Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2007

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL – FASE FINAL DO CAMPEONATO NACIONAL DE JÚNIORES FEMININOS

    CPN é (novamente) campeão nacional de júniores femininos

    Fotos CPN
    Fotos CPN
    Pela terceira vez na sua história o CPN sagrou-se campeão nacional de júniores femininos. Um feito alcançado nos passados 1, 2 e 3 de Junho, dias em que decorreu, no Pavilhão Henrique Miranda, em Queluz, a Fase Final do Campeonato Nacional da referida categoria. Um título algo inesperado, refira-se desde já, uma vez que, segundo o responsável máximo do basket propagandista, Agostinho Pinto, a equipa do CPN partiu para esta fase final (a 11ª alcançada pelo clube neste escalão) com o sentimento de dever cumprido, ou seja, com os objectivos traçados no início da temporada alcançados, sendo um dos quais precisamente a presença nesta fase da competição. Não esquecendo também que o grosso das atletas da equipa ainda tem pelo menos mais um ano a cumprir no escalão de júniores, a excepção é Rita Silva, que para o ano será sénior, e que existiam equipas com jogadoras a cumprir o último ano de júnior e com experiência adquirida na Liga Feminina, casos do CAB Madeira, o grande favorito à conquista do ceptro nacional. Factores estes que, à partida para esta fase final, faziam crer que a conquista do título nacional por parte do CPN não passava de uma miragem. Mas como no desporto não existem vencedores antecipados, e sobretudo porque o CPN entrou para esta fase muito concentrado e com um espírito de união bastante elevado, a realidade acabou por ser outra. Esta foi, aliás, uma fase final muito emotiva, de incertezas até ao fim, protagonizada por quatro equipas (CAB, Santarém, Algueirão e CPN) portadoras de muita qualidade, tendo apenas sido decidida no último dia e por cesto average (diferença entre pontos marcados e sofridos).

    No primeiro dia o CPN entrou em campo para defrontar o Santarém, uma partida deveras emocionante que terminou com a vitória das ermesindenses por apenas um ponto de diferença (65-64). No outro jogo da 1ª jornada surgiu a grande surpresa da competição com a derrota, por 60-62, do favorito CAB Madeira diante do Algueirão.

    No dia seguinte os espectadores que se deslocaram ao Pavilhão Henrique Miranda puderam presenciar mais duas emocionantes partidas. Na primeira o CAB Madeira derrotou o CPN por 72-64, enquanto que no encontro seguinte o Algueirão voltou a surpreender ao vencer o Santarém por 65-61.

    No derradeiro dia as emoções estavam ao rubro, já que mais que uma equipa poderia sagrar-se campeãs nacional.

    Não foi de estranhar, pois, que o confronto entre estes dois conjuntos tivesse casa cheia. Com uma grande determinação aliada a um basket de alto nível, o CPN conseguiu o que para muitos seria à partida uma missão impossível, vencer o Algueirão, por claros e justos 85-63, e sagrar-se campeão nacional.

    O TERCEIRO

    TÍTULO

    DOS ÚLTIMOS

    QUATRO ANOS

    foto
    O terceiro ceptro nacional dos últimos quatro anos! Um palmarés notável, sem margem para dúvida, de um clube que trabalha a área da formação no basquetebol feminino como poucos em Portugal.

    No final da partida a euforia tomou conta das hostes propagandistas, com pais e demais acompanhantes a invadirem o campo para abraçar as novas campeãs nacionais.

    Na outra partida deste último dia o CAB venceu o Santarém por 73-50.

    No rescaldo desta saborosa conquista A Voz de Ermesinde ouviu o principal responsável pelo sucesso do basquetebol propagandista nos últimos anos, Agostinho Pinto, o homem que conduziu (tecnicamente) as júniores do emblema de Ermesinde nesta fase final, e que classificou este título como inesperado e saboroso, no término de uma época muito complicada. «O facto de não ter, na maior parte da época, as atletas deste grupo a trabalhar sempre comigo (em virtude de serem constantemente chamadas aos trabalhos da equipa sénior) e de termos perdido o campeonato distrital tornaram este ano muito difícil.

    Com o final da temporada a aproximar-se e já com o plantel todo reunido, os níveis qualitativos da equipa foram subindo, mas mesmo assim ninguém esperava que pudéssemos vencer o campeonato nacional. Foi, como já disse, um triunfo inesperado», frisou Agostinho Pinto.

    No meio de toda esta alegria, o responsável máximo do basquetebol do CPN apenas tem uma mágoa, «o facto de as entidades oficiais da cidade e do concelho (Junta de Freguesia de Ermesinde e Câmara Municipal de Valongo) não terem dado o devido reconhecimento a este êxito. Parece que ser-se campeão nacional e não o ser é a mesma coisa!», expressou com alguma desilusão Agostinho Pinto.

    Por último deixamos os nomes dos principais autores de mais este sucesso do basquetebol do CPN: Agostinho Pinto (treinador), Alexandre Santana (seccionista), Inês Cardoso, Diana Gonçalves, Vanessa Soares, Ana Vale, Luísa Morais, Maria João, Rita Silva, Daniela Oliveira, Verónica Sousa, Ana Pereira, Joana Capelo e Bruna Almeida (jogadoras).

    A todos eles os nossos sinceros parabéns por mais um feito que enche de orgulho toda a Cidade de Ermesinde.

    Por: MB/CPN

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].