Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2007

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    Os quatro elementos

    O projecto de trabalho dos “4 Elementos” foi, este ano, desenvolvido com crianças do Jardim de Infância (Sala 4A) do Centro Social de Ermesinde, abrangendo um grupo de 25.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Como nos contou a educadora Gabriela Peneda, muito deste trabalho também só foi possível com a colaboração dos pais das crianças, e todo o trabalho foi dirigido e organizado pela educadora e uma auxiliar, mas contou com a ajuda preciosa de uma finalista da Escola Paula Frassinetti, com quem o Centro Social de Ermesinde tem um protocolo.

    Os meninos, contou ainda a educadora, desconheciam até, muitos deles, a existência do rio ali tão perto.

    foto
    Gabriela Peneda referiu também algumas das estratégias pedagógicas, como, por exemplo, a de humanizar os acidentes geográficos (como se faz com os animais). Por exemplo, para os sensibilizar para as questões ambientais, fazer-lhes sentir que «o rio não é feliz».

    A educadora contou como os meninos apreenderam muito bem o ciclo da água (rio-nuvens-chuva).

    foto
    Contou-nos também como, precisamente a estagiária da Paula Frassinetti ajudou a simular um vulcão, como foi útil que os pais de um menino tivessem estado já no Etna e como este tipo de colaboração com os estagiários desta escola de Educação é também precioso ao nível da transmissão de novas pedagogias que se vão desenvolvendo.

    A educadora falou-nos ainda da feliz visita ao Pavilhão da Água e dos jogos de aprender fazendo, muitos deles precursores da aprendizagem da leitura.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].