Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2007

    SECÇÃO: Destaque


    PROJECTO CORRENTE RIO LEÇA

    Primeira fase da limpeza do Leça já detectou vários focos poluidores

    A Câmara Municipal de Valongo, em nome do projecto Corrente Rio Leça, convocou para o passado dia 15 de Junho, uma Conferência de Imprensa que decorreu junto à ponte da Travagem em Ermesinde, para dar conta do andamento dos trabalhos e das iniciativas a eles associadas.

    Em nome do consórcio estabelecido entre as várias entidades que subscreveram o projecto da Câmara de Valongo, usou da palavra o vereador com o pelouro do Ambiente, José Luís Pinto. Em dia de chuva, que acabou por não atrapalhar muito a Conferência de Imprensa ao ar livre, com cadeiras e tudo, estiveram também presentes algumas das entidades da Corrente Rio Leça, por exemplo – a lista não pretende ser exaustiva – Nuno Matos Silva, das Águas de Valongo, Cristina Santos, da Lipor, Ana Barros, da Quercus, Arnaldo Soares, da Junta de Freguesia de Alfena. Foi distribuído um dossier aos jornalistas.

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Tendo-se agora concluído a limpeza das margens do primeiro troço definido no projecto, o denominado E9 (nono dos nove troços em que o trajecto do Leça pelo concelho foi dividido, contados de montante para juzante, e E, de Ermesinde), era agora altura de fazer o balanço desta primeira fase da intervenção.

    José Luís Pinto revelou então que, ao longo deste primeiro troço, tinham sido «recolhidos 190 toneladas de terra e verdes, 5 toneladas de resíduos indiferenciados, 20 pneus e 300 quilos de sucata».

    As acções de limpeza, ainda e sempre só neste primeiro troço da intervenção (precisamente aquele mais a juzante), permitiram ainda detectar 14 locais de descargas para o rio, cuja acção poluidora será futuramente analisada (sabendo-se já, no entanto, que 6 delas serão poluidoras de certeza e 8 provavelmente não).

    Nas acções de limpeza ao longo deste troço E9, que foi subdividido em cinco subtroços, e que decorreram nos dias 28 de Abril, 5, 12, 19 e 26 de Maio para cada um deles, e ainda 2 de Junho para o último destes – participaram, segundo a informação divulgada à Imprensa, 100 voluntários, 50 visitas (jovens com idades inferiores a 15 anos), 96 participantes (sensivelmente metade funcionários do SHU e outra metade das empresas patrocinadoras Norlabor e EcoAmbiente), num total de 267 pessoas envolvidas.

    José Luís Pinto explicou também porque é que, na óptica da Câmara, apesar de se encontrar mais a juzante, foi este o troço escolhido para se iniciar a limpeza do Leça.

    O vereador referiu então o projecto imobiliário nos terrenos da antiga Resineira, elogiando a qualidade deste projecto e revelando que a Câmara será, no futuro, a entidade que o deverá gerir.

    E referiu também, relativamente aos casos detectados de descarga no rio, o que se irá seguir – contacto com os proprietários ou inquilinos dos terrenos em que se verificam as situações anómalas, para que estes procedam, voluntariamente, à sua regularização.

    Só no caso de não regularização voluntária é que a Câmara passará a um processo de contraordenações.

    ACÇÕES

    PREVISTAS

    Foto CORRENTE RIO LEÇA
    Foto CORRENTE RIO LEÇA
    Ao mesmo tempo, e agora relativamente a todo o concelho, as Águas de Valongo vão começar a distribuir um folheto colorido intitulado “Sabia que pode estar a poluir o Rio Leça?” e cujo texto de entrada começa assim: «Estima-se que grande parte da poluição do rio Leça em Valongo advenha de problemas de ligações incorrectas das habitações à rede pública de saneamento. Seja um cidadão participativo. Colabore, respondendo ao seguinte inquérito». E seguidamente apresenta-se um Inquérito de auto-diagnóstico pelo qual os munícipes poderão detectar se a sua casa está ou não devidamente ligada à rede pública de saneamento.

    O preenchimento deste inquérito, que deve ser remetido para as Águas de Valongo (AV) num período de 10 dias após o seu recebimento, habilitará os munícipes a um sorteio, a realizar no dia 9 de Janeiro de 2008, de um fim-de-semana (para duas pessoas), de a) uma viagem a Paris, b) uma estadia no Hotel do Caramulo, e c) uma estadia nas Pousadas de Portugal. Os premiados terão obrigatoriamente que ter a sua habitação correctamente ligada à rede pública de saneamento até à data de 31 de Dezembro de 2007.

    Irão também decorrer acções de sensibilização visando os cerca de 22 500 fogos da bacia do Leça, através da visita porta a porta. Para isso irá ser destacada uma equipa de sete pessoas.

    Irão também decorrer várias iniciativas de sensibilização, como por exemplo “Reavivar o Leça”, da Escola Secundária/3 de Alfena, dirigida ao público escolar, e coordenada pelos professores Jorge Ribeiro e Laura Vieira, cujo objectivo é a promoção e coordenação de atitudes de cooperação na recuperação do ecossistema do rio Leça. Para dinamizar o projecto irão criar-se núcleo CooL.

    No geral, todo o projecto Corrente Rio Leça deverá decorrer assentando, como explicou José Luís Pinto, «num método industrializado de intervenção, em que cada uma das entidades envolvidas sabe o que tem a fazer».

    Mais especificamente, foram criados vários grupos de trabalho, incluindo as várias entidades presentes no consórcio Corrente Rio Leça (ver “A Voz de Ermesinde n. 773, de 28 de Fevereiro). São eles:

    1º Grupo – Ligações Saneamento, composto por Costa Pereira (AV), Miguel Vidal (CMV), Arnaldo Soares (JFA), Artur Pais (JFE) e António Soares (Deco);

    2º Grupo –Limpeza das Margens Rio Leça + Resíduos – composto por Miguel Vidal (CMV), Nuno Formigo (FCUP), Ricardo Marques (Quercus), Octávio Pereira (AV), Arnaldo Soares (JFA), Artur Pais (JFE), um representante da Amileça, e um da CCDRN, provalvelmente Sérgio Fortuna;

    3º Grupo – Voluntariado – Juntas de Freguesia, CMV//CMIA, AV, Lipor (Semente e Ecoclube), Quercus e Amileça;

    Foto CORRENTE RIO LEÇA
    Foto CORRENTE RIO LEÇA
    4º Grupo – Monitorização Qualidade Água – Paulo Monteiro (FEUP), Elizabete Moura (AV), Fernando Neves (CMV), Nuno Formigo (FCUP) e a CCDRN;

    5º Grupo – Sensibilização//Educação Ambiental – Fernando Neves (CMC/CMIA), Ricardo Marques (Quercus), Elizabete Moura/Idalina Nogueira (AV), Filipe Carneiro (Lipor), Pedro Teiga/Nuno Formigo (FEUP/FCUP), Jorge Ribeiro (Esc. Sec./3 Alfena) e outras escolas.

    Existe também um Plano de Comunicação para o projecto, que prevê a edição de uma brochura, uma newsletter semestral, a criação de um site na internet, suportes publicitários ocasionais, mailings, acções de telemarketing, cartazes, mupis e outdoors nas juntas, escolas, cafés, e ainda a realização de tertúlias, exposições e seminários.

    A limpeza prossegue agora em Alfena (troço A2).

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].