Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-05-2007

    SECÇÃO: Local


    foto
    NO PRÓXIMO DIA 14 DE JUNHO PELAS 21H30

    Palestra sobre os desafios da educação na Escola EB 2,3 de S. Lourenço

    A Escola EB 2,3 de S. Lourenço vai levar a cabo no próximo dia 15 de Junho a organização de uma palestra intitulada “Os Desafios da Educção”. Será conferencista o académico João Paiva. A razão de ser desta palestra, organizada pelo Conselho Executivo da Escola, surge, nas palavras do palestrante, das seguintes inquietações como professor e educador:

    «A verificação preocupante do crescente desânimo ou desencanto dos professores em relação à actividade docente; por outro lado, mais importante do que esse laivo de pessimismo, o sentimento profundo de que a educação é a charneira do desenvolvimento e o aperitivo da felicidade e de que, na edificação de uma sociedade melhor, o professor tem uma vital e nobilíssima missão.

    Não faltam discussões sobre educação… Muitas delas, convenhamos, são «chover no molhado», repletas de palavreados concêntricos e algo estéreis. Neste sentido, alinho parcialmente com as críticas feitas por alguns cépticos relativamente a certa teorização das ciências da educação.

    Mas estou longe de desprezar a reflexão e a investigação em educação […]

    Discute-se muito a centralidade do aluno na prática educativa. Também muita reflexão se faz sobre a complexidade da educação e as suas múltiplas interacções sociais que levam a «escola muito além da escola». Não há dúvida, porém, de que são cruciais a aula e o professor, este com o seu estilo, conhecimento, entrega, protagonismo e, sobretudo, com o seu carisma. Quero com isto dizer que, embora consciente da dita centralidade do aluno no processo educativo, bem como da fundamental importância de todo o contexto que o envolve, assumem ainda e sempre primordial importância a função (tradicional, se se quiser) do professor e o palco principal em que ele actua, que se chama sala de aula.

    O nosso ensino está massificado, como resultado de uma democratização educativa que nos deve orgulhar, mas que teve e tem o seu custo. A todo o instante temos ainda de «amortecer» o impacto negativo da massificação e requalificar o processo educativo. Entretanto, enquanto fazemos caminho, isto é, sempre, existem nas nossas escolas, hoje mais do que ontem, alunos desmotivados e problemáticos. A sala de aula é o espelho da nação. Já não existem apenas elites que têm backgrounds particulares, mas uma massa ampla e diversa».

    Segundo anuncia o Conselho Executivo da EB 2,3 de S. Lourenço, «para além destas abordagens pertinentes da educação nos dias de hoje, o Prof. Dr. João Paiva fará, ainda, algumas reflexões relacionadas com o papel da escola e dos educadores e as suas expectativas. Projecta, em muitos casos, também, a sua experiência como Pai e equaciona algumas ideias feitas sobre a educação familiar.

    Escolhemos, assim, para esta palestra três grandes questões que são, no fundo, as linhas charneiras da sua recente publicação “O Fascínio de Ser Professor”: Que caminhos?; Que motivações?; Que sentidos de fascínio para o professor do século XXI?».

    APRESENTAÇÃO

    DO CONFERENCISTA

    João Paiva, doutorado em Química pela Universidade de Aveiro, foi professor de Ciências Físico-Químicas no Ensino Secundário durante cerca de 10 anos, tendo exercido durante a maior parte do tempo funções de orientação de estágio. Actualmente é Professor Auxiliar do Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e professor do Mestrado em Educação Multimédia, da mesma Faculdade, coordenador do grupo de Ensino e História das Ciências do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra e orienta teses de mestrado e de doutoramento na área das aplicações digitais no ensino, particularmente no ensino da Química.

    Proferiu múltiplas palestras no domínio dos computadores aplicados ao ensino em escolas, universidades e outras instituições. Fez mais de 80 comunicações em Congressos, sendo 46 no estrangeiro.

    Formador de professores em acções de formação sobre novas tecnologias e ensino, publicou, sozinho ou em co-autoria vários artigos em revistas de Física, Química, Ensino e outros assuntos. É co-autor de manuais escolares.

    É autor de programas de computador para o ensino, principalmente no domínio da Química. Coordena páginas de Internet no domínio do ensino das ciências.

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].