que esta exposição se encontra patente na Vila Beatriz desde o passado dia 13 até ao próximo dia 19.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].