Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2007

    SECÇÃO: Local


    Fim-de-Semana da Saúde JSD

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Decorreu no fim-de-semana de 27, 28 e 29 de Abril, em Alfena, uma iniciativa organizada pela Juventude Social Democrata de Valongo virada para a área da Saúde e que fez deslocar um razoável número de pessoas ao Centro Cultural de Alfena.

    A iniciativa constou sobretudo da realização de uma série de rastreios de vária ordem – enfermagem, podologia, audiometria, várias terapias de saúde e bem-estar, workshops – de chikung e suporte básico de vida e, finalmente, de conferências sobre higiene oral e infecções sexualmente transmissíveis.

    A iniciativa contou com o apoio da Câmara de Valongo e Junta de Freguesia de Alfena, várias farmácias de Alfena, a Escola Superior de Saúde Vale do Sousa e o Hospital da Trofa, entre outros apoios, como a Acústica Médica e o Instituto Português de Naturologia.

    O jovem social-democrata Rui Silva, coordenador do grupo de trabalho concelhio para a área da Saúde, foi o principal organizador do evento, contando ainda com o apoio muito próximo de Paula Gomes, também da JSD do concelho de Valongo.

    foto
    De resto, muitos jovens voluntários acorreram à solicitação dos organizadores, sendo que a maior parte deles nem sequer tinha ligação, pelo menos formal, ao partido, como é o caso de Joana Torres ou de Emília Ribeiro, que estiveram ligadas à organização do evento.

    Outros voluntários participaram nas acções, caso de Ana Fonseca e Ana Isabel Oliveira, enfermeiras, que realizaram rastreios de enfermagem, fazendo por exemplo, medições do colesterol ou do índice de massa corporal. Os rastreios foram um êxito, tendo permitido despistar casos de colesterol elevado, por exemplo. Também nos rastreios de podologia foram detectados casos a necessitar de uma intervenção mais profunda.

    Realizaram-se também com muito sucesso várias sessões de shiatsu – uma terapia de relaxamento.

    O balanço afigurava-se positivo, mesmo antes de terminado o fim-de-semana, sendo provável que a JSD concelhia venha a repor o evento no próximo ano.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].