Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2007

    SECÇÃO: Cultura


    Banda ermesindense John is Gone venceu Concurso de Bandas de Valongo

    Foto RUI LAIGINHA
    Foto RUI LAIGINHA
    Foi conhecido na noite do passado dia 25 de Abril o nome dos grandes vencedores do Concurso de Bandas do Concelho de Valongo - Festival da Primavera. Chamam-se John is Gone, são de Ermesinde, e arrebataram com muita classe o 1º lugar deste evento, organizado conjuntamente pelo Sector da Juventude da Câmara Municipal de Valongo (CMV) e pela VP-Eventus, que durante sete noites trouxe grande animação – e sobretudo boa música – ao Contratempo Bar, espaço localizado no Fórum Vallis Longus.

    Foi uma vitória muito suada, já que na grande final os John is Gone tiveram de enfrentar a dura concorrência dos Reticências, dos Rebel Monks e dos Drop D, três bandas que curiosamente são oriundas da cidade de Valongo.

    Na 2ª posição ficou precisamente esta última banda, enquanto que, a encerrar o pódio, por assim dizer, ficaram os Reticências.

    Não será demais relembrar que as três bandas irão ter como prémios as actuações no programa da RTP “Portugal no Coração” (nos dias 14, 15 e 16 de Maio) e no Festival da Primavera (dias 18, 19 e 20 de Maio), que irá decorrer no Largo do Centenário, em Valongo, e cujo cartaz completo apresentamos na caixa em anexo. De sublinhar ainda, em relação a este último festival, que a organização decidiu incluir no programa a actuação de três grupos que estiveram igualmente presentes no Concurso de Bandas do Concelho de Valongo – Festival da Primavera, nomeadamente os Sun of Beach Blues Band (Valongo), os Rebel Monks (Valongo) e os Revtend (Alfena). Foi, digamos, que um prémio de consolação pelos seus brilhantes desempenhos.

    Para além destes prémios, os John is Gone, na qualidade de vencedores do concurso, foram brindados pela Produtora Música no Coração com bilhetes para os quatro dias do Festival Super Bock Super Rock, que decorrerá no Parque das Nações, em Lisboa, entre os dias 28 de Junho e 5 de Julho. Praticamente confirmada está também a actuação da banda em três FNAC’s da zona do Grande Porto.

    Em jeito de apresentação – e para quem ainda não os conhece – os John is Gone nasceram em 2005 na nossa cidade, adoptando desde logo o estilo pop/rock/alternativo, cantado em inglês.

    A sua formação é composta por Rui Brito (voz), Miguel Teixeira (guitarra-baixo), Vítor Mota (teclados), João Airosa (bateria) e Tiago Brito (guitarra). Recentemente, a banda lançou um EP no bar Maus Hábitos, no Porto. Pelo o que vimos têm tudo para triunfar no sempre difícil mundo da música, pois possuem uma sonoridade própria e bastante boa – do nosso ponto de vista –, aliando a este factor uma excelente presença em palco.

    Em suma, fazem boa música, o essencial para alcançar o sucesso no meio musical. É, sem sombra de dúvidas, um nome a fixar na música nacional num futuro muito próximo.

    Em jeito de comentário final, e segundo palavras de Felicidade Pereira, técnica do Sector da Juventude da CMV, este concurso foi coroado de êxito a todos os níveis. «Foi um concurso onde estiveram bandas de muita qualidade. Aliás, nunca pensei que o concelho de Valongo tivesse bandas com tanta qualidade como as que participaram no evento».

    Destacou também o ambiente de amizade que prevaleceu sempre entre todas elas, mesmo sabendo que estavam ali para concorrer uns contra os outros, e ainda o facto de o Contratempo Bar ter registado em todas as noites uma enorme afluência de público (cerca de 2 500 pessoas passaram pelo local ao longo das sete noites em que decorreu o concurso).

    Factores que comprovam, sem dúvida, o êxito desta iniciativa.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].